Fruto de um desafio no Iberanime Lisboa 2022, adquiri o manga The Case Files of Jeweler Richard (Housekishou Richard-shi no Nazo Kantei). Admito que a minha memória é horrível. Tão horrível que, quando vi o volume 1 pela primeira vez, era-me um total desconhecido.
Porque a escolhi? Porque o design é muito bonito, estilo josei com dois protagonistas totalmente bishounen, tal e qual como eu gosto. Além disso, era um primeiro volume, e quem vai a eventos sabe o quão difícil é encontrar um primeiro volume de um manga (muito menos de um tão underground e em inglês).
Após ler a sinopse apercebi-me que já tinha feito um test-drive algures no tempo – que mais tarde percebi que poderá ter sido na altura que assisti ao primeiro episódio da sua adaptação anime.
Vale a pena ler The Case Files of Jeweler Richard?
Factos sobre esta obra:
- O original é um light novel de Nanako Tsujimura, publicado em 2015;
- Foi adaptado a manga em 2019, na revista Comic ZERO-SUM;
- O manga possui character design de Utako Yukihiro (Uta no☆Prince-sama♪) e arte de Mika Akatsuki;
- Teve adaptação anime na Temporada de Inverno de 2020 mas que passou despercebida no ocidente, pelo menos que me tenha apercebido.
Admito que, apesar de ter achado piada ao anime, na altura não me cativou o suficiente para continuar a assistir. O mesmo não aconteceu com o manga.
The Case Files of Jeweler Richard – Sinopse
Quando Seiji Nakata salva o belo jovem avaliador de joalheria de um grupo de agressores bebados, ganhou mais do que poderia desejar! O avaliador trata-se de Richard Ranasinghe de Vulpian, um brilhante e misterioso inglês especialista em joalheria. Seija contrata-o para avaliar uma jóia de família… E isto foi só o início.
Juntos, desvendam os mistérios por detrás do coração das pedra preciosas – e daqueles que as possuem.
A história começa de forma um pouco abrupta com imensos encontros “fatídicos” típicos clichés que não magoam. Tudo para arrebatarem-nos com o passado do protagonista Seiji, a pesada herança familiar deste deixa-nos na dúvida sobre o percurso do mesmo. Honestamente, após ler o primeiro capítulo, pensei que ele iria usar alguns dotes familiares e que a narrativa iria entrar assim em algo obscuro de ação, ou máfias.
Nada disso!
À medida que avancei no volume, surpreendi-me com o cuidado que a autora teve em explicar fundamentos técnicos de avaliação de pedras preciosas, de geologia/minerais e de como o negócio de avaliação de joalheria funciona. Para mim: tudo suminho do bom!
Adoro mangas com alguma expertise, onde possa aprender, que me adicionem algum conhecimento enquanto desbravo toda a narrativa e suas personagens. Este foi uma ótima surpresa em termos de conteúdo informativo.
Mas nem tudo o que me apaixonou foi informação!
O Volume 1 de The Case Files of Jeweler Richard é composto por dois grandes arcs:
- Justice of the Pink Sapphire (A justiça da Safira Rosa)
- Truth of the Ruby (A verdade do Ruby)
Se por um lado o primeiro arc me emocionou, o segundo conquistou-me com tudo o que mostrou e o mar de interpretações deixadas em aberto que me fazem querer comprar JÁ o Volume 2.
Passo a explicar, sem querer entrar em spoilers The Case Files of Jeweler Richard tem uma forma muito peculiar de comunicar. Vemos as sms a serem trocadas entre os intervenientes, conseguimos ler (muito) grandes diálogos e reflexões sobre os mais variados temas.
Seiji é extremamente honesto, um defensor de justiça! E Richard é um reservado pensador cuja a história e seus objetivos pouco ou nada são relevados neste primeiro volume.
Ao contrário do que podem pensar nesta dupla não há nenhum elemento mais “burrinho” que outro. Mesmo o Seiji sendo menos conhecedor de jóias aprende rápido, é curioso, perspicaz e cria uma dupla muito interessante com Richard.
Ver temas como os valores japoneses, a homossexualidade e como esta é vista no Japão, o quão a honestidade das nossas palavras pode ser mal interpretada por outra pessoa e levar a situações complexas; são alguns dos temas que lemos ao longo do primeiro volume e que me deixam ruidinha de curiosidade para ler mais!
É um manga que vai agradar a todos?
Não acredito que seja um manga que vai agradar a todos. O público-alvo é josei e quem gosta de obras dessa demografia. Existe um floreado na relação entre Seiji e Richard que nos faz shippar forte pelos dois, ao mesmo tempo que possui diálogos e um ritmo narrativo de slice of life.
Em suma, acredito que apenas atrairá amantes de obras que envolvam o desenrolar de acontecimentos/aventuras de fácil resolução, que envolvem alguma expertise e com protagonistas muito atraentes (e cujo objetivo é maravilhar os leitores com as suas interações fofinhas e divertidas).
Vale a pena ler The Case Files of Jeweler Richard?
Expectativas e potencial
A partir daqui poderás contar com spoilers pelo que se não leste sugiro ficares por aqui. Se mesmo assim quiseres ler, espero que gostes e qualquer dúvida ou comentário basta escreverem na caixinha em baixo!
Não sei quando comprarei os próximos volumes (quem sabe no Iberanime Porto), mas estou ansiosa para o fazer! O volume termina com uma insinuação de que Richard poderá estar a ser conquistado – sem querer – pelo Seiji, tudo isto por este último não ter noção do peso das suas palavras e manifestações de afecto para com o seu adorado patrão!!
O meu inner gritou muito histericamente nesse momento.
Além disso temos o interesse amoroso de Seiji, de que forma ela se vai envolver na história? Qual será o seu papel? Mais, não sabemos nada sobre Richard… Será que irão continuar nesta linha de cliente-história-resolução com ensinamento? Quer-me parecer que será algo nas linhas de obras como Elegant Yokai Apartment Life e
Dr. Ramune: Mysterious Disease Specialist.
E vocês, já conheciam esta obra? Deixem as vossas opiniões e sugestões (quiçá de outros mangas josei) nos comentários!