Vatican Miracle Examiner – Primeiras impressões

por Raquel Cupertino
Vatican Miracle Examiner - Análise - ptAnime

Título: Vatican Kiseki Chousakan / Vatican Miracle Examiner
Adaptação: Novel
Estúdio: J.C.Staff
Demografia | Género: Drama, Mistério, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível

 

Vatican Miracle Examiner – Primeiras impressões | Enredo

Vatican Miracle Examiner suscitou em mim um misto de excitação com uma intensa suspeita de que algo não ia correr bem.

A razão está assente nos elementos que compõem a premissa: exorcistas do Vaticano que viajam pelo mundo para investigar supostos milagres e classificá-los como verdadeiros ou falsos. Do ponto de vista de mistério é interessante, confesso que me senti de imediato atraída pelo que seria objeto da história.

 

E não posso dizer que não me arrependi…

 

Vatican Miracle Examiner - Primeiras impressões

 

No entanto, se existe obra que deve obedecer à “regra dos três episódios” é esta! O primeiro episódio é muito “aleatório”: as personagens surgem na tela em conjugação com uma série de eventos muito catastróficos. Um início bastante semelhante a policiais americanos em que, supostamente, os protagonistas são inseridos numa trama que devem eles mesmos decifrar.

 

Vatican Miracle Examiner - Primeiras impressões

 

É um pouco diferente do que estou habituada a ver em séries anime, não há um “início da história”, mas sim um “início de caso”. E se encarar-mos Vatican Miracle Examiner dessa forma, as coisas tornam-se bastante interessantes! No meio de todo o frenesim, de exageros religiosos e milagrosos, a linha condutora existe e fica realmente aliciante. Depois do segundo episódio, só desejamos que chegue o terceiro para saber mais pormenores sobre este caso cada vez mais complexo e com variáveis que nos conseguem surpreender.

 

Vatican Miracle Examiner - Primeiras impressões

 

Vatican Miracle Examiner | Ambiente

Do ponto de vista da animação, o ambiente pareceu-me um colégio internato masculino inserido num estereótipo de mosteiro religioso obscuro e imponente. É um anime pesado tanto em cores como banda sonora, onde maravilhosas melodias sacras e góticas adornam os 20 minutos da série!

 

Vatican Miracle Examiner - Primeiras impressões

 

A exceção na qualidade remonta aos temas de abertura e encerramento, que ainda estou a tentar perceber o que lhes deu para aquela escolha musical, completamente fora de contexto, na minha opinião.

 

Vatican Miracle Examiner - Primeiras impressões

Continuo sem perceber esta refeição a dois no ending

 

Vatican Miracle Examiner | Potencial

Uma versão animada de “O nome da rosa” que me deixou com água na boca e com as expetativas em modo crescendo.

Escusado será dizer que é uma espada de dois gumes. Os elementos narrativos são imensos e a mistura entre fantasia e ciência, naquele contexto, deixam-me um pouco de pé atrás. Na minha opinião, ou eles se focam muito bem em resolver este caso e o elevam a um exponencial de CSI clerical, ou a probabilidade de desmoronar será superior ao número da Besta.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.