Hoje vamos falar de um K-drama um pouco diferente. XX Blue Moon – é um web drama lançado pela aplicação NaverTV com apenas 5 episódios. Decidi fazer este artigo porque vi pouquíssima gente falar sobre esta série e acho que seria interessante abordar alguns temas.
XX Blue Moon – A Hani das EXID no pequeno ecrã
No meio do meu plan to watch, optei por assistir a XX devido à participação da Hani. EXID entrou em hiatus e o futuro do grupo ainda é uma incógnita. No entanto, como gosto tanto das integrantes, tento acompanhar as atividades individuais de cada uma. Vale salientar que eu nunca vi nenhuma série com a Hani e que XX é a primeira série onde ela interpreta um papel principal.
XX Blue Moon | Enredo
XX Blue Moon conta-nos a história de duas mulheres: Yoon NaNa (Hani) e Lee Roomi (Hwang Seung Eon). A amizade das duas foi destruída cinco anos antes dos eventos principais da série. No entanto, o destino volta a uni-las e vamos acompanhando a relação das duas.
NaNa é uma bartender muito famosa, conhecida por desenvolver bebidas espetaculares. Lee Roomi é uma mulher abastada que compra o bar onde NaNa trabalha, passando a ser a sua nova chefe.
Como são só cinco episódios, aprofundar-me na premissa pode levar a spoilers, o que não é de todo o meu objetivo. Vamos, portanto, focar-nos nos pontos positivos e negativos.
XX Blue Moon | Uma narrativa diferenciada
Esta é, fundamentalmente, uma história sobre traição e relacionamentos tóxicos. Ao mesmo tempo que existe o eterno debate sobre a romantização de relacionamentos abusivos em séries coreanas, XX apresenta-se como uma narrativa para desconstruir tudo isso.
Temos duas mulheres que são independentes e fortes, no entanto já sofreram nas mãos de um homem e… há cicatrizes que nunca vão embora, e mesmo quando achamos que estão curadas, elas acabam por influenciar a nossa vida. Às vezes uma mazela do passado reflete-se num medo, numa insegurança idiota ou num hábito esquisito. As personagens são muito humanas e isso ajuda-nos a criar uma empatia com elas, o que é importante numa série curta, onde não existe muito tempo para explorar as particularidades de cada uma.
A existência de uma personagem homossexual também é um dos pontos especiais de XX. Gostava de não ter de salientar isto como tópico positivo, mas o universo coreano ainda é repleto de preconceitos. É muito fácil exagerar personagens homossexuais ou alimentar estereótipos, no entanto o Jayden (Lee Jong Won) é uma “pessoa” completamente normal.
XX Blue Moon | Low Budget
A história é diferenciada e os personagens são consistentes, quais são os problemas de XX? Primeiramente o reduzido número de episódios. A história podia ter sido melhor desenvolvida em vários pontos, explorando ainda mais as questões mencionadas acima.
Outro problema que se destacou para mim foi o low budget. Existem momentos onde a produção um pouco amadora não passa despercebida e isso incomodou-me um pouco. Web dramas costumam ter orçamentos mais reduzidos, mas penso que havia maneira de contornar este facto.
XX Blue Moon | Vale a pena assistir?
No geral, XX Blue Moon – é construído de uma maneira cativante. O facto de existirem duas linhas temporais e não sabermos de imediato o que ocorreu cinco anos antes, também ajuda a aguçar a curiosidade do espectador. A história tenta passar algumas mensagens e até faz um bom trabalho nesse quesito.
Se procuram algo rápido para assistir ou gostam da Hani, acho que vale a pena investirem um pouco do vosso tempo. Vale salientar que o romance na série também é muito querido, o que alivia o clima pesado. Na minha opinião os atores conseguiram entregar o que era necessário para dar vida ás personagens.
Lê mais artigos sobre dramas coreanos:
- My Country: The New Age – Assisti o meu primeiro K-drama
- Romance is a Bonus Book – 5 motivos para assistires este K-drama
- My Holo Love – Uma Inteligência Artificial pode apaixonar-se?
- Crash Landing on You – 5 motivos para assistires este K-drama
Comentários sobre post