Yoshiyuki Sadamoto – Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

24 Setembro, 2017  Por João Simões
0


Durante a FicZone (evento de anime, manga e videojogos, realizado no sul de Espanha), a equipa do Anime News Network teve a oportunidade de ter uma breve conversa com Yoshiyuki Sadamoto sobre os seus projetos mais atuais, e sobre a sua visão da indústria anime atual.

Para quem desconhece Yoshiyuki Sadamoto, ele foi responsável pelos icónicos designs de FLCL, de Evangelion, e é o atual diretor de animação dos filmes Rebuild dos Studio Khara. Neste momento encontra-se a trabalhar em Aoki Uru, o novo projeto da Gainax.

Data da Entrevista: 17 de maio de 2016

 

Yoshiyuki Sadamoto – Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

Yoshiyuki Sadamoto - Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

 

ANN: Já faz uns bons anos que se encontra a trabalhar na franquia de Evangelion, como se sente em relação à série?

Vendo pela perspetiva de trabalhador na indústria anime, para mim Evangelion é um trabalho como outro qualquer e, como é óbvio, preciso de arranjar outros trabalhos além de Evangelion. Sinceramente, é uma franquia na qual já não quero trabalhar mais, mas é algo muito importante no Japão e tem imensos fãs, portanto levo este trabalho muito a sério.

Como devem saber o Hideaki Anno também está a descansar de Evangelion e esteve mais focado no mercado live-action. E depois é aquela coisa de ninguém conseguir realmente saber o que o Anno está a cozinhar naquela cabeça.

 

ANN: Desde Wolf Children, em 2012, que não tem trabalhado em mais nenhum anime, até em Bakemono no Ko esteve ausente, o que é interessante uma vez que esteve envolvido em todos os trabalhos do Hosoda. O que se passou?

Quis-me devotar exclusivamente a desenhar, simplesmente direcionei o meu foco em terminar o manga de Neon Genesis Evangelion.

 

ANN: Como deve saber está a caminho uma sequela de FLCL. Encontra-se envolvido no projeto?

O projeto original foi uma co-produção entre a Gainax e a Production I.G, enquanto que a nova série depende exclusivamente da Production I.G. Eu perguntei-lhes se eles iam utilizar os meus designs, com créditos na produção. Por mim não haveria problema algum nisso, mas ainda não obtive resposta… veremos o que acontece.

 

Yoshiyuki Sadamoto - Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

 

ANN: Qual é a sua opinião relativamente ao regresso da série?

Como artista sinto-me ligado emocionalmente a FLCL. Mas, além disso, não tenho nenhuma opinião desde que o meu trabalho seja respeitado.

 

ANN: Como se processa isto de ressuscitar um título como FLCL?

Os fãs são um elemento muito importante. Os fãs querem que as séries que gostam voltem aos ecrãs, e no caso de FLCL é óptimo ver este desejo a ser concretizado. Mas as pessoas que, na verdade, determinam o regresso de uma série ou não, são os patrocinadores. Evangelion e FLCL, por exemplo, são títulos que tiveram imenso sucesso. São séries com risco zero para os patrocinadores, e eles sabem que vão fazer muito dinheiro se puxarem pelo regresso deste tipo de séries.

Como artista, o sentimento que fica é o de “porque é que não gastamos este dinheiro em novas ideias e novas histórias?”. Eu sei que é assim que a indústria funciona, mas vagueio sempre por esse pensamento.

 

ANN: Quando trabalha em projetos que não tem este suporte dos patrocinadores, como é que tudo se processa?

Para trabalhar em coisas originais precisas de dinheiro, e se queres trabalhar em anime novo, vais ter que perguntar a patrocinadores que muito provavelmente te vão dizer não. Então vão haver projetos que precisam de uma determinada quantia, e aí terão que os produzir com menos dinheiro.

Eu não quero estar aqui a dizer o que devem fazer, portanto acho que a melhor maneira de proceder é ir com calma. Primeiro façam o manga. Se o manga tiver sucesso, alguém acabará por vos ajudar a tornar isso numa adaptação anime. É assim que funciona.

 

ANN: Como tem sido trabalhar na Gainax durante todos estes anos?

Trabalhar na Gainax como parte da equipa é muito relaxante. Por exemplo, quando fui trabalhar com o Hosoda, eu pedi-lhes permissão para trabalhar com ele. Eles disseram sim, que eu podia ir trabalhar com ele sem problemas.

Além disto, é uma cultura empresarial que inspira os artistas mais novos. Se alguém tem talento, eles vão ajudar essa pessoa a fazer coisas novas, coisas que poderão acrescentar maiores responsabilidades, nem que seja trabalhar como diretor. A Gainax é muito liberal e vanguardista neste tipo de assuntos, e é algo que adoro.

 


Hideaki Anno – Evangelion e o Futuro da Franquia


 

ANN: Neste momento encontra-se a trabalhar para um projeto no estúdio, intitulado por Aoki Uru, onde trabalha também como designer de personagens. Como está a correr?

Como disse anteriormente, é algo que depende de dinheiro. Tirando isso, estou mesmo embrenhado neste filme, simplesmente adoro-o. É um processo muito lento e a falta de dinheiro é um grande problema. De qualquer das formas, embora eu de momento não possa dizer grande coisa, mesmo que o diretor atual abandone o projeto eu vou continuar nele.

 

ANN: A atual data de lançamento (2018) ainda vai acontecer?

Bem, a última data de lançamento apontava para o ano passado [2015]… portanto não sei mesmo (risos).

 

ANN: Por falar em financiamento de anime, conhece o conceito de crowdfunding? Acha que é uma forma realista de obter dinheiro?

Existem já vários projetos a recorrer a esta rota de financiamento. Mas são curtas-metragens, que têm uma duração de 10 a 15 minutos. Para algo assim o crowdfunding funciona. Mas para projetos com o nível de, por exemplo, Evangelion, precisam de muito mais dinheiro do que aquele que se consegue obter através de crowdfunding. É algo recorrente que vai continuar a ser utilizado, mas não é viável para produção de grande escala.

 

Yoshiyuki Sadamoto - Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

 

ANN: Então, qual considera ser o futuro para o financiamento de produções?

As companhias de vídeo e de música são muito importantes em termos de financiamento e, atualmente, representam uma grande percentagem do financiamento das animações japonesas. Mas acho que o futuro direciona-se para plataformas como Amazon e Netflix. Eles estão a dar uma oportunidade tal ao anime que acho que vão mudar a forma como este é produzido. Produzir os próprios títulos para as próprias plataformas, a forma como se produz anime vai ser alterada.

 

ANN: Quais são os seus projetos atuais?

Neste momento estou a trabalhar no mercado dos videojogos, bem como design de roupas para filmes live-action. Estou também envolvido em pequenos projetos anime, portanto há 4 ou 5 coisas que me estão a manter ocupado neste momento.

 

ANN: Iremos vê-lo de novo em ação numa longa serialização como Evangelion?

Neste momento tenho 54 anos. Se demorar de novo 20 anos terei 74 quando terminar… portanto acho isso complicado de acontecer. (risos)

 

Yoshiyuki Sadamoto - Entrevista ao Ilustrador de Evangelion

 


Agradecimentos especiais à organização da FicZone por ter permitido a realização desta entrevista e à equipa do Anime News Network por a ter conduzido.


 

Fonte: Anime News Network

 


Gostaram? Vejam mais artigos semelhantes:

Entrevistas


 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × two =


Outras Histórias
Himouto Umaru-chan Segunda Temporada - Vídeo Promocional O site oficial para Himōto! Umaru-chan R, segunda temporada da adaptação anime de Himōto! Umaru-chan, manga de Sankaku...
Partilhas