TS Entertainment – Grandes Artistas, Má Gerência?

por Baltas
TS Entertainment - Grandes Artistas, Má Gerência imagem de destaque v2

Neste artigo vou falar um pouco sobre uma das agências mais odiadas no mundo do K-Pop, a TS Entertainment. Muitos de vocês certamente conhecem a mesma, mas pelas piores razões. Por esta agência passaram grupos como as SECRET, os B.A.P, entre outros. Sem mais demoras, vamos a isto.

 

TS Entertainment – Grandes Artistas, Má Gerência?

TS Entertainment - Grandes Artistas, Má Gerência?

 

Origens da Agência

A TS Entertainment é uma agência de entretenimento sul-coreana que foi fundada em 2008, por Kim Tae-Song (o CEO faleceu em 2018, tendo a gerência passado, naturalmente, para outra pessoa). A empresa está localizada em Yongsan-gu, Seul.

 

TS Entertainment - Grandes Artistas, Má Gerência?

 

Fonte: #1 / #2

 

Grupos e Artistas

Desde a fundação da TS Entertainment, em 2008, até hoje, vários grupos e artistas passaram pela agência.

 

SECRET

TS Entertainment - Grandes Artistas, Má Gerência?

 

As SECRET eram um grupo feminino composto por 4 membros, a Hyosung (a líder), a Hana, a Jieun e a Sunhwa. Estrearam-se em 2009 com o single digitalI Want You Back“. O grupo fez o seu disband em 2018 após a saída da Hyosung. De referir que por esta altura, os membros restantes eram a Hyosung e a Hana pois, em 2016, a Hana e a Jieun tinham saído do grupo.

 

Fonte: #1 / #2

 

B.A.P

B.A.P. atuam como representantes do Kpop no Asian Games Torch Relay

 

Os B.A.P eram um grupo masculino composto por 6 membros, o Yongguk (o líder), o Himchan, o Daehyun, o Youngjae, o Jongup e o Zelo. Estrearam-se em 2012 através do programa “Ta-Dah, It’s B.A.P“, com o seu singleWarrior“. O grupo fez o disband em 2019. De referir que pela altura que fizeram disband, os membros Yongguk e Zelo já tinham terminado o seu contrato com a agência em 2018 e decidiram não o renovar.

 

Fonte: #1 / #2

 

SONAMOO

 

As SONAMOO são um grupo feminino composto por 7 membros, a Sumin (a líder), a Minjae, a D.ana, a Nahyun, a Euijin, a High.D e a Newsun. Estrearam-se em 2014 com o mini álbum “Deja Vu” e ainda estão ativas. De momento, a Sumin e a Nahyun estão numa disputa com a agência para terminarem os seus contratos.

Em janeiro de 2020 foi noticiado que as SONAMOO estavam, supostamente, a preparar o seu comeback como um grupo de 5 membros após dois anos. Até ao momento nada mais foi relatado.

 

Fonte: #1 / #2 / #3

 

Untouchable

 

Os Untouchable são um duo, composto pelo Sleepy e o D.Action. Estrearam-se em 2008 com o single “It’s Okay” mas, em 2006, tinham lançado o single “Ready To Shot”. O duo fez o seu disband em 2019 após o Sleepy ter saído da agência através de um processo.

 

Fonte: #1

 

TRCNG

TRCNG - Taeseon e Wooyeop processam a TS Entertainment

 

Os TRCNG são um grupo masculino composto (atualmente) por 8 membros, o Jihun, o Hayoung, o Hakmin, o Jisung, o Hyunwoo, o Siwoo, o Hohyeon e o Kangmin. Estrearam-se em 2017 com mini álbum “New Generation”. O grupo era, anteriormente composto por 10 membros, no entanto, em 2019, os membros Taeseon (o líder) e o Wooyeop saíram do grupo pois processaram a agência por variadas razões que serão referidas mais abaixo.

 

Fonte: #1 / #2

 

Estando concluídas as pequenas introduções, tanto à agência, como aos grupos e artistas que passaram (ou estão ainda) na agência, vamos passar à parte mais importante: Os problemas entre os grupos e a agência.

 

Processos/Ações Legais contra a agência

 

B.A.P

 

Vou começar, provavelmente, com o mais famoso grupo a ser formado por esta agência, os B.A.P. Tendo sido criado em 2012, tudo parecia estar a correr bem para o grupo e para a empresa. Os B.A.P estavam a ter bastante sucesso quer na Coreia quer no estrangeiro. Haviam feito a estreia no Japão e as músicas que eram lançadas estavam a chegar aos Estados Unidos, mais especificamente, à Billboard. No entanto, em 2014, começaram as polémicas e os problemas. O grupo processou a agência, de modo a anularem os seus contratos.

As razões por detrás desta ação por parte do grupo? De acordo com rumores, os contratos eram benéficos apenas para a empresa, colocando os membros numa posição desfavorável e a violar o que está delineado pela Fair Trade Comission para a prevenção de contratos escravos, ou seja, contratos em que uma pessoa que assine fique com condições de trabalho desfavoráveis e seja obrigada a cumprir determinadas coisas, ditadas pelo próprio contrato. Para além deste problema, é alegado também que não foi feita uma distribuição de rendimentos justa para com os membros. Desde a sua estreia em 2012, o grupo amealhou aproximadamente 8 milhões de euros em vendas, mas cada membro apenas recebeu aproximadamente 14.600 euros.

A TS Entertainment inicialmente negou os rumores de que o grupo teria processado a agência mas os membros estavam determinados em não deixar isto passar impune e ameaçaram tomar outras medidas legais. De acordo com a discografia dos B.A.P, os membros estiveram quase um ano sem promover, por causa da situação com a empresa.

Toda esta situação chegou um ponto crítico quando, em 2018, o Yongguk e o Zelo saíram da agência após terem decidido não renovar os seus contratos, deixando muitos fãs a pensar qual seria o futuro do grupo. Em 2019, os restantes membros dos B.A.P, tal como o Yongguk e o Zelo, não renovaram os seus contratos e deixaram a agência.

 

Fonte: #1 / #2 / #3 / #4 / #5 / #6

 

SECRET

 

As SECRET estrearam-se em 2009, com o singleI Want You Back“. Durante a sua carreira, o quarteto esteve bastante ativo, realizando vários lançamentos a cada ano, conseguindo a primeira win que aconteceu no M! Countdown, em 2011, com o singleShy Boy“.O grupo fez também a estreia no Japão, em 2012, e desfrutou de um sucesso contínuo com o passar do tempo e de bastantes fãs.

Em 2016, o membro Sunhwa deixou o grupo e agência após ter decidido não renovar o seu contrato por preferir concentrar-se na sua carreira como atriz. As SECRET continuaram com 3 membros mas este seria o primeiro de alguns problemas que o grupo iria enfrentar.

Em 2018, a Jieun e a Hyosung entraram em disputas legais contra a TS Entertainment. A Hyosung alegou não receber os pagamentos a que tinha direito, algo que a TS negou. Quanto à Jieun, ela alegou pagamento distribuído não equitativamente, contratos assinados contra a sua vontade e que o seu contrato exclusivo foi movido para terceiros sem o seu consentimento.

Foi então anunciado que o membro Song Ji Eun (Jieun) deixaria as SECRET. Pouco depois da Jieun ter anunciado a sua saída, a Hyosung afirmou também que não pretendia renegociar o seu contrato com a TS Entertainment e, assim sendo, deixaria o grupo.

 

Fonte: #1 / #2 / #3 / #4 / #5

 

Untouchable

 

Os Untouchable eram um duo que estava ativo desde 2008, ou seja, desfrutavam de uma carreira longa e com relativo sucesso. Os membros eram o D.Action e o Sleepy. Em 2011, ambos ausentaram-se das suas promoções devido ao serviço militar obrigatório mas quando regressaram, mantiveram-se em atividade até 2015, ano do lançamento mais recente. No entanto, os problemas surgiram em 2019.

Em 2019, o membro Sleepy processou a empresa com as alegações de falta de transparência nos pagamentos, algo que a TS negou. Em junho do mesmo ano, o Seoul Western District Court recusou o pedido do Sleepy para suspender o seu contrato mas em agosto, após o caso ser reaberto e sob orientação do tribunal, ambos os lados chegaram a um acordo e o Sleepy deixou a TS Entertainment.

 

Fonte: #1 / #2

 

SONAMOO

 

As SONAMOO estrearam-se em 2014 com o EP “Deja Vu” e desfrutaram de uma carreira estável, fazendo vários lançamentos com ajuda de alguns grandes nomes no mundo do K-Pop, tais como Shin Hyuk, um produtor que trabalhou anteriormente com os SHINee e os EXO e também e.one que trabalhou com as Wonder Girls.

No entanto, em 2019, os membros Nahyun e a Sumin processaram a TS Entertainment, tendo em vista, o término dos seus contratos. Os dois membros já estariam numa pausa desde o início do ano, com a empresa a afirmar que isto era devido a “problemas pessoais”. Esta situação levou a que o comeback do grupo, na altura, tivesse de ser adiado.

No dia 24 de setembro de 2019, o membro Sumin fez uma publicação no Instagram a falar sobre a sua disputa. Ela alegou que a partir de 2019, o grupo pediu à TS que os pagamentos fossem feitos de forma individual, a cada membro. A Sumin e a Nahyun pediram documentação que comprovasse o acordo que foi realizado entre ambos os lados – algo que foi feito pois elas receberam apenas uma pequena percentagem do que deveriam ter recebido. A organização não mostrou essa mesma documentação pedida e, alegadamente, falou mal das duas aos restantes membros. Vários outros problemas surgiram entre os dois lados, o que levou a que as duas raparigas decidissem sair.

 

Fonte: #1 / #2 / #3

 

TRCNG

TRCNG fazem Comeback de Verão com'Missing'

 

Os TRCNG estrearam-se em 2017 e são uma espécie de sucessores dos B.A.P pois são o primeiro grupo masculino a ser lançado pela organização, em 2012. O primeiro lançamento foi o EP “New Generation”. Pouco depois da sua estreia oficial, a TS Entertainment afirmou que o grupo iria fazer a sua estreia no Japão. Faziam promoções à vez, explicando de outra forma, ora promoviam na Coreia com um novo lançamento e, pouco depois, faziam o mesmo no Japão, com outro lançamento.

Após um período de promoções, o grupo fez uma pausa que acabaria por durar 1 ano e 4 meses até ser lançada a nova música, “Paradise” em maio de 2019. No entanto, em novembro do mesmo ano, o Taeseon e o Wooyeop apresentaram uma queixa criminal contra a TS Entertainment. Na queixa, os membros alegam abuso infantil, extorsão e pediram que o seu contrato fosse cancelado. Isto levou a que os dois membros saíssem do grupo. A TS Entertainment negou as acusações dos membros e os pais dos restantes membros do grupo processaram o Taeseon e o Wooyeop por falsas acusações.

A investigação continua, à data deste artigo, por isso ainda não há mais informação quanto a este caso dos TRCNG.

 

Fonte: #1 / #2 / #3 / #4

 

Espero que este artigo tenha sido elucidativo quanto aos problemas que a TS Entertainment tem criado ao longo dos anos com os seus grupos. Afirmar que é a pior agência de K-Pop?

Todos os grupos que foram lançados pela agência acabaram por virar-se parcial ou totalmente contra a mesma, os fãs já não podem ouvir falar do nome da empresa sem que se lembrem dos seus adorados grupos que foram prejudicados pela mesma.

Tendo em conta todo o historial da TS Entertaiment e o que foi falado neste artigo, penso que será seguro afirmar que são a pior agência de K-Pop (pelo menos, até hoje, não tenho conhecimento de uma organização que tenha tanto historial de problemas com os seus artistas).

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 


Artigos relacionados

TRCNG – Taeseon e Wooyeop processam a TS Entertainment

TS Entertainment – Declaração sobre Ação Judicial feita pela Nahyun e a Sumin

Jongup dos B.A.P assina Contrato Exclusivo com Nova Agência


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.