Um fenómeno chamado Anime

por Renato Sousa
Fenómeno chamado Anime

Porque a maioria das pessoas ainda não percebeu o porquê dos amigos ou dos vizinhos do lado, já maiores de idade, gostarem de ver aquilo que eles chamam de Anime, decidi hoje debruçar-me sobre este assunto e esclarecer os mais confusos. Mente aberta é tudo o que é preciso para entenderem o que vou escrever. Vamos a isso!

 

O estereótipo criado

O Anime é daquelas coisas que pouca gente se tenta a experimentar. O estereótipo criado de que “a bonecada é para os putos” transmite uma ideia errada e prejudicial deste fenómeno.

Quando somos crianças vemos desenhos animados mas não necessariamente Anime. Talvez até sejam Cartoons, mas como não sabemos distinguir… Isto só prova que estamos sujeitos a formar uma opinião sobre algo que julgamos ter experimentado mas que na verdade não o fizemos. As consequências surgem mais tarde. A partir da adolescência e entrada na idade adulta, se alguém que vê Anime pergunta a um amigo se faz o mesmo, este vai responder instantaneamente o que lhe foi incutido: “Loool, isso é para crianças. Que é que te deu?”. Este é o típico exemplo do nosso dia a dia.

 

O conceito

Vamos agora dar uma olhadela ao significado da palavra. Anime é qualquer desenho animado produzido no Japão. Assim sendo, não vamos associar tudo o que é realizado em formato animado a Anime. Tenham particularmente atenção ao Cartoon que é muitas vezes confundido. One Piece, Fairy Tail, Bakuman e Death Note são exemplos de Anime. Já o Pato Donald, Mickey e Buggs Bunny são Cartoons, portanto nada de misturas, cada macaco no seu galho.

 

Fenómeno chamado Anime

 

Anime vs Séries Reais

Aqui reside o ponto essencial da questão. Um dos melhores argumentos que podemos usar para provarmos que Anime não é aquilo que os outros julgam. E é simples! Provar que Anime tem tudo o que filmes e séries reais têm. Prestem atenção!

 

Thriller? Death Note; Code Geass;

Acção? Naruto; Bleach;

Aventura? One Piece; Fairy Tail;

Romance? Romeo X Juliet; Onegai Teacher;

Desporto? Oliver e Benji; Prince of Tennis;

Comédia? Gintama; Kochikame (Kochikame, A Louca Academia de Polícia);

Terror? Hellsing; Elfen Lied;

Artes Marciais? Rurouni Kenshin (Samurai X); Kenichi: The Mightiest Disciple;

Drama? Honey & Clover; Vampire Knight;

Fantasia? Tsubasa Chronicles; Sacred Blacksmith;

Ficção Cientifica? Casshern Sins; Neon Genesis Evangelion;

 

Estão a ver? Existe todo o tipo de séries no mundo do Anime e com qualidade! É apenas uma questão de experimentar e perceber que é outro tipo de produção televisiva de grande valor. Não é por serem desenhos que não gostamos, também vemos Shreks e Idades do Gelo que não são muito diferentes. Deixem-se de coisas! Experimentem!

Temos aqui presente apenas um argumento, mas existem muitos mais! Continuarei a bater na mesma tecla com outros motivos diferentes. Just you wait!

 

Um fenómeno chamado Anime | Ponto final na questão

Apesar de tudo, o Anime tem vindo a crescer na Europa e em Portugal. Isto só prova que a mentalidade está a mudar, ainda que muito lentamente. Claro que ninguém é obrigado a ver Anime, é apenas um gosto como muitos outros. Agora, não vamos é confundir as coisas e associar às crianças. Os Animes têm classificação de idade na maioria e não é por acaso que temos alguns para maiores de 16 e de 18 anos.

Espero que este post tenha ajudado os visitantes do ptAnime que, sem qualquer ligação ao Anime, tenham vindo cá parar a perceber este conceito de nível mundial chamado Anime.

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.