O Knives foi, sem dúvida, a estrela desta episódio. E devo dizer que, para mim, a caracterização da sua personagem em Stampede é a melhor das três versões de Trigun.
Podes ler aqui todas as análises semanais de Trigun Stampede.
Trigun Stampede Episódio 9 – Opinião
Ambientalismo feroz
Lembram-se quando eu disse que Trigun era excelente a apresentar ideologias sem apontar qual a certa e qual a errada? Neste episódio, vemos o ponto de vista de Knives em relação a tudo o que aconteceu, e devo dizer que a sua raiva em relação aos humanos não é assim tão descabida. Ao contrário de Vash, Knives não consegue regenerar Plants, e a forma como elas são exploradas até ao tutano, culminando numa morte grutesca, é razão suficiente para dar (no mínimo) um estalo em alguém.
Contudo, Vash tem uma motivação diferente. Ele é muito apegado a Rem e ao legado que ela protegeu sacrificando a sua vida: os humanos. Para além disso, Vash aponta que as Plants não podem sobreviver se não forem reguladas pelos humanos, o que é um pormenor novo interessante. Existe basicamente, uma relação de interdependência entre humanos e Plants, apesar de culminar sempre um favorecimento dos humanos. E assim, temos os dois lados da história: Vash que ama a humanidade que Rem lhe deixou; e Knives, que odeia os humanos abusadores de recursos e, principalmente, abusadores das Plants não autónomas. E o pior, é que eles os dois têm um pouco de razão.
Puritanismos da treta
Knives pode ser o mal em pessoa, mas é uma personagem complexa e interessante. Na bonita sequência em que os dois irmãos tocam piano, é engraçado ver as trombas que ele faz quando o Vash lhe muda a melodia de rompante, mas é visível que ele sente a falta do irmão quando está sozinho ao piano. Existe nele um desejo de perseguir os seus ideias juntamente com Vash, demonstrando que ele quer a sua companhia. Porém, Vash prefere a companhia dos humanos, e Knives vê isso como uma traição.
Como é que eu digo isto… o Knives é bastante puritano. Ele acha que Vash foi corrompido pelos humanos, principalmente por Rem, e é por isso que o irmão é defeituoso. Ele vê tudo o que é humano como sendo algo “do pecado”, e deve ser por isso que ele nem usa sapatos. Já Vash anda bem vestido com um casaco janota e uma botas Timberland estilosas porque ele já experienciou o bem de que os humanos são capazes: muito através da ajuda de Luida e Brad.
Contudo, a separação definitiva dos irmãos dá-se quando Vash abre um espécie de portal, que mais parece um buraco negro mortífero. Apesar de Knives ter começado a carreira de cortar braços pelo irmão, para o salvar do poder descontrolado, Vash acabou por lhe apontar uma arma à cabeça e mandá-lo dar uma volta. Achei esta interpretação da história muito interessante, já que ironicamente humaniza Knives e dá um contexto muito mais orgânico do acontecimento, que sempre achei um pouco descontextualizada no manga.
Trigun Stampede Episódio 9 | Turismo espacial
De volta ao presente, ficamos a saber que foi Brad quem fez o braço prostético de Vash, o que revela mais uma vez que ele tem um soft spot pelo nosso loirinho. Apesar desta transição para o presente ter sido um pouco brusca, a reunião de Vash com Luida e a visita do resto do gang à nave espacial é muito satisfatória e interessante.
Aproveitando a ocasião, Luida mostra a Meryl e a Roberto um jardim cheio de flores, propondo algo muito interessante: se eles conseguissem com que plantas crescessem no planeta, as Plants ficaram menos sobrecarregadas para produzir energia, já que a flora também produz recursos. Tendo em conta que toda a ira de Knives se centra no abuso que os humanos fazem das Plants para obterem recursos, esta poderia ser uma solução eficaz. Apesar disso, não deixa de ser engraçado pensar que será necessário utilizar outro tipo de plantas para salvar as Plants. Existe, assim, uma direta alusão entre as plantas e o próprio Vash que, sendo uma Plant independente, pode servir enquanto intermediário para a coexistência das espécies.
Dicotomias agonizantes
No quarto de Vash o ambiente está tenso. Wolfwood, sendo o gajo pragmático que é, quer saber exatamente como Vash planeia lidar com os seus problemas, mas dele apenas vem a resposta vaga que quer salvar toda a gente. Mas Nicholas não tem paciência para tretas de protagonista de shonen, então diz-lhe na cara que “salvar toda a gente é impossível, um dia irás ter que escolher”. Apesar de Brad argumentar que Vash é forte o suficiente para não se dar ao luxo de escolher, eu duvido que esse seja o caso.
Em todas as versões de Trigun existe este dilema da escolha de Vash. Ele recusa-se a escolher entre a vida e a morte, entre o desejável e o necessário mas, no final do dia, ele não é um Deus, apenas um organismo super poderoso. Mesmo que esta indecisão dele demonstre que “nem tudo preto e branco”, também faz parte do universo de Trigun testar esta determinação do Vash. Sinceramente, estou curiosa como será que Stampede irá testar a convicção de Vash. Será que ele vai ceder a este dicotomia?
Trigun Stampede Episódio 9 – Caldo entornado
E quando tudo parecia estar mais calminho, lá veio a desgraça. Zazie raptou Meryl e Roberto, trazendo-os para a base dos maus da fita na cidade de July. Eu acho que Zazie está simplesmente com vontade de dar spoiler sobre a história inteira de como os humanos caíram naquele planeta e o papel que Vash e Knives tiveram nesses acontecimentos. Contudo, a Meryl e o Roberto não parecem muito surpreendidos com a nova informação, o que é… um pouco estranho. Eu ficaria mais incrédula se me dissessem que o meu bestie e o seu irmão quase mataram a raça humana por inteiro… certo?
Porém, a informação que recebemos de Zazie não deixa de ser curiosa. Ele, enquanto líder dos insetos e vermes que são as espécies originais deste planeta, escolheu coexistir com as Plants, e não com os humanos exatamente pelas mesma razões de Knives. E quem o pode culpar?
Honestamente, nós somos mesmos bons a dar cabo do ambiente. Depois destes acontecimentos, estou curiosa para ver como Vash e Wolfwood vão resgatar a malta. A cidade de July é um marco muito importante na história, então já sei que vem aí tragédia… agora só falta esperar para saber o quão dolorosa vai ser a ferida.
E vocês? O que acharam de Trigun Stampede Episódio 9? Comentem abaixo a vossa opinião!
Até para a semana!
Comentários sobre post