Wonder Egg Priority – Análise Provisória

por Maria J Oliveira

Maldição! A conclusão desta história só será revelada ao público daqui a uns meses, sob a forma de “especial televisivo”. Uma vez mais, a minha paciência é testada, agora pelos estúdios CloverWorks, responsáveis igualmente esta temporada por uma sequela atroz que traiu o material original e deixou milhares incrédulos. Espero não ser surpreendida pela negativa no final de Junho!

Wonder Egg Priority – Análise Provisória

De momento, só posso avaliar o conjunto de doze episódios que compõem Wonder Egg Priority, série original escrita por Shinji Nojima, guionista prolífero no setor dos doramas, e realizada por Shin Wakabayashi. Incluído no catálogo de inverno de 2021, é uma obra que se destaca de imediato pelo colorido e pelos muitos elementos visuais, desde toilettes carismáticas a olhos carregados de emoção e terríveis monstrinhos a explodir em diversos tons fluorescentes.

 

Wonder Egg Priority – Análise animação

 

Alto e pára o baile!

Sim, esta é uma fantasia com umas pinceladas de terror, pelo menos na minha opinião. As quatro jovens personagens principais travam amizade ao mesmo tempo que se esforçam para devolver à vida e à realidade pessoas que lhes eram próximas e que cometeram suicídio sem deixar carta de despedida. Para alcançar esta meta, as raparigas devem adquirir uns ovos mágicos que, ao se abrirem no mundo dos sonhos, revelam meninas perdidas que devem ser protegidas de criaturas malignas; personificações de sensações negativas e traumas pessoais.

As próprias protagonistas são, também elas, vítimas de experiências traumáticas em maior e menor grau: Ai não frequenta a escola pois sofre bullying e a única amiga que tinha atirou-se de um para-peito; Neiru foi quase morta pela irmã e não percebe o que provocou o suicídio da mesma; Rika é uma ex-idol com uma mãe negligente e que pode ter ajudado, indiretamente, a sua maior fã a desistir de viver; Momoe é uma adolescente frequentemente confundida com um rapaz atraente a quem as meninas do colégio se declaram, sendo a sua melhor amiga a única que a ama como a jovem mulher que é, ainda que o amor não seja recíproco.
Os temas são pesados, em puro contraste com o que os visuais de apresentação possam sugerir.

 

Virtudes

A série tem uma componente de verosimilhança que vale a pena reter. As temáticas exploradas, como a dor, o trauma e os problemas inerentes aos relacionamentos sociais, fazem com que seja fácil identificar-nos com alguma personagem, nem que seja só numa determinada situação.
Outro aspeto é a evolução das personagens ao longo da narrativa. Se fossem alunas do secundário, talvez se estranhassem os poucos interrogatórios aos misteriosos Acca e Ura-Acca, mas estas são raparigas no início da adolescência que ainda estão a perceber o que sentem e porquê. E nunca tiveram tantas amigas com quem conversar.

 

Wonder Egg Priority – Análise personagens

 

A parte técnica é, neste caso, uma mais-valia. Ao ser extremamente apelativa, alivia o peso da bagagem emocional do enredo através da palete de cores, do jogo entre imagem real e animação, das técnicas de desenho diversificadas e da banda-sonora (a opening é adorável e o animado ending dá vontade de beber um refresco).

 

Wonder Egg Priority – Análise

Defeitos

A apontar, tenho o facto de nem sempre a informação fornecida sobre um determinado elemento narrativo (personagem, acontecimento, …) satisfazer plenamente a curiosidade do espetador: tal leva a que certas temáticas pareçam pouco desenvolvidas, o que nesta série em particular não creio que seja muito grave pois o principal foco é o desenvolvimento pessoal das protagonistas, em específico da Ai, que nos acompanha desde os primeiros segundos do anime.
Mais incómoda é a existência de um episódio de recap. Resume tudo muito bem, mas numa série curta que não se centra numa guerra entre clãs com árvores genealógicas entrelaçadas torna-se pouco relevante.

 

Wonder Egg Priority defeitos

 

Com sorte, as respostas incompletas e as novas questões que surgiram no último episódio serão perfeitamente tratadas no especial de Junho!

 


Gostaste desta série? Talvez vais gostar destes artigos:

Realizador de Wonder Egg Priority contextualiza diálogo Sexista no Episódio 4

Wonder Egg Priority – Primeiras Impressões

Podes consultar AQUI todas as opiniões semanais de Wonder Egg Priority.


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PtAnime Twitter Giveaway 100 followers