Um Romance Japonês a Não Perder – Asako I & II

por Arthifis
Asako I & II

Olá a todos! 🙂

Tivemos o prazer de ser convidados para ir ver o filme Asako I & II que estreou no dia 17 de outubro e que poderá ser visto nos seguintes locais:

  • Espaço Nimas (Lisboa);
  • Teatro Campo Alegre (Porto);
  • Cinema Charlot (Setúbal);
  • TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra);
  • Theatro Circo (Braga);
  • CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz;

 

O filme é realizado por Ryûsuke Hamaguchi e foi nomeado em 2018 para prémio no Festival de Cannes e no Lisbon & Sintra Film Festival. O filme tem uma duração de 2 horas e é distribuído, em Portugal, pela Leopardo Filmes.

 

O que é Asako I & II?

 

Asako I & II PosterAsako I & II é um filme romântico/dramático que se centra em Asako, uma rapariga que se apaixona por um rapaz – Baku – quando anda na faculdade. No entanto, um dia, Baku desaparece sem qualquer tipo de explicação, deixando Asako destroçada. Alguns anos depois, Asako conhece um rapaz que trabalha na empresa ao lado do café onde ela é empregada. Esse rapaz – Ryohei – é a cara chapada do ex-namorado de Asako. A protagonista ainda tenta manter alguma distância, mas acaba por não aguentar e apaixona-se por Ryohei por este ser tão parecido com o ex-namorado. No entanto, muitos anos depois, Baku volta a aparecer e Asako não sabe o que fazer.

 

Asako I & II – Opinião

Asako I & II Asako and Ryohei

 

Sinceramente, eu não sou muito de ver filmes, sejam eles Japoneses ou não. Para não falar que Anime já ocupa um tempo considerável do meu tempo livre, a verdade é que sempre preferi este tipo de entretimento. De qualquer das formas, tenho a dizer que foram 2 horas bem passadas.

A história não é nada de muito especial, mas, para um romance, foi capaz de captar a minha atenção ao ponto de me ver sentado na beira da minha cadeira expectante com o que iria acontecer de seguida. No entanto, acho que 2 horas é bastante tempo para um filme, principalmente quando haviam algumas cenas que podiam ter sido cortadas visto que não adicionam muito à história ou às personagens.

Fiquei bastante surpreendido da maioria do filme não ter muitas cenas over the top. Se alguma vez viram cinema Japonês, sabem do que estou a falar. Existe uma necessidade enorme da indústria cinematográfica Japonesa de ter interações entre atores como se personagens de Anime se tratassem, algo que muito raramente funciona. Embora tenha havido algumas cenas que me puseram a rir às gargalhadas por serem tão parvas, a maioria do filme seguiu uma direcção mais sóbria. Algo que para mim é um ponto a favor.

 

Asako I & II Análise

 

Asako I & II – O ritmo narrativo

Existem algumas cenas que poderiam ser cortadas ou diminuídas. Uma das cenas que se alongou demasiado foi a parte em que existe um terramoto. Sinceramente, achei que metade dessa parte do filme não era necessária e que iria cortar uns bons minutos ao tempo total do filme. De qualquer das formas, para além dessa parte,flow foi rápido o suficiente para me manter desperto. Claro que ajuda que algumas das cenas que poderiam ter demorado menos tempo me fizeram rir às gargalhadas. Se bem que penso que não era esse o objectivo, mas pelo menos diverti-me.

Algo que adorei no filme foi a fotografia. Várias cenas são passadas no interior das casas e adorei ver a representação do Japão moderno ao longo do filme. Embora existam bastantes cenas estáticas, o realizador conseguiu fazer com que eu me sentisse como se tivesse dentro de casa com as personagens e não numa sala de cinema.

 

Asako I & II – Conclusão

Asako I & II Main Role

 

Em suma, foi uma excelente experiência. Asako I & II conseguiu fazer com que me apaixonasse pelas personagens. Quer dizer, também conseguiu fazer com que eu passasse a odiar essas mesmas personagens ao longo do filme, acabando por me apaixonar novamente mais para o final. Talvez não seja uma história que seja bastante relacionável à superfície. No entanto, quando pensei no meu grande amor (não correspondido) da secundária e quantos anos tiveram de passar para eu de facto sentir que não deixaria tudo por ele, até que faz mais ou menos sentido xD

Se gostam de um bom romance, aconselho-vos a ir ver! Penso que irão gostar. É verdade que o filme é extenso, mas como acontece tanta coisa e existem tantas cenas que te irão fazer rir às gargalhadas, Asako I & II acaba por passar bem rápido.

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.