Top Melhores Manhua Parte 1 – Raquel Cupertino

por Raquel Cupertino
Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino

O universo manga não pára de evoluir. Apesar de ser originário do Japão, o termo tem inspirado criadores por todo o mundo. Prova disso tem sido a participação mundial, inclusive com representantes portugueses, em concursos internacionais com sede no Japão.


Mais informações poderão consultar estes artigos:

Manga Português a conquistar o Japão – Entrevista

SMA 2018 – Manga português chegou ao Japão!

 

Recentemente a minha atenção tem recaído sobre mangas chineses, também conhecidos como Manhua. O aumento crescente em publicidade e, por conseguinte alcance, deste tipo de mangas tem levado a uma crescente popularidade. Um desses exemplos foi o anime Quanzhi Gaoshou (The King’s Avatar), fruto da adaptação de um Manhua de sucesso.

Hoje venho-vos falar de alguns mangas chineses que me encontro a acompanhar e que gosto bastante!

 


***Notas***

  • Estas recomendações são fruto dos meus gostos pessoais e referem-se APENAS aos mangas que LI OU ENCONTRO-ME A LER.
  • Esta lista não se encontra por ordem de preferência ou qualquer tipo de ordem.

 

Top Melhores Manhua Parte 1

 

Martial Legacy

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Martial Legacy

 

Shi Shan e a sua irmã mais nova foram escolhidos pela vila para serem sacrificados em prol da vila ser poupada por um demónio nefasto. Todavia, ambos sobrevivem devido à intervenção de um “artista marcial”, um especialista que exorciza e luta contra os demónios vindos do outro mundo.
Com tradições e superstições bastante convictas, as duas crianças tiveram que ser adotadas pelo bondoso mestre marcial. Aí começa a aventura destes dois irmãos num mundo dos demónios, artes ocultas e cultivação do corpo e mente.

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Protagonistas

 

Este manga é genial por vários motivos.

Temos um plot interessantíssimo, com um universo pesado, de um misticismo bastante diferente ao que vemos em manga. O folclore japonês é único e bastante autentico nos seus elementos. Como não poderia deixar de o ser, também o chinês o é.

Não quero usar Marial Legacy como exemplar do sobrenatural chinês, até porque não tenho qualquer conhecimento na matéria, todavia posso confirmar que o usado neste manhua é bem interessante.

Há um culto e respeito aos heróis do passado, os vitoriosos das dinastias e guerras antigas. A hierarquia é a par com o poder espiritual como se tudo fosse regido por um soberano totalitário. Dada a cultura atual e antiga chinesa podemos perceber muito bem o padrão.

E é esse mesmo padrão que me cativa. Além das batalhas e inimigos originais e cativantes, temos um jogo de poder quase que “divinal”, onde o destino parece estar ligado quase que como se de uma árvore genealógica se tratasse.

Os personagens

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Poder ying yang

 

Outro ponto a favor são os protagonistas. Neste caso os irmãos. Desde logo ficamos a compreender, através de algumas sugestões visuais, que estes são mais poderosos e com mais potencial para serem “Martial Artist” do que qualquer outra pessoa. Além disso o paralelismo com o ying-yang deixa-nos em êxtase para acompanhar o dia a dia destas duas perspicazes e lutadoras crianças.

Um seinen que recomendo a todos os amantes desta demografia que apreciem os géneros ação, sobrenatural e um pouco de história à mistura.

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Manga seinen

 

SQ: Begin W/Your Name!

A minha segunda recomendação vai para SQ: Begin W/Your Name! (ou Tamen De Gushi), um manga yuri/shoujo ai, estilo 4-koma de comédia.
Não tenho por hábito ler shoujo ai e muito menos yuri. Este é capaz de ser o meu segundo manga dentro do género, todavia depois de um curto test drive não consegui mais parar de ler!
É, sem dúvida alguma, viciante!

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - SQ

 

É um pouco complicado analisar esta obra na medida em que me faltam elementos de comparação dentro do género. Já li romances que envolvem yuri, mas nada extenso em torno desse género. Dito isto, vou-vos falar apenas do manga como ele é: uma história doce e hilariante sobre duas jovens que se estão a conhecer.

Jing Sun é a nossa protagonista, uma atlética estudante do ensino secundário que se apaixona à primeira vista por Tong Qiu, uma bela jovem, um ano mais velha que Sun, que estuda na escola secundária em frente. A história gira em torno de Jing Sun e da sua luta diária pelo coração de Tong Qiu.

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Romance yuri

 

Tal como no manga acima, as personagens são dos principais motivos que tornam esta história tão incrível. Toda a “turma” de jovens envolvidos na trama é espectacular, e as suas interações são tão naturais que acabamos por rir às gargalhadas. É um estilo muito próximo ao 4-koma de comédia usado pelos japoneses, em que cada painel descreve uma cena mais ou menos associada ao anterior.
Claro que por vezes é meio que confuso e, infelizmente, são mangas difíceis de encontrar na Internet completos, todavia valem a pena!

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - Comédia

 

A história é contada como se retratasse o dia a dia de Jing Sun. Apesar da conquista de Tong Qiu ter um papel preponderante na vida de Sun, o manga não é absolutamente focado no romance das protagonistas. Há espaço para todo o tipo de interações e amizades, bem como algum yaoi à mistura e relações amorosas entre as mais diversas personagens.
Mas não se assustem!
Mesmo tendo muitos “casais”, não há aquele efeito overwhelming em que todo o painel é sobre amor avassalador. Em boa verdade as relações são mais cómicas e suaves. No fundo, acabamos por nem nos ligarmos muito aos mesmos, em boa verdade SQ: Begin With Your Name! presa essencialmente pela nossa ligação com as personagens e não tanto pelas relações que tão naturalmente se vão formando.

É de facto um manga que aconselho e que está, sem dúvida, no meu top de mangas chineses!

 

Top Melhores Manhua Parte 1 - Raquel Cupertino - personagens

 


E estas foram as minhas primeiras duas adições neste TOP de Manhua! O objetivo será, aos poucos, construir um TOP de recomendações de mangas chineses. Claro que tudo depende do número de mangas manhua que leia e, claro, que me cativem mas espero trazer-vos novidades em breve!

Caso tenham alguma sugestão para mim, por favor digam! Quem sabe não serão as vossas sugestões que levarão a uma segunda parte deste TOP? =D

 


Gostaste deste artigo? Então sugiro-te estes:

Lista dos Melhores Mangas Coreanos | Otaku USA
Noites de Manga – Rubrica de Mangas


 

2 comentários

Também deverás gostar de

2 comentários

Roberto Monteiro 31 Janeiro, 2019 - 16:11

Muito bom conhecer alguns Manhua, eu particularmente ainda não li nenhum!

Agora já tenho os primeiros da lista =D Principalmente por um ser sobre Artes Marciais e o outro Slice of Life!

No aguardo da parte 2!!

Responder
Raquel Cupertino 31 Janeiro, 2019 - 18:03

Obrigada Roberto! Alguns Manhua passam despercebidos e nem nos apercebemos que são mangas chineses, como foi o caso do Martial Legacy, que nem sabia que era chinês 😮
Quem sabe para o próximo mês teremos uma segunda parte, fica atento 😉

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.