Possíveis SPOILERS para as seguintes obras: Baby Steps, Captain Tsubasa, Diamond no Ace, Eyeshield 21, Haikyuu!! e Hajime no Ippo.
Inspirado pela lista do meu colega redator Tiago Garcia, Top 10 Personagens de Jogos de Luta, decidi virar-me para algo pelo qual sou assumidamente apaixonado, e fazer o meu Top Personagens em Anime de Desporto.
Escusado será dizer, que a lista reflete meramente o meu gosto pessoal, o qual vou tentar contextualizar sempre que possível, e que algumas personagens consideradas icónicas podem não constar desta lista, quer por não terem criado impacto em mim ou, e muito provavelmente, porque ainda não vi o anime no qual elas se destacam.
Vou tentar (e falhar) não fazer uma lista extensa e, tendo em conta o vasto número de personagens, criei o handicap a mim mesmo de escolher uma personagem por franquia, à qual se juntará uma ou mais menções honrosas pertencentes ao mesmo anime.
Para finalizar, o TOP não está ordenado por ordem de preferência! Como com certeza sabem, os animes de desporto têm imensas personagens devido à tendência a haver várias equipas e, por isso, o que tenciono fazer é destacar as personagens dos animes que me marcaram. Ordenar personagens entre os vários anime seria masoquismo, uma vez que o impacto flutua dependendo da série que estou a ver, ou do momento da vida que estou a atravessar (deep….só que não! xD ).
Posto isto…. Aqui vou eu!
TOP Personagens em Anime de Desporto
Baby Steps
Personagem Favorita: Eiichiro Maruo
Menção Honrosa: Natsu Takasaki
Ah o Ei-chan! Para mim a escolha aqui não foi nada difícil. Com certeza já ouviram falar em personagens wish fullfilment, que existem para que o leitor/espectador se reveja nelas. Bem, isso claramente aconteceu comigo e com o Ei-chan. Eu adoro ténis e a perspectiva de ver alguém crescer do zero e passo a passo no desporto, deixou-me apaixonado pela narrativa e um verdadeiro fã do protagonista, ao mesmo tempo que me imaginava na sua pele. Mas o Maruo não é apenas uma tela em branco que existe para a projecção dos espectadores, ele tem personalidade própria o que faz dele “tão real” como tu e eu.
Captain Tsubasa J
Personagem Favorita: Shingo Aoi (a.k.a. Terry para quem viu a versão em Castelhano, como foi o meu caso).
Menção Honrosa: Genzou Wakabayashi (a.k.a. Benji Price) e Jun Misugi (a.k.a. Julian Ross)
Com estas escolhas não quero dizer que não gosto do Tsubasa ou do Mizaki. Gosto, embora prefira o Hyuga e o Genzou enquanto “protagonistas” de largos pedaços da história. Contudo, assim que pensei em fazer a lista, só um nome se destacou na minha mente: Shingo Aoi!
A jornada de Shingo em Itália e a sua chegada à seleção juvenil no jogo contra à Tailândia partiu-me o coração, reparou-o e fez-me sorrir colado ao televisor. Parece tirado do ar, mas decidi partilhar com vocês um dos episódios que mais me marcou deste anime, na língua na qual o assisti, e que encapsula o porque de gostar tanto do Shingo:
Diamond no Ace
Personagem Favorita: Kuramochi Youichi
Menção Honrosa: Miyuki Kazuya, Kataoka Tesshin, Irmãos Kominato e, como bónus, Yūki Tetsuya (aquele cântico dos adeptos quando ele estava at bat, ficou-me na cabeça)
Como se pode ver pelas menções honrosas, no caso de Diamond no Ace tive mais dificuldades em optar por um favorito. Mas após fazer uma hiper-mega-rápida recapitulação do anime na minha mente, cheguei à conclusão que a maioria dos meus momentos favoritos, in-game e fora dele, incluíam de alguma forma o Kuramochi.
Aliás, três das escolhas para menção honrosa ocupam esse lugar em grande parte devido ao veloz shortstop de Seido. Kuramochi pode ser rápido, mas tal como os seus “irmãos de armas”, foi graças a uma grande dedicação e resiliência que ele aguçou as suas capacidades, e construiu outras, para se tornar num dos jogadores mais influentes da sua equipa.
Adorei a forma como foi introduzido, como o senpai bully do nosso protagonista Eijun Sawamura. E, já desde essa altura, fiquei com a sensação que Kuramochi seria um personagem especial, pois a sua veia de prankster seria apenas uma camada da sua profunda e sensível personalidade.
Para minha alegria, após a graduação dos terceiros anos, ele foi seleccionado como um dos vice-capitães, servindo como um dos pilares de apoio ao capitão Miyuki Kazuya, o seu “rival”, e iniciou a construção de alicerces com o seu novato companheiro de jogadas duplas, Kominato Haruichi!
Para exemplificar a sua mestria dentro do titular diamante, remeto para o exemplo que eu analisei, há algum tempo atrás, na rúbrica Desporto em Anime:
Desporto em Anime – Dupla Incrível em Dupla Jogada!
Eyeshield 21
Personagem Favorita: Hiruma Yōichi
Menção Honrosa: Kobayakawa Sena
Eu gosto muito do Sena, não apenas como protagonista (o que é raro) mas como personagem em si. Contudo, o nome dele só está ali para não deixar a secção por preencher, isto porque, apesar de gostar imenso de Eyeshield 21, não existe nele uma única personagem que chegue aos calcanhares do Hiruma.
Sinceramente, o Hiruma é uma das minhas personagens preferidas não apenas em anime, como em toda a arte. Desde cedo, este diabinho mostrou sinais que todo o seu lado malévolo era em prol de um profundo amor pelos Bats e pelo futebol americano, mesmo quando coagia outros alunos a fazer o que ele queria (abençoado caderninho!).
Com o seu épico e, infelizmente para mim, inimitável riso, o Hiruma foi sempre o alvo do maior holofote na série, mostrando vez após vez que não era só o mestre dos mind games fora do terreno de jogo, como também era um inigualável mestre do desporto (só precisava de ter uma equipa completa para dominar e concretizar o desejo que definiu com Kurita e Musashi).
“Secret Time”: Quando assisto a algo com elementos cómicos sozinho tenho a tendência a rir-me para dentro, mesmo que ache graça de verdade. Contudo, há ocasiões em que essa bolha rebenta e o riso transborda para fora. O Hiruma fez essa bolha romper várias vezes!
Já vi Eyeshield 21 duas vezes e revi vários momentos outras tantas e o motivo principal foi sempre ele. O gosto que tenho por ele é tal, que influenciou outra entrada nesta lista. Ele tem-me pela trela!
Haikyuu!!
Personagem Favorita: Nishinoya Yū
Menções Honrosas: Karasuno (destacando: Tsukishima, Tobio, Hinata e Shimizu), Tetsurō Kuroo, Tōru Oikawa, Hajime Iwaizumi e, ainda sem explicar bem, Keiji Akaashi.
Olhando para as menções honrosas, dá para ver a minha clara dificuldade em escolher uma personagem para destacar. Mas sem dúvida, o melhor mesmo é deixar o instinto tomar conta e “go with your first love”. Personagens como o Tobio, Tsuki e Kuroo são incríveis e marcam-me bastante, mas antes de qualquer delas existia Noya-san!
E mais, não só existia como ainda existe! Nishinoya-san, ROLLING THUNDER, o Guardião Divino de Karasuno, tem sido consistentemente incrível desde que foi introduzido na primeira temporada. A sua quente e apaixonante personalidade, a sua irreverência em campo, a sua ética e mestria fazem dele a minha maior fonte de adrenalina e alegria em Haikyuu!!. Cada vez que me lembro do jogo contra Shiratorizawa:
E aquela save contra Date Tech High:
E,e, e… são tantos os momentos para destacar! E não apenas dele. Por algum motivo Haikyuu!! é o meu anime de desporto favorito. As personagens estão soberbamente bem escritas, mas tinha que destacar o incrível Noya-san! ^_^
Hajime no Ippo
Personagem Favorita: Takamura Mamoru
Menções Honrosas: Makunouchi Ippo
Tal como o caso de Eyshield 21, podia facilmente fazer uma tópico do género com o nosso fantástico protagonista, Ippo-kun. Contudo, após pensar e repensar nos eventos do anime, mesmo tendo em conta a progressão de Ippo, é o impacto que Takamura tem na história que mais me puxa para a escrita. Podia esmiuçar cada elemento dele, desde a sua irreverente personalidade, passando pelo humor “infantil”, até à sua jornada de rufia a respeitado “embaixador” do boxe representativo dos ensinamentos do Coach Kamogawa…
Contudo, para sublinhar o porquê da sua escolha, vou cingir-me ao momento em que ele transcendeu o que eu achava dele para um patamar de insuperável respeito e admiração – o seu combate com Bryan Hawk:
https://www.youtube.com/watch?v=ZJchKbPBk-4
Recomendo vivamente que vejam a série, se nunca viram, ou vejam pelo menos o combate, que não retira nada à série e só vos vai querer mergulhar nela ainda mais rápido.
O combate é extenso e é bem intercalado por momentos de evolução de personagem, seja através de backstory ou pensamentos internos de Takamura e das restantes personagens. O combate está recheado de altos e baixos e, em última instância, de um dos mais merecidos triunfos em termos de combates em séries anime.
Ao longo de toda a história, Takamura apresentou-se geralmente confiante, até mesmo bazofias, mas sempre que as suas capacidades eram necessárias no ringue ele nunca desapontou. Bryan Hawk aparece como um excêntrico monstro do boxe e apresenta-se como uma barreira bem real às suas aspirações a um título mundial. Acresce a isto, a pressão extra de trazer tal título para o Japão e a oportunidade e colocar o Ginásio Kamogawa sob o holofote, através do combate titânico contra o Norte Americano.
TL;DR – Takamura é um monstro de trabalho, um verdadeiro estudante do desporto e rigoroso discípulo do seu mestre. O combate é comovente e alucinante e torna qualquer um em fervoroso fã de Takamura Mamoru.
Continua na Parte 2… Em breve!
Sim Parte 1… Era suposto ser artigo cheio das personagens de desporto que mais gosto, mas à medida que fui escrevendo sobre cada uma dela, foi aumentando de tamanho justificando assim a separação da lista em dois. Espero que gostem e digam-me as vossas personagens favoritas no género! 😀
Já conheces a nossa loja!? Não?
Clica na imagem abaixo para ver mais