Esta é a décima curta do evento Japan Animator Expo.
Yamadeloid | Sinopse
“Eu canto com toda a força do meu coração!”. Uma pequena narrativa sobre a história de vida de um samurai, contada com comédia, drama, música e muita caricatura.
Yamadeloid | Enredo
Já não é a primeira vez que o Japan Animator Expo nos entrega uma maravilhosa curta-metragem ao som de uma grande música, dando origem a uma viagem alucinante. Tivemos ME!ME!ME! com música electrónica a acompanhar uma narrativa que nos fez reflectir e debater durante meses. Tivemos Tomorrow From There, com uma tonalidade mais pacífica que visa analisar os problemas juvenis contemporâneos. E agora esta traz-nos uma viagem ao passado, ao tempo dos samurais (com alguns elementos futurísticos).
Entrega-nos uma aventura épica que começa com um tom natural e bastante comum da vida de um samurai. Porém, a narrativa acaba por sofrer uma mutação bastante agradável, transformando-se em algo completamente diferente do que nos foi inicialmente proposto. A nível de substância não existe aqui nenhum tema profundo, mas possui uma fina linha condutora. Que para quem estiver familiarizado com este tipo de histórias, irá reconhecer muitas das estruturas utilizadas.
Yamadeloid | Ambiente
Sem o segmento musical, a diversão que nos é transmitida teria níveis francamente mais baixos que os que teve. Este guia todos os momentos de forma adequada, intensificando-os da forma mais correta possível.
O desenho é forte, com linhas e traços carregados, dando origem a um molde mais realista e ao mesmo tempo mais exagerado. A animação e coreografias de batalha estão muito interessantes (mas infelizmente muito curtas), o que reflete a experiência técnica dos artistas que lhes colocaram as mãos. Toda a realização e composição cénica são de alta qualidade, colocando esta curta num excelente patamar.
Yamadeloid | Juízo Final
Esta não é uma curta-metragem para ser levada a sério. Aliás, ela deixa isso bem claro. Portanto, quem a assistir considerando um tom mais denso, não vai encontrar nada aqui, acabando por não conseguir aproveitar o seu verdadeiro valor.
Para os que entenderem o tom da curta, vão apreciar uma aventura épica, e acima de tudo, vão divertir-se imenso com muitas da cenas over the top aqui presentes a representar o género.
É uma escolha recomendada a qualquer fã de animação! Afinal quem é que quer perder um Samurai com um braço mecânico a partir tudo para salvar a amada?
Análises
Yamadeloid
É um escolha recomendada a qualquer fã de animação! Afinal quem é que quer perder um Samurai, com um braço mecânico a partir tudo para salvar a amada?
Os Pros
- Ação e diversão