Título: Wonder Egg Priority
Adaptação: Original
Estúdio: CloverWorks
Temporada: Inverno 2021
Género/Demografia: Drama, Fantasia, Psicológico
No ano passado deparei-me com o anúncio da estreia de uma nova série original produzida pelos estúdios CloverWorks (The Promised Neverland), com base numa ideia original de Shinji Nojima, guionista premiado de J-Drama (Miseinen, Love Shuffle) e escritor de manga (Nobelu). Numa imagem promocional, adorável e com umas pinceladas de mistério, surgia uma rapariga de cabelo azul-escuro vestida de amarelo-sol a observar um ovo, estendida sob uma árvore na companhia de três amigas adormecidas. A sinopse transmitia as mesmas energias: uma rapariga recebe um ovo capaz de mudar o futuro de uma maneira especial.
Viria aí um slice-of-life com muita fantasia à mistura?
Wonder Egg Priority – Primeiras Impressões
Chegou 2021 com Janeiro à frente, mês de frio tempestuoso e o primeiro da nova temporada de anime. Em 13 de Janeiro estreou Wonder Egg Priority e no dia seguinte o que muitos esperavam ser uma série encantadora e episódica estava já associado a palavras como dor e drama.
Senti uma mistura de entusiasmo e enfado. Seria esta série um magical shoujo com elementos trágicos e violentos como outros muitos já feitos? Um dos meus anime preferidos é Puella Magi Madoka Magica, que representou um renascimento num género que nem sempre é bem tratado por quem pelo mesmo envereda. Felizmente, a minha suspeita era só isso… uma suspeita.
Ponto de Partida
Ai Ooto é uma adolescente solitária e sem amigos que sofre de bullying, não só pela heterocromia ocular (olhos de cores diferentes) que a faz destacar-se dos outros ou pela timidez, mas também porque a única amiga que tinha, uma rapariga que tinha sido transferida recentemente para a sua escola, se suicidou decorria ainda o período letivo.
A caminho de casa depois de mais um dia de aulas, Ai depara-se com um inseto morto num parque e dispõe-se a enterrá-lo. Do túmulo improvisado ergue-se uma voz grave que a convida a comprar um ovo que deve ser partido para que o futuro possa ser mudado.
O que opinar?
Apesar de ainda estar no início, creio que esta é uma aposta sólida para a temporada. Não há ainda nada que considere desagradável e a história pode tomar direções diferentes das que já se desenham na minha mente. O opening é daqueles que apetece ver e escutar e o ending não fica muito atrás.
Um dos aspetos fortes são as personagens. Há muito que ainda não sabemos sobre elas e que pode até alterar o rumo da narrativa; além disso, o passado e o presente conturbados das protagonistas podem criar sensações de empatia, o que ajuda em muito a cativar um espetador.
Os visuais são poderosos, com o realista a conviver com o kawaii e algo mais abstrato, e o tratamento colorido é esmerado. Há um grande contraste entre cores luminosas e sombrias que se adequa ao tipo de série que é, a oscilar entre o inocente e vibrante e o maduro e sombrio.
Claro, há que realçar que o elemento surpresa torna a série ainda mais recomendável. Este é um daqueles animes sobre o qual pouco se sabia até à sua estreia e os primeiros rumores e críticas de usuários fizeram disparar o número de espetadores, como por exemplo se pode verificar na rede MyAnimeList.
Eu estarei do outro lado do ecrã para saber o que acontece. Vocês pensam fazer o mesmo?
Análises
Wonder Egg Priority
Claro, há que realçar que o elemento surpresa torna a série ainda mais recomendável. Este é um daqueles animes sobre o qual pouco se sabia até à sua estreia e os primeiros rumores e críticas de usuários fizeram disparar o número de espetadores, como por exemplo se pode verificar na rede MyAnimeList. Eu estarei do outro lado do ecrã para saber o que acontece. Vocês pensam fazer o mesmo?
Os Pros
- Personagens cativantes
- Animação apelativa
Os Contras
- O contraste cromático numa mesma cena pode provocar algum desconforto a quem não está com o sono em dia