Título: Tsuki ga Kirei
Adaptação: Original
Produtora: feel.
Género: Romance, Vida Escolar
Ficha Técnica: Indisponível
Tsuki ga Kirei | Opening
“Imakoko (イマココ)” de Nao Touyama
Tsuki ga Kirei – Primeiras Impressões
A adição de Tsuki ga Kirei à minha lista de animes a seguir esta temporada deveu-se apenas ao visual. Sem saber que o diretor era o mesmo de Angel Beats! e Ansatsu Kyoushitsu, ou que o guionista era alguém experiente por detrás de shoujos como Special A e Orange, cliquei no play pronta a descobrir se não era apenas “fogo de vista”.
Será Tsuki ga Kirei inspirado em Makoto Shinkai?
O início transpira “Makoto Shinkai” por todos os poros. Sem dúvida que alguém na equipa é fã do diretor de Byousoku 5 Centimeter e Kotonoha no Niwa (não, não conseguem ser assim tãooo bons, mas aproximam-se do feeling com uma qualidade acima da média). A conjugação das pétalas de sakuras a esvoaçar, o intercalar entre natureza/cenário e as personagens que vão surgindo pelo ecrã, conferem-lhe um ambiente orgânico. Foi realmente um episódio muito bonito do ponto de vista de estética e design.
Admito que tenho um fraquinho por tonalidades e pinturas do tipo aguarela e, como tal, fiquei babada poucos minutos após o início deste episódio. A ajudar ao ambiente, que por si só obriga-nos a assistir à série, todo ele é extremamente “luminoso”. O mais certo é esta característica se perpetuar, Tsuki ga Kirei possui um design bastante simples e “fofinho”, mas é do brilho que vem a sua personalidade. Com cores mais ao pastel, o garrido existiu sobretudo na tecnologia e no quarto da protagonista. Em paralelo, a melodia foi também ela calma e adequada ao ambiente inocente e doce.
Tsuki ga Kirei – Um romance Slice of Life
No que diz respeito ao enredo, eles geriram muito bem o que transmitir ao espectador num primeiro episódio. Isso repercutiu-se quer na nossa interpretação do protagonista, quer na história na sua globalidade. Tsuki ga Kirei é um romance escolar, no entanto a informação que captamos não é tão dirigida ao romance em si (ao par amoroso de uma forma crua) mas sim à história na sua globalidade.
Apesar de não existir grandes informações à cerca deste original, apercebemos-nos que se trata de um romance slice of life, em contexto escolar. O primeiro episódio é todo ele bastante smooth, com um desenvolvimento calmo, tão quotidiano e natural que ficamos envolvidos em questão de minutos. Não há momentos de quebra, tudo foi bom por igual medida.
Outro ponto a favor relativamente ao enredo advém do recurso do “mostrar em vez de dizer”, ou seja, conhecemos as personagens não porque estás relatam como são, mas porque agem de forma a compreendermos como elas são. Fiquei realmente estupefacta em ver algo assim tão “cru” num primeiro episódio de uma série original. Se este conjunto de ideias persistirem, o ritmo slice of life de Tsuki ga Kirei terá um sabor esplêndido!
É caso para dizer que, se a qualidade se perpetuar, este pode ser um dos melhores títulos desta temporada em todos os departamentos.
Tsuki ga Kirei | Trailer
Análises
Tsuki ga Kirei
Tsuki ga Kirei é um romance original que gira em torno de um grupo de estudantes do último ano do segundo ciclo.
Os Pros
- Ambiente
- Gestão narrativa
Os Contras
- --