Título: Udon no Kuni no Kiniro Kemari
Adaptação: Manga
Produtora: LIDENFILMS
Géneros/Demografia: Fantasia, Seinen, Slice of Life
Ficha Técnica: Indisponível
OH MEU DEUS, É POSSÍVEL HAVER COISA MAIS KAWAIIIIIIIIIIIII?
Desculpem-me, mas eu terminei agora mesmo de ver o episódio e ainda estou sob o efeito da fofice extrema…
Udon no Kuni no Kiniro Kemari | História
Souta Tawara é um web designer a trabalhar em Tóquio, local que deixou quando era mais novo por não querer trabalhar no negócio do pai, um restaurante de Udon.
Após a morte do seu pai, Souta tira uma folga do seu trabalho e regressa a casa. Aqui descobre um menino perdido e, uma vez que estava em más condições (descalço, cheio de lama, com fome), decide “ficar com ele” até que a polícia trate de tudo. Para além disto, muitas pessoas ao vê-lo no antigo restaurante do pai pensam que este voltou para abrir o negócio, o que se encontra muito longe das suas verdadeiras intenções.
Será este o substituto de Amaama to Inazuma?
Ou mesmo de Barakamon? Vemos que além do design dos personagens (mais evidente em Barakamon) também as narrativas são semelhantes. Se assim for eu tenho zero de reclamações e que venha mais um anime cheio de doçura!
O primeiro episódio é bastante simples e calmo, o esperado de um seinen deste estilo. Acompanhamos o protagonista no seu regresso à terra natal, o aparecimento do menino perdido e a relação dos dois e ainda conhecemos um pouco do seu passado. É difícil não criar empatia imediata com os personagens, querer que tudo corra bem e que Souta “faça de pai” da criança sem nome.
A narrativa deste episódio foi bem conseguida e extremamente bem pensada. Nota-se que a história tem pés e cabeça e que as coisas acontecem por um motivo, nada aparece só porque sim. Este slice of life poderá transformar-se assim em algo tão bom quanto Amaama to Inazuma.
Udon no Kuni no Kiniro Kemari | Ambiente
O ambiente de Udon no Kuni no Kiniro Kemai é o adequado à narrativa, apesar de ter sido a parte que menos gostei. Não porque o mesmo seja mau, mas apenas porque o enredo se sobrepõe.
As cores do anime, tal como nos outros que acima mencionei, são coloridas e vivas como qualquer slice of life exige, contudo a atenção prestada ao design não foi tão esmerada como em Ammaama to Inazuma. Os desenhos são simples, com linhas retas e cenários não muito desenvolvidos.
Algo que também é interessante é o contraste entre os adultos – mais “básicos”, escuros – com a criança – brilhantes olhos azuis e cores mais carregadas. Tal foi propositado e percebe-se claramente a ideologia presente.
A banda sonora é também bem aplicada apesar de não ser nada de memorável, o que poderá alterar nos próximos episódios.
Udon no Kuni no Kiniro Kemari | Potencial
Udon no Kuni no Kiniro Kemari é um dos animes com cara de ser um dos títulos a reter da temporada de outono de 2016.
A premissa é bastante simples e familiar, nada muito profundo como Sangatsu no Lion, algo perfeito para ver quando precisamos de “aconchego” e um abraço amigo. A sensação transmitida é a de ver um anime no sofá, debaixo de um cobertor enquanto chove lá fora… é reconfortante a este ponto.
Não será preciso dizer que quem não for fã deste estilo, a obra não é de todo indicada. Parece-me que o ritmo de Udon no kumi no Kiniro Kemari irá manter-se neste registo, podendo apresentar, contudo, alguns momentos mais emocionais e “pesados”.
Assim, se gostaram deste primeiro episódio tenho a certeza absoluta que irão amar o anime!
Análises
Udon no Kuni no Kiniro Kemari
Não será preciso dizer que quem não for fã deste estilo, a obra não é de todo indicada. Parece-me que o ritmo de Udon no kumi no Kiniro Kemari irá manter-se neste registo, podendo apresentar, contudo, alguns momentos mais emocionais e “pesados”.
Os Pros
- Enredo
Os Contras
- Ambiente pouco trabalhado