Vatican Miracle Examiner – Análise

por Raquel Cupertino
Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime
Vatican Miracle Examiner – Análise

 

Nas minhas primeiras impressões à série referi que Vatican Miracle Examiner suscitou em mim um misto de excitação com uma intensa suspeita de que algo não ia correr bem. Pois bem, caso para dizer que mesmo após ter assistido os meus sentimentos continuam bastante ambíguos. Tal como a dualidade entre Diabo e Deus, também Vatican Miracle Examiner é caracterizado por uma atração por pólos opostos do mesmo espectro: o muito bom e o muito mau!

 

Vatican Miracle Examiner – Enredo

Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

 

A história é uma espécie de Sherlock Holmes cristão que, onde quer que a dupla vá analisar milagres, mortes e desgraças acontecem. Em adição, a relação entre a dupla de investigadores é tão ambígua quanto a de Haru e Rin de Free!. Viva o fanart!

Em suma, pouco promissor…

 

Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

 

Mas e se eu vos disser que a parte das investigações é “nível Sherlock Holmes”? Ok, talvez não assim tão boa, mas de uma qualidade francamente acima da média.

Tal como referi nas minhas primeiras impressões, a série não segue uma linha narrativa coerente no que diz respeito às personagens. O enredo é por “casos”, semelhantes a séries policiais americanas, e os protagonistas são apenas motores da história que nos mostram aquilo que não conseguimos ver numa primeira instância, e não verdadeiros protagonistas cujo enredo gira em torno dos mesmos. Em boa verdade, a história peca quando “tenta” caracterizá-los ao inserir o seu passado quase como algo fantasioso ou mais obscuro do que na realidade o é.

 

Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

 

Em compensação, os casos de investigação são incríveis! Verdadeiros milagres narrativos! Há muito que não ficava confusa com algum mistério e verdadeiramente surpreendida no final. Ao contrário do que a premissa possa levar a crer, é um anime bastante científico e com bases históricas (verdadeiras ou não) bastante assentes.

 

Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

 

Vatican Miracle Examiner – Ambiente

Por entre esta dualidade de fantasia e realidade, o ambiente vem ajudar a nos confundir! Toda a experiência positiva que Vatican Miracle Examiner nos oferece advém da conjugação meticulosa entre som – cor – animação. Há um cuidado exacerbado em tentar tornar todo o ambiente obscuro, quase gótico, ideal para uma história pesada. Além disso, a produção primou em fornecer as dicas visuais necessárias para compreendermos a resolução dos “milagres”. Visualmente é uma obra forte, não existe grande filtro nas mortes e muito menos nos assassinatos. Esta obra foi criada com o intuito de potenciar ao máximo o suspense, uma tentativa clara de o tornar numa espécie de triller.

 

Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

 

 

Em termos de banda sonora, vai muito de encontro ao que disse nas primeiras impressões, não é fabulosa, mas está bem colocada. O recurso a músicas gospel, góticas e associadas à religião cristã, maioritariamente, enriqueceram, sobretudo, os momentos de contemplação entre pontos altos narrativos, criando a necessidade no espetador de estar sempre atento.

 

Vatican Miracle Examiner – Juízo Final

Em suma, é uma obra com altos e baixos demasiado discrepantes. Não desgostei de a assistir, inclusive gostei bastante da maioria das histórias, mas o “sumo” da obra não faz qualquer sentido! As personagens aparecem e desaparecem, depois já têm um papel preponderante, não há um cuidado para sermos consistentes entre fantasia e realidade. Enfim, é uma salada russa de conceitos interessantes, mais ou menos bem colocados, mas com adereços que nos distraem em vez de cativar.

Para quem gosta de mistério e suspense, e não necessite de uma história base coerente, este é um bom título, é suficientemente bom para o prender só por esse ponto. Para quem prima por algo de qualidade superior, passe à frente!

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.