Vinland Saga – Episódios 1, 2 e 3 Opinião

por André Rodrigues
Vinland Saga - Episódios 1 2 e 3 Opinião

Título: Vinland Saga
Temporada de Estreia: Verão 2019
Estúdio: Wit Studio
Fonte: Manga
Género:
Action, Adventure, Historical, Drama, Seinen

 

Finalmente já começou a temporada de verão de 2019, e com isto temos, novos animes para ver e outros para adicionar ao buraco negro ao qual chamamos Plan To Watch List. E do monte de novas estreias, eis que surge Vinland Saga, um dos animes com potencial para candidato de melhor da temporada, ao lado de Dr.Stone e Fire Force.

Sendo esta uma obra sobre os nossos famosos amigos do norte, os vikings, facilmente já fico empolgado, mas após diversas vezes me recomendarem Vinland Saga, devido a ser fã de Berserk (o manga óbvio xD), fez com que este manga estivesse sempre no meu radar. Infelizmente, até hoje ainda não o comecei a ler (um pouco por preguiça…), mas após descobrir que iria haver uma adaptação anime da obra decidi então esperar para assistir e ver do que se tratava, fazendo assim com que este fosse um dos animes que mais aguardava esta temporada.

Mas sem mais demoras vamos começar esta jornada semanal e falar dos três primeiros episódios de Vinland Saga!

 

Vinland Saga – Episódios 1, 2 e 3 Opinião

 


AVISO: Este artigo contêm spoilers!

No caso de preferirem ler uma apreciação mais curta e sem spoilers aconselho este artigo do meu colega Roberto:

Vinland Saga – Primeiras Impressões


 

Uma boa dose de build up

O momento em que vi a notícia de que o anime iria estrear com 3 episódios deixou-me realmente empolgado, pois teria mais conteúdo para assistir e imaginei logo que os primeiros episódios seriam ao estilo de episódios de 1 hora, que muitos animes atuais tem tendência a fazer. Ou seja, teríamos logo um bom desenvolvimento do mundo, das personagens, e das relações entre eles e obviamente algum plot, tudo isto sem nos espetarem na cara muita informação de seguida. E realmente, foi isso que aconteceu!

Foi-nos dado a conhecer o mundo de Vinland Saga, que retrata o nosso mundo durante a Era Viking, e para ser sincero está bastante fiel com a realidade, desde os eventos e personagens históricas até aos costumes do povo dessa altura. Tornando o anime bem mais realista e interessante, chegando até, a ser educativo.

 

 

Quanto à história, tenho que admitir que esperava mais desenvolvimento neste aspeto, para 3 episódios tivemos um progresso muito lento. O plot começou a se manifestar para o segundo episódio, com a chegada dos Jomsviking a Iceland, e só no final do terceiro episódio é que se pode sentir que as coisas vão começar a ficar sérias. Mas atenção, não aponto isso como um aspeto negativo, pelo contrário, achei ótimo haver uma introdução que nos prepara lentamente para o enredo.

E mesmo que o desenvolvimento da história tenha sido escasso, as personagens introduzidas foram o verdadeiro destaque.

 

Thors e a malta

Foram nos apresentadas diversas personagens, maioritariamente habitantes de Iceland. De momento, não irei falar de todos (porque senão não sairia daqui), mas apenas de 3 personagens que mais me chamaram à atenção. Começando por quem possuiu maior desenvolvimento e destaque, no decorrer dos episódios, que foi, definitivamente, Thors, pai de Thorfinn.

E admito que me rendi completamente ao personagem. E porque não haveria de o fazer? É-nos introduzido de maneira badass a dizimar um exército completamente sozinho, num segmento cheio de ação e adrenalina, acompanhado de uma bela animação.

 

Vinland Saga - Episódios 1 2 e 3 Opinião

 

Realmente se trata de alguém que não deve ser subestimado, nem mesmo Floki, comandante dos Jomsviking, se atreve a desafiá-lo com um grupo de soldados experientes, já que nem assim garante a vitória. Mas Thors vai muito mais além do que um excelente guerreiro, e, também, foi esse outro lado que me cativou bastante.

Vimos que se tratava de alguém que vivia apenas para lutar, e que após fugir de combate, tornou-se numa pessoa gentil e atenciosa com qualquer vida e com desprezo a conflitos. E isso pode ser visto diversas vezes, mas gostava de destacar dois grandes momentos:

  • Primeiro: Na cena em que Thors tenta salvar um dos escravos de Halfdan.

Notava-se o quão desesperadamente ele tentava trazer o escravo de volta à vida e libertá-lo da posse do seu escravizador, chegando até a oferecer uma pequena fortuna para tal. Mostrando o quão ele valorizava a vida do escravo, mesmo nas portas da morte, que para alguns seria algo impensável.

 

Vinland Saga - Episódios 1 2 e 3 Opinião

 

  • Segundo: A conversa com Thorfinn.

Após Thorfinn encontrar a adaga do pai, Thors intervem e conversa com ele para o afastar de ideias relacionadas com assassinato e guerras, mas infelizmente, a criança não o escuta. Thors, mais que ninguém, sabe o quão horrenda é a guerra e o que é tirar a vida a alguém. E, obviamente, não deseja que o seu filho carregue esse fardo também.

 

 

No fundo, Thors é um personagem fantástico e verdadeiramente respeitável!

Mas agora deixando de ser fanboy do Thors, ainda tenho dois personagens que me chamaram à atenção e que espero ver muito mais deles daqui para a frente.

Thorfinn, um caso que estou para ver como se vai desenvolver. De momento, é apenas uma criança ingénua que procura ser visto como um guerreiro para acompanhar o pai na guerra, mas pela opening e os vídeos promocionais vê-se que irá passar por muito e não será um caminho agradável. Sinceramente, é um dos personagens que espero ter melhor desenvolvimento da série.

 

Vinland Saga - Episódios 1 2 e 3 Opinião

 

E por fim, Askeladd outro que, para mim, está no mesmo patamar de Thorfinn. Ainda não foi revelado muito dele, mas vejo que é mais do que aparenta ser. Para aceitar assassinar Thors, um trabalho quase suicida, é preciso ser bem experiente e bastante confiante na vitória, o que me leva a pensar que terá uma carta na manga, possivelmente Bjorn, que pelo o que vejo se trata do Berserker do bando. Mas acredito que teremos mais certezas para o próximo episódio.

 

 

Parte Técnica

Bem, para um manga cujo eu já ouvi que não seria possível adaptar para anime, tenho que admitir, a Wit Studio está de parabéns. Comparando o design de alguns personagens, posso admitir que a adaptação está bem fiel à obra. E, sinceramente, não posso apontar um momento em que diga que a animação esteve horrível ou incompleta, muito pelo contrário foram-nos apresentados diversos momentos deslumbrantes, e bastante fluídos.  Só espero mesmo que consigam manter este nível de qualidade daqui para a frente.

 

 

Quanto ao som, especificamente, o voice acting é outro ponto que tenho que apontar na positiva. Escolheram as pessoas ideias para representar as personagens. Cada voz encaixava na perfeição! Cheguei até a achar engraçado o quão natural é ouvir vikings a falar japonês. A banda sonora faz perfeitamente o seu trabalho ao criar clima para as várias cenas, mas por enquanto não houve assim nenhum tema que se destacasse para além da opening e ending, que estão garantidas na minha playlist.

 

Vinland Saga – Episódios 1, 2 e 3 Opinião | Juízo Final

God, três episódios já estão, e que episódios fantásticos foram! Tudo pode ter progredido de maneira lenta, mas daqui para frente conto que as coisas mudem, especialmente para o próximo episódio, que estou bastante ansioso para assistir. E bem queria eu ir ler o manga agora, mas para manter uma análise mais fiel apenas ao anime, vou-me controlar até ao fim (socorro).

 

 

Gostava de pelo menos saber para onde a história se vai direcionar, de momento apenas assumo que tudo acabe com a ida de Thorfinn para Vinland na esperança de conseguir uma vida melhor. Devido a falarem várias vezes de Vinland como um lugar perfeito longe de problemas e, especialmente, devido ao nome da obra (Duh!). Mas como, até ao momento, o manga não está completo dificilmente posso concluir isso e, especialmente, com o que sei até agora.

Mas quero é saber a vossa opinião a cerca destes episódios! Para quem leu o manga, acham que foram bem adaptados estes episódios? Para o resto, digam o que acharam e o que esperam para os próximos episódios?

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.