Top Mangas escritos por Mulheres – Parte II

por Cátia Coelho
Capa Top Mangas, Magi: The Labyrinth of Magic

Vou prosseguir agora para a II e última parte deste Top Mangas escritos por Mulheres.

Para quem não leu a I parte deste top, informo que o mesmo foi realizado com o objetivo de divulgar o nome de obras escritas (desenhadas ou não) por mangakas mulheres, para além dos géneros “habituais” como Josei ou Shoujo. Foram consideradas obras de estilos mais divergentes, de modo a abalar os estigmas envolvidos à volta dos trabalhos realizados por autores do sexo feminino.

Aqui deixo-vos a II parte deste top e espero que gostem destas indicações!

 

10. Hikaru no Go por Yumi Hotta

 

Manga vs Anime Hikaru no Go

O manga e o anime de Hikaru no Go

 

Sinopse

Hikaru no Go centra-se à volta de um jogo conhecido como o xadrez japonês. Apesar de ter a sua origem na China, há mais de cinco mil anos, Go (lê-se Gô) foi adotado e melhorado pelos japoneses, os quais instituíram pela primeira vez um sistema com jogadores profissionais e uma escola voltada unicamente para este “desporto” (Nihon Ki-in) onde os melhores jogadores de Go se concentram com vista a tornarem-se profissionais. É possível jogar este jogo online e offline, conhecer as regras e a existência de torneios nacionais na Associação Portuguesa de Go.

Apesar de Go poder ser jogado por crianças acima de cinco anos, a sua complexidade leva a que os mais jovens não se interessem pelo mesmo sendo apenas jogado pelos mais velhos. E é neste contexto que a história se inicia.

Hikaru Shindu é um aluno não muito vocacionado para os estudos e, por causa disso, viu a sua mesada a ser retirada pelas más notas que tirava. A falta de dinheiro levou-o a casa do seu avô onde procurava algo que pudesse vender. E encontrou: um tabuleiro de Go.

Ao limpar o tabuleiro, que parecia ser já bastante velho, deparou-se com umas manchas de sangue que não conseguia retirar. Questionou Akari (sua amiga e colega de turma que o acompanhou) sobre aquilo mas, misteriosamente, apenas Hikaru as conseguia ver. Tal como a voz que só ele conseguia ouvir.

De repente, um espírito aprisionado no tabuleiro surge e infiltra-se na mente de Hikaru!

Contudo, este espírito não subjuga totalmente a consciência de Hikaru, sendo possível os dois manterem uma conversa através dos pensamentos. E ficamos assim a conhecer este novo personagem: Fujiwara no Sai, era um dos (dois) instrutores de Go que ensinavam o Imperador a jogar. Certo dia, o outro instrutor comentou com o soberano que este apenas necessitava de um professor e que deviam resolver este dilema com uma disputa de Go. O Imperador concordou. Todavia, o seu adversário fez batota e colocou as culpas em Sai para desviar as atenções. Com isto, Sai foi vencido e ficou com o título de “batoteiro”, perdendo assim toda a sua honra. Dois dias depois Sai suicida-se. Porém, a sua alma não ascendeu ao paraíso. Sai desejava poder jogar mais Go e alcançar a jogada divina conhecida como A mão de Deus, ficando assim preso num Goban (tabuleiro de Go).

Hikaru aceita ajudar Sai a jogar Go “através de si”. Infelizmente, o protagonista não possui conhecimento nem dos movimentos básicos do jogo. Assim, Hikaru inscreve-se numa escola de Go e passa a ter aulas uma vez por semana para aprender a jogar.

Porém, uns problemas nesta escola levam a que este vá jogar a um clube de Go (com a fama de terem excelentes jogadores) apenas para averiguar quão forte Sai é.

Numa competição com o talento do clube, Akira Touya, filho do condecorado mestre em Go, Hikaru consegue vencer deixando todos estupefactos e Akira arrasado por ter sido derrotado por um iniciante!

A pedido de Sai, Hikaru acaba por se inscrever num torneiro infantil de Go. Até onde Hikaru conseguirá chegar?

 

Manga

História: Yumi Hotta
Volumes: 23
Capítulos: 197
Data de publicação: 8 de Dezembro de 1998 – 14 de Julho de 2003
Revista de publicação: Shounen Jump (Semanal)
Géneros: Comédia, Drama, Jogo, Shounen, Supernatural, Psicológico
Pontuação: 8.24

 

Anime

Estúdio: Studio Pierrot
Episódios: 75
Data de emissão: 10 de Outubro de 2001 – 26 de Março de 2003
Géneros: Comédia, Jogo, Shounen, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.22

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”UwBTjSMCUYo”]

 

 9. Katekyo Hitman Reborn! por Akira Amano

 

Manga vs Anime Katekyo Hitman Reborn!

O manga e o anime de Katekyo Hitman Reborn!

 

Sinopse

Para quem não acredita que bebés são criaturas perigosas, leiam/vejam Katekyo Hitman Reborn! para que a vossa teoria seja refutada!

Tsunayoshi Sawada, Tsuna para os amigos, é conhecido como aquele que não consegue ser bom em nada: seja nos estudos, no desporto, nos amigos ou no amor. Mesmo assim, Tsuna possui uma paixão secreta por Kyoko Sasagawa, a rapariga mais popular da sua escola (e que infelizmente namora com o Mochida-Senpai).

Como Tsuna não mostrava qualquer sinal de melhora, a sua mãe decidiu contratar um professor particular (após encontrar um panfleto na sua caixa de correio) que iria “treinar” o seu filho para ser o próximo líder da nova geração! Como recusar tamanha proposta?

Apesar de toda a revolta Tsuna já nada podia fazer. O seu professor particular havia chegado e assustado toda a gente com as suas características: uma “cabeçorra” enorme, um sapo em cima da cabeça, enormes olhos pretos e… ah, era um bebé!

Mas não se deixem enganar pelo facto de se tratar de uma criança. O novo professor de Tsuna possui uma profissão bastante invulgar: é um hitman (assassino) e o seu principal objetivo com Tsuna é transforma-lo no próximo chefe da máfia italiana da família Vongola!

Este assassino passou a seguir o protagonista para todo o lado, com vista a conseguir mudar os seus comportamentos. E foi num “encontro” com o amor secreto de Tsuna que a primeira lição de Reborn (o nome deste hitman peculiar) começou; Dito isto, Reborn pega numa arma e aponta-a à cabeça do protagonista exclamando “Morra!” e atira bem no meio da testa deste!

Enquanto morria Tsuna pensava e arrependia-se pelo que tinha deixado por fazer: declarar-se a KyokoEra este o seu último desejo.

De repente, um novo Tsuna (em roupa interior…) emerge do corpo morto que estava caído no chão (com uma chama no local onde havia sido atingido) e começa a correr desalmadamente com apenas um destino em mente: ir ter com Kyoko e confessar todos os seus sentimentos!

Não é preciso pensar muito para saber que isto correu mal, não fosse Tsuna estar a declarar-se em roupa interior em frente à rapariga dos seus sonhos.

Quando acabou o efeito, Reborn explicou o que se passou: Tsuna encontrava-se em Shinu Ki Mode (Modo Último Desejo) que durava apenas cinco minutos devido à Shinu Ki Dan (A Bala do Último Desejo) com que o hitman o havia atingido. Quem é atingido por aquela bala, se possuir um último desejo, renasce após morrer para o concretizar. Caso não o possua, o seu destino será apenas a morte.

No modo Shinu Ki Mode, o utilizador arrisca a sua vida em troca de uma força incrível para poder cumprir o seu último desejo. E irá ser através deste método que Reborn irá moldar Tsuna a tornar-se no próximo chefe da Máfia (apesar deste não o querer a todo o custo)!

 

Manga

História e Arte: Akira Amano
Volumes: 42
Capítulos: 411
Data de publicação: 24 de Maio de 2004 – 12 de Novembro de 2012
Revista de publicação: Shounen Jump (Semanal)
Géneros: Ação, Comédia, Escolar, Shounen, Super Poderes
Pontuação: 8.30

 

Anime

Estúdios: Artland, Marvelous Entertainment
Episódios: 203
Data de emissão: 7 de Outubro de 2006 – 25 de Setembro de 2010
Géneros: Ação, Comédia, Shounen, Super Poderes
Classificação: M/12
Pontuação: 8.44

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”Dm30B2rbRgU”]

 

8. D. Gray Man por Katsura Hoshino

 

Manga vs Anime D. Gray Man Allen Walker

O manga e o anime de D. Gray Man

 

Sinopse

Mais um manga que junta poderes e religião! Venham conhecer este “baixinho” com um poder incrível.

A história gira em torno de Allen Walker, um exorcista de dezasseis anos cuja missão principal se trata de eliminar os Akuma (Demónios). Os Akuma são máquinas compostas por uma ou mais almas humanas (nas quais exista desespero e angústia), um esqueleto de metal e matéria negra. O esqueleto de metal e a matéria negra são providenciados pelo Conde do Milénio que pretende eliminar toda a humanidade, usando os Akuma como auxiliares.

Allen Walker faz parte de uma organização que pretende combater o Conde do Milénio: a Ordem Negra, que “cria” exorcistas qualificados que possam derrotar os demónios e impedir, assim, a conquista do vilão supremo. Sim, porque em D. Gray Man um aspeto positivo é a existência de um “último vilão”, um vilão supremo que é necessário ser derrotado e não a sucedânea de vilões cada vez mais fortes sem um “objetivo final”.

O protagonista é considerado um dos poderosos exorcistas da Ordem Negra devido ao seu Olho Amaldiçoado com o qual consegue perceber quais os humanos que são realmente Akuma (ou melhor Akuma com formas humanas).

Mas para além disso, Allen possui o Innocence (Inocência) um poder e arma usados pela Ordem Negra conhecidas como Armas Anti-Akuma e utilizadas pelos exorcistas para derrotar e purificar os demónios. Este poder, também conhecido como o Cristal de Deus, pode ser fundido com certas pessoas criando assim uma arma poderosa, a única existente na Terra que consegue purificar estes demónios e salvar as almas humanas que estão ligadas a estas máquinas de morte. Innocence é na verdade o verdadeiro oposto da Matéria Negra utilizada pelo Conde do Milénio e por isso o único poder que consegue derrotar este vilão. Contudo, o poder deste último também consegue destruir o Cristal de Deus!

Porém, estes poderes não são limitados e conseguem criar vários tipos de Innocence (por um lado) e também vários tipos de Akuma (pelo outro).

O tipo de arma de Allen é o mais raro que existe: o parasita; Este é criado através de uma parte do corpo do exorcista, nesta caso do braço esquerdo de Allen que, por fazer parte de si, possui poderes de cura quando em contacto com o vírus dos Akuma.

Os vários tipos de Akuma existem conforme a sua evolução, que ocorre consoante a quantidade de humanos mortos por si, podendo ir do nível um ao quatro, sendo este último o mais forte.

Será possível a demanda de Allen e da Ordem Negra na salvação da humanidade?

 

Manga

História e Arte: Katsura Hoshino
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em publicação
Data de publicação: 31 de Maio de 2004 (ainda em publicação)
Revista de publicação: Jump SQ
Géneros: Ação, Aventura, Comédia, Demónios, Shounen, Super Poderes
Pontuação: 8.35

 

Anime

Estúdios: Aniplex, TMS Entertainment, Half H.P Studio
Episódios: 103
Data de emissão: 3 de Outubro de 2006 – 30 de Setembro de 2008
Géneros: Ação, Aventura, Comédia, Shounen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.22

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”25XhqAFkyBU”]

 

7. Chihayafuru por Yuki Suetsugu

 

Manga vs Anime Chihayafuru

O manga e o anime de Chihayafuru

 

Sinopse

Chihayafuru é um excelente Josei misturado com um desporto tradicional do Japão, o Karuta.

Karuta consiste num jogo de cartas que possuem escritos os Cem Poemas, cada um elaborado por um poeta diferente, e cujo objetivo é o de definir qual a carta correta que está a ser lida e toca-la primeiro que o adversário. É necessário um bom preparo físico, audição apurada, excelente memorização e bastante rapidez apesar de ser apenas um jogo de cartas.

Chihaya Ayase é uma menina que possui um enorme orgulho na sua irmã mais velha que aspira ser uma modelo reconhecida. Esta vivia nas sombras da sua irmã por não ter uma paixão para a sua vida.

Até que ao conversar com um colega da sua turma, Arata Wataya, foi confrontada com a realidade: Chihaya não deve perseguir o sonho de outras pessoas, isso é deixar de viver. Deve possuir um objetivo próprio, tal como Arata possui: o de tornar-se mestre em Karuta e o melhor jogador do Japão!

Estas palavras mexeram com Chihaya. Um sonho… Ela também queria ter um sonho. O amor de Arata pelo Karuta eram excitantes e empolgadores. Ter um sonho é ter uma paixão a perseguir e esforçar-se por ela!

Num torneio escolar de Karuta , ao vencer Taichi Mashima, Chihaya percebe uma coisa: jogar Karuta é divertido! A protagonista possui uma intuição para Karuta e, melhor de tudo, uma fantástica audição (muito importante neste jogo).

E um sonho nasceu – ser a número um no Japão e no mundo! Arata iria ser o mestre em Karuta e Chihaya a rainha.

Estes três personagens começam a treinar Karuta juntos e a participar em torneios como uma equipa. Fortes laços foram criados entre eles e a promessa de “Vamos jogar Karuta sempre” foi feita. Porém os três amigos tiveram de separar-se.

O tempo passa e Chihaya cresceu transformando-se numa linda mulher mas sem alteração na sua inocência interior. Ela continuava sozinha sem nenhum amigo para jogar Karuta até que volta a encontrar Tachi e os dois abrem um clube de Karuta na sua escola.

Chihaya agora vai lutar para conseguir ser a melhor jogadora de Karuta, voltar a encontrar-se com Arata e, se possível, ultrapassa-lo! 

 

Manga

História e Arte: Yuki Suetsugu
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em Publicação
Data de publicação: 28 de Dezembro de 2007 (ainda em publicação)
Revista de publicação: Be Love
Géneros: Drama, Jogo, Desporto, Josei
Pontuação: 8.54

 

Animes

Chihayafuru

Estúdio: Madhouse
Episódios: 25
Data de emissão: 5 de Outubro de 2011 – 28 de Março de 2012
Géneros: Drama, Jogo, Desporto, Josei
Classificação: M/12
Pontuação: 8.39

 

Chihayafuru 2

Estúdio: Madhouse
Episódios: 25
Data de emissão: 12 de Janeiro de 2013 – 29 de Junho de 2013
Géneros: Drama, Jogo, Desporto, Josei
Classificação: M/12
Pontuação: 8.60

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”rxebYxY9NXE”]

 

6. Kuroshitsuji (Black Butler) por Yana Toboso

 

Manga vs Anime Kuroshitsuji Black Butler

O manga e o anime de Kuroshitsuji

 

Sinopse

Alguém aí procura um mordomo para o qual possam vender a alma?

O enredo passa-se em Londres, na Era Vitoriana, na mansão da nobre família Phantomhive e gira em torno de duas personagens: Sebastian Michaelis, o mordomo, e Ciel Phantomhive, o chefe de família com apenas doze anos.

Sebastian é tudo o que se espera de um mordomo de uma família nobre inglesa – completo, educado, conciso, inteligente e que cuida também da segurança do seu Lorde, ou seja, perfeito. Ciel é um menino mas que se comporta como um adulto. Trata dos negócios da Companhia Phantom (um Império de brinquedos, comida e doces) e de outros assuntos mais complicados (como ser o “Cão da Rainha”). Possui uma aura bastante obscura à sua volta e só pensa em vingança. E apesar de ser tão novo, Ciel já possui uma noiva, Elizabeth Midford.

Tudo isto teve começo aquando da morte dos pais de Ciel num incêndio quando este tinha 10 anos. Desesperado, Ciel faz um contrato com um demónio, Sebastian, e troca a sua alma pela tão desejosa vingança (para além de todo e qualquer pedido que almeje)!

A história consegue ser apimentada pelos factos históricos que a compõem, tais como o aparecimento de Jack, O Estripador, a colonização da Índia pela Inglaterra e a chegada do ópio à China, durante as trocas comerciais, que originou a Guerra do Ópio ou Guerra Anglo-Chinesa.

Para além de entretenimento, Kuroshitsuji também é cultura! E calma, não tem yaoi (felizmente ou não :P).

 

Manga

História e Arte: Yana Toboso
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em publicação
Data de publicação: 16 de Setembro de 2006 (ainda em publicação)
Revista de publicação: GFantasy
Géneros: Ação, Comédia, Demónios, Mistério, Fantasia, Histórico, Shounen, Supernatural
Pontuação: 8.60

 

Animes

Kuroshitshuji

Estúdios: Aniplex, A-1 Pictures, Square Enix
Episódios: 24
Data de emissão: 3 de Outubro de 2008 – 27 de Março de 2009
Géneros: Ação, Comédia, Demónios, Fantasia, Histórico, Shounen, Supernatural
Classificação: M/18
Pontuação: 8.17

 

Kurushitsuji II

Estúdios: Aniplex, A-1 Pictures, Square Enix
Episódios: 12
Data de emissão: 2 de Julho de 2010 – 17 de Setembro de 2010
Géneros: Ação, Comédia, Demónios, Fantasia, Histórico, Shounen, Supernatural
Classificação: M/18
Pontuação: 7.70

 

Kuroshitsuji: Book of Circus

Estúdios: Aniplex, A-1 Pictures, Square Enix
Episódios: 10
Data de emissão: 11 de Julho de 2014 – 12 de Setembro de 2014
Géneros: Comédia, Demónios, Fantasia, Histórico, Shounen, Supernatural
Classificação: M/18
Pontuação: 8.41

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”OW-ZdPyj7x0″]

 

5. Magi: The Labyrinth of Magic por Shinobu Ohtaka

 

Manga vs Anime Magi: The Labyrinth of Magic

O manga e anime de Magi: The Labyrinth of Magic

 

Sinopse

Um manga que se baseia nas fantásticas histórias da coleção Mil e Uma Noites (com origem em contos populares do Médio Oriente e do Sul da Ásia), contando assim com a presença de personagens como Aladdin, Ali Babá, Morgiana ou Sinbad.

Tudo gira em volta de Aladim uma criança misteriosa (um viajante como ele se diz ser) que parece não saber nada de si, de onde veio ou do que se passa à sua volta. Tudo é uma novidade (referindo-se às melancias como doces frutas vermelhas)!

Aladdin anda sempre acompanhado pelo seu único amigo, Ugo, um génio (esqueçam a lâmpada) numa flauta e que, curiosamente, possui apenas enormes braços musculosos (pelo menos no início). A pedido de Ugo, os dois viajam à procura de outros instrumentos mágicos, como a flauta na qual Ugo se encontra alojado. O problema é que estes instrumentos ficam situados em masmorras “especiais”: edifícios misteriosos que são capazes de proporcionar muita riqueza e poder, porém povoados com diversas armadilhas.

É nesta procura pelos tesouros que encontramos a tão conhecida personagem da coletânea Mil e Uma Noites: Ali Babá. Este também deseja conquistar um destes edifícios para ficar rico, pagar as suas dívidas e não ter de trabalhar nunca mais. Ali Babá irá tornar-se no segundo amigo de Aladdin e, em conjunto com Morgiana, tentará ajuda-lo a alcançar os seus objetivos.

O melhor deste manga é fazer uso de personagens que já nos são queridas da nossa infância mas, ao mesmo tempo, não se fixar completamente nessas histórias, adaptando de uma maneira diferente da convencional (em vez de uma lâmpada, o génio habita uma flauta e o tapete voador de Aladim é na verdade um turbante).

Outro aspeto positivo são as questões políticas que a mangaká aborda: a existência de escravos e a sua relação com os seus superiores, a opressão dos povos e com isso a constante divergência entre povos ricos e pobres e ainda a ditadura praticada pelos reis.

O caminho será longo e cansativo e muitos mistérios à volta de Aladim serão descobertos.

Entrem num mundo de magia e aventuras e deixem-se embrenhar pelas fantásticas histórias de fantasia!

 

Manga

História e Arte: Shinobu Ohtaka
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em publicação
Data de publicação: 3 de Junho de 2009 (ainda em publicação)
Revista de publicação: Shounen Sunday
Géneros: Aventura, Fantasia, Shounen
Pontuação: 8.63

 

Animes

Magi: The Labyrinth of Magic

Estúdios: Aniplex, A-1 Pictures
Episódios: 25
Data de emissão: 7 de Outubro de 2012 – 31 de Março de 2013
Géneros: Ação, Aventura, Fantasia, Shounen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.24

 

Magi: The Kingdom of Magic

Estúdios: Aniplex, A-1 Pictures
Episódios: 25
Data de emissão: 6 de Outubro de 2013 – 30 de Março de 2014
Géneros: Ação, Aventura, Fantasia, Shounen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.59

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”HwoqET593Hk”]

 

4. Pandora Hearts por Jun Mochizuki

 

Mangs vs Anime Pandora Hearts Oz Vessalius

O manga e o anime de Pandora Hearts

 

Sinopse

Entrem num mundo de fantasia povoado por personagens de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll!

A história começa com Oz Vessalius um menino da alta classe média da Era Vitoriana com uma vida rica e feliz (sem contar com a fraca presença do seu pai).

Até que chega o dia em que Oz completa quinze anos e é obrigado a passar por uma cerimónia de transição de adolescente para adulto. E é nesta cerimónia que tudo muda! Aquando do seu juramento em frente à torre do relógio silencioso, Oz é levado para uma outra dimensão pelos Deuses da Morte que estão ansiosos por o julgarem. Pelo quê? Porquê? Não se sabe.

Do nada, uma rapariga com o nome B-Rabbit (ou Alice) vem em auxílio de Oz exclamando que o mesmo lhe pertence, que é a sua chave…

Tudo fica claro daí adiante face aos Deuses da Morte: o objetivo destes seres era de levarem Oz para o Abismo (uma dimensão paralela à dimensão da humanidade) lugar reservado para aqueles que cometeram monstruosos pecados. Que teria feito Oz para merecer tal destino?

O mistério irá começar quando Oz tentar descobrir os segredos que rondam a Alice, o Abismo e uma estranha organização conhecida como Pandora.

Como não é possível fazer uma sinopse mais detalhada sem uso de spoilers, o melhor é lerem a obra e descobrirem os mistérios aqui escondidos!

 

Manga

História e Arte: Jun Mochizuki
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em publicação
Data de publicação: 18 de Maio de 2006 (ainda em publicação)
Revista de publicação: GFantasy
Géneros: Aventura, Fantasia, Shounen, Supernatural
Pontuação: 8.68

 

Anime

Estúdios: Xebec, Square Enix
Episódios: 25
Data de emissão: 3 de Abril de 2009 – 25 de Setembro de 2009
Géneros: Aventura, Mistério, Fantasia, Shounen, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.02

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”MSxt3P_tR_c”]

 

3. Natsume Yuujinchou (Natsume’s Book of Friends) por Yuki Midorikawa

 

Manga vs Anime Natsume Yuujinchou

O manga e o anime de Natsume Yuujinchou

 

Sinopse

Quem é que não gostava de poder ver espíritos como o personagem principal deste manga?

Desde há muito tempo atrás, desde que se lembra, Takashi Natsume foi amaldiçoado pela habilidade de ver espíritos; um poder transmitido pela sua avó Reiko Natsume que também possui essa habilidade.

Um dia ao fugir dum espírito, que gostavam de o perseguir e de confundi-lo com Reiko, destrói um selo perto de um templo e liberta um yokai (espírito) em forma de gato. Este informa Takashi da existência de um Livro dos Amigos que a sua avó fazia uso para se divertir. Mas a diversão era somente para um lado desta situação, pois o livro consistia no conjunto de nomes dos espíritos que Reiko derrotava. Ao assinar este livro, os espíritos ficavam sob o seu controlo.

Estando a avó do protagonista morta, o espírito em forma de gato pretende obter o livro de volta para si (tal como todos aqueles que perseguem Takashi). Segundo as suas palavras, aquele que tiver o seu nome pronunciado pelo titular daquele livro não poderá negar as suas ordens, ou seja, é possível o controlo de vários espíritos!

Takashi pretende seguir um caminho diferente da sua ascendente e devolver os nomes aos seus proprietários mesmo correndo o risco de morte. Para tal faz um contrato com Madara (o espírito em forma de gato) no qual este último tem de o proteger e de o ajudar na sua missão. Assim que Takashi morrer, Madara poderá apossar-se do livro.

O mais “engraçado” nesta história é o conhecimento que Takashi conseguirá obter a cada nome devolvido, pois terá visões de como aquele espírito foi capturado, descobrindo, dessa forma, detalhes sobre a vida de sua avó. E este é o grande mistério do manga: como é que Reiko morreu? Onde se encontra agora? Quem foi o seu marido?

Como cada capítulo é praticamente uma história de cada yokai, o enredo torna-se bastante apelativo e refrescante para os leitores!

 

Manga

História e Arte: Yuki Midorikawa
Volumes: Ainda em publicação
Capítulos: Ainda em publicação
Data de publicação: 10 de Junho de 2013 (ainda em publicação)
Revista de publicação: LaLa DX
Géneros: Drama, Shoujo, Supernatural
Pontuação: 8.76

 

Animes

Natsume Yuujinchou

Estúdios: Aniplex, Brains Base
Episódios: 13
Data de emissão: 8 de Julho de 2008 – 30 de Setembro de 2008
Géneros: Drama, Fantasia, Shoujo, Slice of Life, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.45

 

Zoku Natsume Yuujinchou

Estúdios: Aniplex, Brains Base
Episódios: 13
Data de emissão: 6 de Janeiro de 2009 – 31 de Março de 2009
Géneros: Drama, Fantasia, Shoujo, Slice of Life, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.67

 

Natsume Yuujinchou San

Estúdios: Aniplex, Brains Base
Episódios: 13
Data de emissão: 5 de Julho de 2011 – 27 de Setembro de 2011
Géneros: Drama, Fantasia, Shoujo, Slice of Life, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.69

 

Natsume Yuujinchou Shi

Estúdios: Aniplex, Brains Base
Episódios: 13
Data de emissão: 3 de Janeiro de 2012 – 27 de Março de 2012
Géneros: Drama, Fantasia, Shoujo, Slice of Life, Supernatural
Classificação: M/12
Pontuação: 8.77

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”PC4X3RPAaX8″]

 

2. Mushishi por Yuki Urushibara

 

Mushishi Manga vs Anime Ginko

O manga e o anime de Mushishi

 

Sinopse

Mushishi é o manga perfeito para todos aqueles que gostem de viajar para outros mundos, com um toque de sobrenatural e fantasia.

O mundo que nos é apresentado encontra-se situado numa era imaginária entre os períodos Edo e Meiji, ou melhor explicando, um tempo com a presença da tecnologia do século XIX (19) mas enquanto o Japão ainda se tratava de um país fechado ao mundo.

O manga ilustra-nos um universo populado por Mushi, cujo termo literalmente significa: inseto, bicho ou percevejo. Não se sabe o significado real da escolha desta terminologia para os espíritos presentes na história (pois não provêm de nenhum contexto cultural ou mitológico), mas tudo indica que o mesmo venha do gosto da autora por insetos aquando criança.

O termo Mushishi refere-se assim às pessoas que estudam os Mushi (ou tenham algum controlo sobre estes). Caraterizando os Mushi como “insetos”, os Mushishi podem ser considerados entomologistas, os que estudam os insetos e as suas relações com os homens, as plantas, os animais e o meio ambiente.

Nas palavras da mangaka, os Mushi não são criaturas do mundo que conhecemos, sendo completamente divergentes da fauna e da flora com que os seres humanos estão acostumados. Possuem formas ambíguas e, portanto, podem habitar dentro do corpo do homem, na poeira, no rio, em qualquer lugar. São tidos como a essência da vida, a forma mais básica e pura de existência. Situam-se entre a vida e a morte e são como alguma coisa humana e matéria ao mesmo tempo, possuindo poderes sobrenaturais.

Visto que detêm este tipo de poderes, poucas são as pessoas que os conseguem ver e menos ainda as capazes de os compreender. É aqui que entra Ginko, um Mushishi que consegue entender estas formas de vida tão especiais e que transforma o seu “dom” na possibilidade de ajudar as pessoas que, pelo mundo fora, apresentem algum tipo de conflito relacionado com estes seres (que podem variar desde as mais pequenas e brilhantes criaturas às mais gigantescas e “grotescas”. A diversidade é muita!).

Os conflitos advêm da misteriosidade dos Mushi que provocam inquietude e medo nos seres humanos; os Mushishi acabam por funcionar como caçadores especialistas neste tipo de insetos e não apenas como entendedores dos mesmos.

Toda o enredo da obra orbita em torno da jornada de Ginko pela descoberta das várias espécies de Mushi e pelo auxílio aos humanos que possuem divergências com estes.

 

Manga

História e Arte: Yuki Urushibara
Volumes: 10
Capítulos: 50
Data de publicação: 25 de Janeiro de 1999 – 25 de Agosto de 2008
Revista de publicação: Afternoon
Géneros: Aventura, Mistério, Fantasia, Histórico, Supernatural, Seinen
Pontuação: 8.82

 

Animes

Mushishi

Estúdios: Artland, Marvelous Entertainment
Episódios: 26
Data de emissão: 23 de Outubro de 2005 – 19 de Junho de 2006
Géneros: Aventura, Mistério, Fantasia, Histórico, Slice of Life, Supernatural, Seinen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.81

 

Mushishi Zoku Shou

Estúdios: Artland, Aniplex
Episódios: 10
Data de emissão: 5 de Abril de 2014 – 21 de Junho de 2014
Géneros: Aventura, Mistério, Fantasia, Histórico, Slice of Life, Supernatural, Seinen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.82

 

Mushishi Zoku Shou 2

Estúdios: Artland, Aniplex
Episódios: 10
Data de emissão: 19 de Outubro de 2014 – 21 de Dezembro de 2014
Géneros: Aventura, Mistério, Fantasia, Histórico, Slice of Life, Supernatural, Seinen
Classificação: M/12
Pontuação: 8.94

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”qEPirdXzJHY”]

 

1. FullMetal Alchemist por Hiromu Arakawa

 

Fullmetal Alchemist Manga vs Anime, Edward e Alphonse

O manga e o anime de FullMetal Alchemist

 

Sinopse

E chegamos finalmente ao número um deste Top Mangas escritos por Mulheres! FullMetal Alchemist, um dos mangas e animes mais cobiçados no mundo otaku, sendo considerado por muitos a sua escolha de eleição. Vão ficar de fora deste fenómeno?

FullMetal Alchemist é uma obra que consegue incluir de uma forma majestosa a existência do amor materno, entre irmãos e pelo próximo. Contudo, e como o amor se posiciona sempre junto ao ódio, este manga também absorve, na mesma medida, o pior que os seres humanos têm para oferecer: Luxúria, Ganância, Gula, Inveja, Preguiça, Ira e Orgulho, ou seja, os sete pecados capitais (que tiveram origem com o Cristianismo e posteriormente foram utilizados pelo Catolicismo com o intuito de educar, proteger e, principalmente, controlar os instintos básicos do ser humano).

O manga gira em torno de dois irmãos: Edward Elric e Alphonse Elric, sendo o primeiro conhecido como o Alquimista de Estado: FullMetal Alchemist ou o Alquimista de Aço, em tradução livre, com vários complexos de altura. Logo pelo nome é possível ter uma ideia sobre qual o “poder em foco” neste mundo, a Alquimia; e que pode ser descrita como uma prática que combina vários elementos, desde Química, Magia, Metalurgia, Matemática, entre outros, com o objetivo de transmutar materiais inferiores ao ouro, obter o Elixir da Imortalidade (ou Longa Vida) e criar vida humana artificialmente (os homúnculos) – aspetos presentes durante todo o enredo.

Os eventos iniciam com a violação de um tabu existente na Alquimia: a transmutação humana. Com a morte da sua figura materna, os irmãos Elric, desesperados, decidem usar os seus conhecimentos nesta área para “trazer a sua mãe de volta”, infelizmente esta tentativa é em vão e o pior acontece. Edward é confrontado com a perda do seu braço direito e da sua perna esquerda e o seu irmão, Alphonse, com o dissipar de todo o seu corpo; Al apenas não vê a sua existência como terminada, por que o seu companheiro conseguiu fixar a sua alma numa armadura. Todo este acontecimento respeita os ditames da Alquimia: toda a prática consiste numa troca justa, equivalente e proporcional de materiais.

Todo o fantástico enredo de ação, drama, comédia e aventura começa na procura destes dois personagens pela Pedra Filosofal, que, reza a lenda, consegue aumentar exponencialmente os poderes de um Alquimista, sendo assim possível, através desta, a recuperação dos seus corpos.

Contudo, existem seres que também estão à procura deste objeto lendário: os homúnculos! Para facilitar a sua descoberta, Edward entra para o exército e transforma-se num Alquimista de Estado que lhe vai permitir ter acesso a informações confidenciais e discernir segredos “escondidos”.

Todo o desenvolvimento do manga estará povoado por reviravoltas que vos irão prender à história e aos personagens, imperialmente bem desenvolvidos e cada um com um papel crucial na construção da obra!

 

Manga

História e Arte: Hiromu Arakawa
Volumes: 27
Capítulos: 109
Data de publicação: 12 de Julho de 2001 – 11 de Junho de 2010
Revista de publicação: Shounen Gangan
Géneros: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar
Pontuação: 9.11

 

Animes

FullMetal Alchemist

Estúdios: Bones, Aniplex, Square Enix
Episódios: 51
Data de emissão: 4 de Outubro de 2003 – 2 de Outubro de 2004
Géneros: Ação, Aventura, Comédia,  Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Classificação: M/12
Pontuação: 8.39

 

FullMetal Achemist: Brotherhood (fiel ao manga)

Estúdios: Bones, Aniplex, Square Enix
Episódios: 64
Data de emissão: 5 de Abril de 2009 – 4 de Julho de 2010
Géneros: Ação, Aventura, Drama, Fantasia, Magia, Shounen, Militar
Classificação: M/18
Pontuação: 9.25

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”BOm_PAI2goo”]

 

Menções Honrosas

Como é impossível fazer uma coletânea com todos os Mangas escritos por Mulheres, decidi optar por fazer um top, dividido em duas partes, com os mangas mais conhecidos.

Assim, irei aproveitar de seguida para vos informar de mangas (adaptados para anime ou não) não tão conhecidos mas sem qualquer ressalva na sua qualidade!

Nome dos mangas com hiperligação para o MyAnimeList, da esquerda para a direita:

 

 

 

 

 

E assim termina o Top Mangas Escritos por Mulheres. Qual a vossa posição face aos mangas aqui apresentados? Têm algum elogio ou crítica a fazer ou conhecem outras obras importantes mas que não foram referidas?

Partilhem a vossa opinião 🙂

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.