Ver Yesterday wo Utatte Foi Uma Perda de Tempo

por Arthifis
Yesterday wo Utatte Análise

Olá a todos! A temporada de primavera de 2020 está praticamente a acabar, o que significa que está na altura de escrever algumas análises. Um dos Animes que tenho vindo a seguir religiosamente nas últimas 12 semanas foi Yesterday wo Utatte (Sing Yersterday for Me em inglês) e deixem-me vos dizer… Embora tenha gostado do Anime no seu geral, a história em si foi uma perda de tempo.

A premissa era excelente e as personagens tinham um passado suficiente para serem complexas e interessantes. No entanto, tudo acabou por não estar ao nível das expetativas. Irão existir alguns spoilers ao longo desta análise, portanto considerem-se avisados. Embora não tenha bem a certeza que se possa chamar spoiler a uma coisa que já se estava à espera desde o primeiro episódio.

 

Sinopse

Yesterday wo Utatte Haru

 

Para os que não viram Yesterday wo Utatte, deixem-me vos explicar a premissa do Anime. Yesterday wo Utatte segue a história de Uozumi Rikuo – um rapaz que se vê sem rumo depois de sair da faculdade e acaba por se deixar ficar num trabalho part-time numa loja de conveniência. Outra coisa que ele também não conseguiu ultrapassar dos seus tempos de estudante foi o seu amor pela colega Morimone Shinako que agora é professora de liceu.

Um dia, uma rapariga energética e fofinha aparece na loja. Rikuo não se lembra dela de todo, mas Nonaka Haru parece bastante interessada nele e faz de tudo para ter qualquer tipo de relação com ele, mesmo que seja só amizade. Como é fácil de adivinhar, o Anime acaba por cair num triângulo amoroso entre Rikuo, Haru e Shinako. Bem, quatro se consideramos Rou que aparece mais tarde, apaixonado por Shinako.

 

Pace Extremamente Lento

Yesterday wo Utatte Shinako

 

A primeira coisa para a qual tens de estar preparado quando começas a ver Yesterday wo Utatte é a sua história extremamente lenta. No seu geral, não tenho problemas com Animes de pace lento. Sou fã de slice of life que, como sabemos, não é conhecido pelas suas histórias rápidas e cenas cheias de ação. No entanto, o pace de Yesterday wo Utatte é tão lento que anda literalmente para trás em alguns episódios. Acabaste de ver um episódio cheio de emoção onde uma das personagens evoluiu bastante? Não te preocupes, voltará ao seu estado anterior um ou dois episódios depois. Isto traduz-se em mau desenvolvimento de personagem, visto que acabas por não entender o que impulsiona as personagens a comportarem-se desta ou daquela maneira.

Aqui vai um exemplo: a principal âncora de Shinako é a morte do seu primeiro amor. Claro que tal evento se traduz em ela ter imensa dificuldade em entrar em qualquer tipo de relação amorosa – faz sentido. Apesar disso, depois de ver um episódio dedicado a ela, onde Shinako volta à sua terra natal e parece finalmente ultrapassar a morte do seu ex-namorado, uma pessoa pensa que ela vai finalmente andar com a vida para a frente. Em vez disso, depois de um par de episódios, a personagem volta ao seu estado normal e continua a conduzir Rikuo para uma relação que pode ou não acontecer.

 

Yesterday wo Utatte Haru Maid Outfit

 

Este tipo de problema acontece com as quatro personagens principais. Sempre que existe uma cena em que parece que vão crescer bastante, acabam sempre por regredir passado alguns episódios. Até Rikuo, que de facto muda a sua abordagem em relação à sua carreira, parece manter-se sempre igual na vertente romântica. Isto é, sem contar com último episódio, mas já lá vamos.

Basicamente, o Anime tem muita palha ao longo dos 12 episódios. Algo que eu não me importo quando estou a ver slice of life (até certo ponto, claro). No entanto, se a história vai ter romance pelo meio, é bom ver algum tipo de evolução ao longo do Anime. Especialmente quando o final foi apressado e nada gratificante. Parece que o Anime começou com uma ideia excelente, mas depois arrastou-se ao longo da temporada para responder à quota de episódios a serem lançados. Atenção: estou a falar do Anime, a manga pode ter sido escrita de uma maneira mais aliciante.

 

Final Dececionante e Previsível

Yesterday wo Utatte Rikuo and Shinako

 

Alerta Spoiler


Spoiler gigante nesta seção visto que vou falar sobre o final. Salta esta parte se estiveres interessado em ver o Anime. Mas, novamente… Não estávamos todos à espera que Yesterday wo Utatte acaba-se assim?


 

Nos últimos episódios, Rikuo e Shinako começam finalmente a namorar. Embora não sei se possa chamar namoro a um casal adulto que passa meses sem fazerem nada ternurento um outro… Nem um beijo sequer! Enfim… Isto acontece porque a Shinako continua presa ao seu passado (mesmo com o episódio mencionado anteriormente). Ou seja, as coisas não parecem lá muito bonitas e (surpresa, surpresa) as duas personagens acabam por romper o namoro e ficar só como amigos.

Rikuo vai ter com a Haru para lhe dizer que a ama, mesmo que nunca tenha havido uma pista para tal ao longo da história, e Shinako decide dar uma hipótese a Rou. Para enquadrar: Rou é o irmão mais novo do primeiro amor de Shinako que morreu. Portanto, depois de 12 episódios, a Shinako acaba por manter a sua vida tóxica de não andar com a vida para a frente. Não sei bem porquê, mas algo me diz que uma relação entre Rou e Shinako é um desastre prestes a acontecer.

Sinceramente, eu até poderia aceitar um final destes se Rikuo e Shinako tivessem demonstrado um interesse romântico por Haru e Rou, respetivamente. Mas, não! Rikuo não é de todo meigo para com Haru e muitas das vezes parece simplesmente aborrecido com ela. Por outro lado, Shinako sempre viu Rou como família, mas especificamente como se fosse um irmão mais novo de quem tem de cuidar. Portanto, fazerem uma volta de 180º no último episódio sem qualquer tipo de consistência para que as personagens acabem com os ships favoritos não faz sentido nenhum. Algo que deveria ser um momento fofinho, acaba por ser só irritante. Honestamente, nem acho que a história acabe da melhor forma. Nem para Haru, nem para Rou visto que ambos merecem bem mais… Mas isso é uma história para outro dia.

 

As Partes de Yesterday wo Utatte Que Gostei

Yesterday wo Utatte Rou

 

Não quero tornar esta análise numa rant. A verdade é que existem várias coisas que gostei em Yesterdat wo Utatte. Mais do que tudo, os meus sentimentos fortes em relação ao Anime vêm de acreditar que houve muito potencial desperdiçado. Esta história podia facilmente ter sido um dos melhores romances de sempre. No entanto, acabou por ser uma confusão total e posicionar-se bem lá no fundo da minha lista.

O que se destaca principalmente é a animação. Yesterday wo Utatte é simplesmente lindo. As imagens de fundo então são deslumbrantes e muito perto da realidade. As personagens também estão bem desenhadas e, embora possam parecer um pouco simples quando vistas ao longe, na maioria das vezes são bastante boas. Sendo este um Anime de romance, é claro que não existem muitas cenas com ação. De qualquer das formas, os criadores fizeram um bom trabalho a manter o movimento ao longo das cenas para as tornar dinâmicas e interessantes de se ver.

Também gostei da Haru que é uma personagem interessante desde o primeiro momento que aparece em cena. Algo que significa que, mesmo sem grande desenvolvimento ao longo do Anime, é agradável de se ver. Isso dito, continuo sem perceber como uma rapariga como Haru andaria atrás de um rapaz que não tem interesse nela durante tanto tempo. Mas acredito que isso seja culpa da história e não da personagem em si.

 

Vale a Pena Ver Yesterday wo Utatte?

Yesterday wo Utatte Rikuo taking a photo

 

Sinceramente, no seu geral, gostei de ver o Anime. No entanto, continuo a dizer que foi uma perda de tempo. A não ser que sejas viciado(a) em Anime como eu e segues vários Animes a toda a hora, não vejo uma razão para pegares em Yesterday wo Utatte. Existem demasiados episódios obsoletos que estarem lá ou não seria a mesma coisa. É que nem servem para gostares mais (ou menos) de uma personagem – estão simplesmente lá e pronto.

O final também é dececionante e uma confusão pegada. Basicamente reafirma que a maior parte da história é uma perda de tempo. No fim de contas, as personagens parecem acabar no mesmo degrau que começaram. Sim, agora namora, mas onde está o desenvolvimento de personagem? Rikuo muda de ideias no último segundo que não é explicado anteriormente. Shinako decide continuar a sua vida pouco saudável ao escolher ficar com Rou. Haru acaba com uma pessoa que não a merece. Por fim, Rou acaba com alguém que irá fazer com que seja comparado com o irmão para o resto da vida (que é o problema principal dele).

Portanto… Não posso recomendar ver este Anime a ninguém. É uma pena, visto que era promissor. De facto, era tão promissor que no início da temporada pensei que fosse acabar no meu top 3 Animes da temporada de primavera. Infelizmente, não é esse o caso. Se achas que já visto tudo o que é romance e procuras assim uma pérola escondida, recomendo-te veres Natsuyuki Rendezvous como alternativa.

 

 


Artigo original do meu blog pessoal – AnimeShelter

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.