Utaite – A Ascensão Vocaloid!

por Raquel Cupertino
Utaite - A Ascensão Vocaloid!

Utaite é um termo japonês destinado às pessoas que fazem cover de músicas japonesas, previamente produzidas por outros compositores, cantores ou mesmo bandas. É extremamente frequente estarem associadas a openings e endings de animes, bandas sonoras de jogos, J-Pop e música Vocaloid.

De um modo geral, o significado de Utaite é confundido com a denominação Vocaloid. Mas então qual a diferença?

Vocaloid trata-se de um género musical produzido por um software de produção de voz, que tem como objectivo transformar a voz de quem canta. A fama deste género é algo transcendente e que afecta a maioria dos jovens dos quatro cantos do mundo. As músicas originais Vocaloid possuem especial destaque e fazem parte das preferências da comunidade “utattemita” (denominação que traduz a comunidade Utaite).

 

Vocaloid – Como tudo começou

A franquia Vocaloid começou com um simples lançamento de vídeos de cover, no conceituado site Nico Nico Douga, rapidamente tornou-se viral na sociedade nipónica. Tais artistas são muito procurados em eventos como o Comic Market e o Vocaloid Master para atuações e, inclusive, venda de CD’s de compilações deste género musical.

À medida que procuramos no youtube ou mesmo em diversas redes sociais, como blogs e tumblrs, encontramos diversos vídeos ou listas de reprodução envolvendo muitos dos artistas mais aclamados nesta categoria. Ocasionalmente, estes colaboram uns com os outros, geralmente em duetos.

De entre os nomes mais vibrantes do mundo das covers digitais temos: Valshe, Piko, Clear, 96Neko e Tourai (cantor e produtor de Vocaloid). Deixo-vos, já de seguida, exemplos de dois dos nomes que referi anteriormente:

 

Utaite – A Ascensão Vocaloid | Piko

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”sUlxJTYWvjY”]

 

Utaite – A Ascensão Vocaloid | 96Neko

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”SCMTLyIBvDQ”]

 

Portugal não fica atrás no que diz respeito a este furor. O ptAnime descobriu uma doce Utaite, que lançou recentemente o seu primeiro Yutaite (videoclip Utaite no youtube), de seu nome “Haru”. Apresentamos agora o que de melhor se faz em Portugal relativamente à arte nipónica (voz original):

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”SfPrZwYRnIk”]

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.