Um Raio de Luz | Yakusoku no Neverland – Episódio 12 Opinião

por Usagi Wright
yakusoku no neverland episodio 12 emma ray final destaque

Malditos ninjas cortadores de cebolas…

 

meme crying chorar neverland

 

A boa notícia? É que já temos confirmada a segunda temporada para 2020! É já para o ano que vem! Mas eu vou esperar até lá sem ler o mangá? Claro que NÃO.

Quem aqui vai conseguir aguentar em ver apenas o anime?

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoku no Neverland


 

 

Um Raio de Luz | Yakusoku no Neverland – Episódio 12 Opinião

 

E aqui estamos, último episódio de The Promised Neverland (por enquanto), um excelente ponto final que culminou, como muita gente já expectava, na fuga das crianças da casa. Apesar de ter lido alguns comentários que afirmavam esperar um plot twist – tal como aconteceu nos outros episódios – a verdade é que este não precisava de encerrar dessa forma (e ainda bem que não o fez!), cumprindo brilhantemente o seu papel!

Tenho alguns tópicos que gostaria de analisar melhor com vocês, uma última vez (snif snif).

 

Uma Vilã Apaixonante

yakusoku no neverland mae criança

 

Algo que eu não esperava, era sentir uma empatia enorme pela Isabella. Terei sido apenas eu? Consegui odiá-la e sentir muita pena depois de conhecer melhor a sua história. Já há bastante tempo que se esperava saber como a Mãe havia chegado naquela posição e realmente foi de partir o coração.

Aliás, é uma crueldade sem tamanho terem colocado esta maravilha como música de fundo nestas cenas!!!

 

 

Eu vi duas vezes o episódio antes de escrever este artigo e nas duas vezes quase que me chorava toda só com a OST. Que peça mais linda! Já a tentei ouvir de novo depois disso e dá-me um aperto no coração que nem sei explicar. Podem ouvi-la acima e chorar junto comigo também.

Toda a história à volta da música também é super querida e triste ao mesmo tempo. Foi tão ternurento perceber que a Mãe perpetuou a memória do Leslie através da sua música. Considero até que ela apenas conseguiu manter a sua sanidade mental por causa dela, uma vez que a ligava à felicidade que sentia quando estava com o Leslie e na casa. Digamos que foi um mecanismo de defesa que ela utilizou durante o resto da jornada e que acabou por passar para o seu filho, o Ray, continuando a memória do Leslie viva.

 

yakusoku no neverland mae e leslie

 

Deu também para entender que a Mãe é uma personagem covarde, no verdadeiro sentido da palavra. Apesar de ela dizer que fez o que fez simplesmente para poder sobreviver, a verdade é que ela não teve a coragem suficiente para ir contra o sistema, tal como a Emma o está a fazer.

A verdade também é que não nos podemos esquecer que a Isabella estava sozinha e não acompanhada como a nossa protagonista. Ela tinha perdido tudo aquilo que a poderia apoiar numa suposta fuga e depois de saber que o Leslie havia sido mandado para uma colheita, nada mais conseguiu fazer que resignar-se e fazer parte daquele mundo.

Viu-se mais ainda esta sua personalidade assim que ela descobriu que o Ray era filho dela, quando ele ainda era pequeno e tinha uns quatro ou cinco anos.

 

yakusoku no neverland mae e ray bebe

 

Mesmo sabendo desse pormenor ela não desistiu de o mandar para a morte, apesar de o ter deixado sobreviver durante 11 anos. O Ray podia ser filho dela, mas ela não iria nunca contra os seus chefes.

O final em que ela esconde as cordas que mostram o caminho para onde eles figuram, foi quando a Mãe chegou ao limite e simplesmente desistiu de tentar controlar tudo.

 

yakusoku no neverland mae cordas

 

Teve uma cena que eu pensei que ela iria suicidar-se, mas felizmente ela, pela primeira vez, pensou primeiro nas crianças que tinha deixado para trás. Não esquecendo que mesmo se ela quisesse fugir tal não seria possível, pois ela não podia colocar um pé fora das quintas sem morrer.

 

yakusoku no neverland mae suicidio

 

Vai ser interessante ver um novo “confronto” entre a Mãe, o Ray e a Emma (e o Norman, porque ele está vivo óbvio!) quando eles forem buscar as crianças que por lá ficaram. Tenho também bastante curiosidade em descobrir que tipo de sanção a Mãe irá ter por 15 crianças terem conseguido fugir da fazenda, ou se a Avô vai conseguir protegê-la.

 

A Evolução do Ray

yakusoku no neverland ray e jemima

 

Acreditem em mim quando eu digo que o Ray foi a personagem que mais evoluiu ao longo de todo o anime.

Foi primoroso ver o Ray a entender como o plano estava bem articulado e como as crianças estavam a conseguir seguir os passos deixados pelo Norman, mesmo sendo tão pequeninas. Logo ele que nunca acreditou nelas e sempre disse que deveriam ser deixadas para trás, fugindo só os três. Porém, para a fuga sem a ajuda das tais crianças, o plano não se teria concretizado da melhor maneira.

O que o Ray também percebeu foi que o Norman foi superior a ele e venceu esta batalha (vai Norman!), pois enquanto ele via apenas a sua solução, o seu plano e a sua forma de fuga – em que apenas figuravam três pessoas – o Norman, que ao início até concordava com ele, teve a capacidade de se adaptar aos desejos da Emma e criar um novo plano que incluísse o maior número de crianças daquela casa.

 

yakusoku no neverland episodio 12 norman

 

Por viver demasiado na sua bolha de pragmatismo e negativismo, que contrasta com a forma de ser optimista da Emma e do Norman, o Ray abraçou a única possibilidade que via como alcançável naquele momento. Mas no fundo, a predisposição para sacrificar a sua vida, para que os amigos pudessem sair daquele inferno, ainda que nobre, revela a ardente vontade de fugir das consequências de um possível fracasso.

Ele estava a seguir, tal como a Mãe, um caminho de covardia por ter medo do desconhecido, de não estar a conseguir controlar mais nada e não ver solução. Foi aqui que o Ray se tranformou e assentiu que ao contrário do que havia feito até agora, nunca mais iria desacreditar nos outros, nem iria abandonar ninguém. Parabéns Ray!

 

yakusoku no neverland episodio 12 ray normanyakusoku no neverland episodio 12 ray norman

 

Afinal, o Phil…

Afinal, o Phil não era nada daquelas coisas mirabolantes que toda a gente andava para aqui a inventar – e eu também, admito. Posso afirmar que fiquei um pouco (ok, muito) desiludida com a “descoberta da verdade” mas também… que esperava eu? Que o Phil se transformasse num demónio (até que era interessante)? Que ele afinal fosse aliado da Mãe porque era filho dela (olha queeeeeeeee…)?

 

yakusoku no neverland episodio 12 phil

 

Ele é simplesmente o que é: uma criança bastante desenvolvida para a sua idade e que já tinha percepção do que poderia acontecer ali, só não havia confirmado. Ele apareceu várias vezes ao longo dos episódios para mostrar o quanto é observador e como estava atento a tudo o que se passava. Também conseguimos perceber que o Phil é bastante inteligente, pois foi quem mostrou ao trio principal o Código Morse e a existência do William Minerva.

Contudo, o Phil é uma criança e vê-lo desabar nos braços da Emma deu para perceber mesmo isso. No final ele vai ser o único dali a saber toda a verdade e a controlar as coisas enquanto eles não regressam para os salvar.

 

yakusoku no neverland episodio 12 emma e phil

 

Espero que o Phil tenha algum destaque na próxima temporada para além daquilo que nos mostrou. Caso contrário, tanto foco nele também acabará por ser tempo desperdiçado… e já me chega nenhuma das minhas tais teorias mirabolantes ter ganho vida.

 

A Fuga e os Demónios

yakusoku no neverland episodio 12 treino

 

Algo que adorei ver foram as cenas em que nos mostraram as crianças todas a treinar debaixo do nariz da Mãe e ela sem nunca desconfiar. O Norman foi um génio por criar o plano, mas a Emma foi super eficiente a concretizar o mesmo. Aliás, tudo isto apenas foi possível por causa da Emma! Ela foi a peça fundamental que oleou todo a máquina, sem o otimismo e confiança que a Emma passa aos outros e que faz com que acreditem nela, as crianças nunca teriam concretizado tão bem o plano.

Falando no treino, gostei de ter apanhado as dicas e ter acertado que os tais foguetes com garrafas de plástico e os pássaros eram indicativo de que iriam fugir pelo ar! Não imaginava eu que seria desta forma e mesmo não “comendo toda a cena”, ela não me incomodou ao ponto de não acreditar naquilo que estava a ver.

 

yakusoku no neverland episodio 12 foguete

 

Foi bom ver que o Ray estava meio perplexo com tudo, tal como o espetador, já que nós também não sabíamos de nada do que estava a acontecer.

Aliado a isto temos o plano de caça dos demónios. Só sei que quando vi esta imagem abaixo só me deu vontade de rir! Pareceu tão ridículo eles serem demónios e precisarem daqueles paus ou katanas ou lá o quê, para capturarem criancinhas indefesas. Ó demónios, tenham vergonha na cara!

 

yakusoku no neverland episodio 12 demonios

 

Animação, Banda Sonora e Direção

A direção, animação e banda sonora do episódio 12 foram completamente soberbas! Isto tudo fez com que exclamasse no final: mas que episódio! A parte técnica esteve bastante bem e foi muitíssimo competente, principalmente a banda sonora que fez a sua melhor prestação até ao momento (tal como no episódio 11).

O contraste das cores entre mais frias e cinzentas quando estavam a fugir e em tensão, para mais coloridas e vivas nos momentos de treino e também quando se vêem livres daquele mundo, é uma forma extremamente inteligente de expressar os sentimentos dos personagens sem ser preciso mencionar.

A direção e a edição de cenas teve também impecável, ao ponto de eu não alterar exatamente nada naquilo que foi feito! Deu bem para sentir toda a emoção que quiseram transmitir e que a situação exigia. O estúdio está de parabéns, embora muita gente tenha desacreditado nele, na minha opinião fizeram um bom trabalho em adaptar o mangá e transformar o anime em algo que colasse os espetadores ao ecrã.

 


Dúvidas que ficam para a Próxima Temporada

 

  • O que existe para além da casa? O que eles irão encontrar na sociedade?

yakusoku no neverland episodio 12 emma futuro

 

Apesar do raio de luz e da esperança de terem conseguido fugir dali, a Emma e o Ray têm de ter noção que não sabem como a sociedade funciona lá fora. Não sabem o que vão encontrar, se existem demónios ali na floresta, se ainda existem humanos, se vão precisar de armas para se defenderem. Não sabem também que espécies de animais habitam ali naquele momento e se irão precisar de caçar quando os suprimentos terminarem.

É um mundo desconhecido, mas o qual eu tenho curiosidade em descobrir e saber como funciona. Acho que ainda vêm muitos mistérios e aventuras por aí!

 

  • Para que serve a caneta?

yakusoku no neverland episodio 12 caneta minerva

 

Chegámos ao final da temporada sem saber a funcionalidade deste objeto. Se calhar é mesmo só uma caneta… No entanto, a Emma deu-nos uma pista neste episódio: a caneta tem duas letras inscritas nela “W.M”, o que me fez pensar logo no William Minerva, aquela tal pessoa que colocou os códigos Morse nos livros da biblioteca.

Parece-me que este senhor será alguém importante para os próximo episódios e que saberemos muitos sobre a sociedade de demónios e de humanos a partir dele!

 

  • Onde está o Norman?

yakusoku no neverland episodio 10 norman expressao

 

O Norman não está morto e ai de quem me diga o contrário! Eu só quero saber onde raio anda o meu husbando e o que lhe aconteceu, se está bem de saúde, se tem comido bem… Ok, realmente acredito que ele esteja vivo porque não o vimos a ser morto e isso já diz tudo. Será que eles se vão encontrar todos juntos depois? Será na floresta ou na sociedade de humanos? O que vocês acham? Existem tantas possibilidades!

 

  • O que irá acontecer à Mãe e às crianças?

yakusoku no neverland episodio 12 mae e as criancas fuga

 

Depois de terminar o episódio fiquei seriamente preocupada com o que poderá acontecer à Mãe e aos miúdos que continuaram na casa. A Mãe falhou (e muito! Não se esqueçam que ela tinha os produtos de maior qualidade para serem oferecidos ao “Him” e era muito importante ela não errar!) o que pode significar que ela irá sofrer alguma consequência, seja ser morta como a Irmã Krone foi, seja o de ser afastada de ser Mãe da casa… E aí as crianças também seriam levadas para outras fazendas, o que complicaria ainda mais o seu salvamento. Vamos ver o que acontece já em 2020!

 

Opinião Geral do Anime: Recomendo ou Não?

yakusoku no neverland episodio 12 emma final

 

Tenham em atenção que eu estou a escrever isto com base no anime, só e apenas. Não estou a falar do mangá nem a comparar em momento algum.

O anime foi algo que eu gostei muito de acompanhar semana a semana e escrever estas opiniões semanais. Quem me conhece e já leu coisas minhas sabe que se eu não tiver a gostar de alguma coisa não faço o sacrifício de ver até ao fim sequer, simplesmente desisto!

Tal não aconteceu com The Promised Neverland, como não ocorreu com Made in Abyss que analisei no ano passado. Esta obra apresenta-se como uma história de aventura e mistério com bastante drama à mistura. Normalmente não sou tão fã assim de shonen, mas este cativou-me principalmente pelo enredo e pela direção dos episódios.

Confesso que muitas cenas poderiam ter sido melhores realizadas e trabalhadas, e talvez terem sido acrescentadas várias situações que, pelos vistos, foram cortadas da obra original, mas o anime foi bom sim! Para quem não leu o mangá, o anime fez muito bem a sua função, pois aumentou e deu a conhecer a bastantes pessoas o mangá – como me deu a mim que o ando a ler agora.

A minha resposta: Recomendo, claro!

E a vossa, qual é?

 

Yakusoku no Neverland recebe Segunda Temporada... Em 2020

 

Deixo já aqui um spoiler de que irei realizar um artigo sobre “Anime versus Mangá” de Yakusoku no Neverland, assim que terminar de ler tudo o que foi adaptado! Veremos se a minha opinião muda no final da leitura. Espero ver-vos lá para podermos discutir melhor este tema 🙂

 


Últimos Pensamentos Finais:

  • Afinal esta songamonga tem opinião própria. Já me irritava a personagem dela por parecer muito “ai não me toques” e no final o que ela decidiu também foi crucial para a mudança de planos de salvar as crianças das outras plantas!

yakusoku no neverland episode 12 gilda

 

  • Isso são lágrimas de crocodilo… Falso… A mim não me enganas tu (lá estou eu a contradizer-me com o que escrevi acima, ups)!

yakusoku no neverland episode 12 phil lagrima

 

  • Gostei deste pormenor. O Phil estava de chinelos porque não ia fugir, já as outras crianças mais velhas estavam todas calçadas com “sapatos de rua” e a Mãe também percebeu isso e viu que o fogo havia sido posto.

yakusoku no neverland episode 12 phil chinelos

 

  • Ei lááááááá, alguém anda no ginásio! Olhem-me bem esta belíssima peida.

yakusoku no neverland episode 12 demonios gluteos

 

  • Nós, quando estamos à espera que a página carregue para vermos as notas dos exames…

yakusoku no neverland episode 12 criancas penhasco

 

  • O Don nesta cena sou eu a fugir das responsabilidades

yakusoku no neverland episode 12 don salto

 

  • Nossa, que imagem tão deprimente e perturbadora. A Isabella sem qualquer vida nos olhos.

yakusoku no neverland episode 12 mae gravida

 

  • Sayonara, minna! Até à proxima!

yakusoku no neverland episode 12 emma adeus

 

Podem ler a opinião ao episódio anterior aqui: Yakusoku no Neverland – Episódio 11

 

6 comentários

Também deverás gostar de

6 comentários

Roberto Monteiro 3 Abril, 2019 - 13:51

Eu amei o anime, adorei o ultimo episódio e apreciei todas as adaptações!

Eu acho que fazer um comparativo cru do manga para o anime é algo, como posso dizer, um tento quanto errado…
As medias são diferentes, os públicos são diferentes logo a abordagem será diferente! Acredito que o tom escolhido para o anime funcionou bem para o anime, e mais que tudo, acredito que desse jeito venda bem, e é claro que o objetivo é vender!

Faço um comparativo com Nanatsu no Taizai que cortou basicamente toda a história de entrada do Gowther, e eu dei graças a Deus, pois era um arco chato e desnecessário haha

Aguardo ansioso para ver o artigo comparativo e ver se você concorda com as alterações feitas!
E agora é esperar, esperar uma nova temporada em 2020 com muitas mudanças no seu ritmo e estrutura, obvio que a história não terá mais a mesma pegada após a saída deles da casa 😉

Responder
Usagi Wright 4 Abril, 2019 - 0:06

Olá de novo Roberto!

O comparativo que quero fazer entre o mangá e o anime não será completamente “cru” e dividido, digamos que irei fazer o mesmo tendo em atenção cada tipo de media e o seu público, nunca esquecendo no entanto que o anime é uma adaptação do mangá. Acho que quero entender o porquê de tantos fãs do mangá não terem gostado do anime e já que eu queria ler o mangá, junto as duas coisas e faço um artigo ahahah

Fico à sua espera para comentar a minha opinião a esse comparativo, então 🙂

Estou muito curiosa e fiquei entusiasmada com a nova temporada já em 2020! Temos de esperar pouco tempo o que é muito bom.

Obrigada de novo Roberto, comenta sempre!

Responder
Roberto Filho 4 Abril, 2019 - 12:28

Opaa!!!
Eu sei que não faras um comparativo cru!! Exatamente por isso que estou ansioso para ver o artigo.
Mas acredito que, infelizmente, a maior parte das pessoas fez esse comparativo, por isso reclamam hahaha

Responder
LEANDRO SANTOS 3 Abril, 2019 - 20:33

esperava mais da mãe ,sim o seu background foi muito bom com o seu pensamento no amor a ser a sua tábua de salvamento, e aquele promenor da música que passou para o Ray foi ainda melhor, mas ela nunca percebeu que era seu filho? vá, ainda admito que ela tivesse o filho e que ele lhe tenha sido imediatamente retirado, mas já depois de saber de tal facto ela diz já no decorrer do anime, que ele vai partir com uma frieza brutal. para alguém que nos quiseram passar a imagem de alguém com coração isto deixou muito a desejar e deixou-me chateado
até porque tudo o resto que a envolveu no presente foi muito bom, a cobardia, o desistir de ir à procura deles quando desprende as cordas..

fiquei desiludido com o Phil, sim ele é inteligente e acabou por ser parte fundamental em todo o processo, e todas as vezes que apareceu estava a ser perspicaz, mas eu esperava mais, se era para isto não lhe tinha dado “tanto” destaque.

a evolução do Ray foi muito bom, ver a sua cara de espanto ao perceber que todos sabiam do que se passava, e que era possível salvar quase toda a gente foi excelente, tal como a sua atitude positiva quanto ao futuro e que o vai encarar sem considerar os outros um estorvo.

realmente, tantos demónios para umas crianças? sei que são intelegintes, mas acho que não era necessário tanto barulho, assim também era mais fácil escaparem 😀

o Norman está vivo claro, e quem sabe se não tem um aliado como o Minerva.
não era interessante as crianças tentarem ir a outras fazendas? assim a reveolução ainda era maior.
o destino da mãe só me parece que seja a morte, como dizes, esta era a melhor fazenda e ela falhou redondamente.. tenho pena
será que para o ano vão chegar a sair da floresta? tenho dúvidas.

eu também recomendo e muito, basta ler as tuas criticas e os meus comentários 😀
apesar de tudo não posso dizer que em vários aspectos o anime falha em relação ao manga, pois não conheco o manga, o anime falhou sim como conceito orignal ao não caracterizar tão bem as pesonagens como o desejado ou por acelerar as coisas algumas vezes

Responder
Usagi Wright 4 Abril, 2019 - 0:02

Olá de novo Leandro, a esta última análise desta temporada de anime 😀

Eu acho que a Mãe só percebeu que o Ray era filho dela no momento em que o ouve a cantar a tal música. Até lá penso que não sabia que era ele, no entanto mesmo que soubesse não acredito que a reação fosse diferente! Mesmo depois dela descobrir que o Ray era filho dele, ela continuou com o seu trabalho como Mãe, não fez qualquer diferença para ela. Aliás, quando ela achou que o Ray estava no meio daquele fogo todo a sua única preocupação foi “se eu conseguir pelo menos salvar o cérebro”, ou seja, ela é egoísta no fundo e só pensa no seu bem-estar. Por outro lado acredito que ela realmente goste das crianças, até porque é a forma de amar que ela conhece e que lhe é permitida. Não podemos esquecer da forma como ela cresceu e se desenvolveu, realmente parece-me ser alguém perturbado.

Quanto ao Phil.. Nem sei o que dizer, tanto destaque para praticamente NADA! Espero que venhamos a descobrir que ele afinal tem mais importância do que aquilo que aparenta porque realmente senão for assim não entendi o porquê de tanto destaque.

Pelo que entendi, o plano da Emma é salvar as crianças das outras fazendas mas querem preparar-se melhor e perceber também como funciona o mundo lá fora para conseguirem todas sobreviver. Ela finalmente entendeu que tem de sacrificar algo para conseguir alcançar os seus objectivos.

Não sei se a Mãe realmente irá morrer, acho que a Avó a protege demais e vai conseguir safá-la aqui também. Mas estou mesmo curiosa para descobrir!

Provavelmente não! Principalmente se tivermos mais 12 episódios, então aí é que nem vamos ver mais nada na mesma ahahahha

Quanto ao mangá vou ver realmente as diferenças e porque tantos fãs do mesmo não gostaram do anime. Voltarei com um artigo em breve a responder a estas dúvidas!

Obrigada por me acompanhares Leandro, espero-te na próxima! Beijinhos

Responder
LEANDRO SANTOS 4 Abril, 2019 - 19:25

pois.. a parte onde ela se preocupa com as crianças e não com o Ray é que me incomoda, para mim é incoerente. nem digo para lhe dar um tratamento especial, mas pelo menos mostrar algum afecto, ela só mostrou isso pelo seu cérebro 😀
para mim ou era sempre egoista com todos e ia mudando aos poucos a sua personalidade, o que era muito bom, ou então podia ser má com todos, mas assim não gosto..

não tens que agradeçer, vi o anime e li as tuas criticas com muito gosto.
agora fico à espera da comparação com o manga, mas vê lá o que escreves.. não quero ter que comprar o manga antes de o anime acabar 😀

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.