Zankyou no Terror | Primeiras Impressões

por Renato Sousa
Zankyou no Terror

Data de Estreia: 11 de julho

Produtoras: Aniplex, FUNimation Entertainment, MAPPA

Tipo de Adaptação: Original

Duração: 11 Episódios

Género: Suspense, Thriller, Psicológico

 

Zankyou no Terror | Opening

“Trigger” – Yuuki Ozaki

 

 

Enredo

Numa versão alternativa do nosso presente, a cidade de Tóquio é dizimada por um forte ataque terrorista, sendo que a única pista com vista a identificação dos culpados é um vídeo disponível na Internet. Os autores do atentado são dois rapazes que agora pretendem dar continuidade a um plano engenhoso previamente traçado. Os seus nomes são Kokonoe Arata (conhecido por “Nove”) e Toji Hisamo (“Doze”).

Para já, praticamente tudo lhes corre de feição, com exceção para o aparecimento de Lisa Mishima, sua conhecida, no local da explosão que provocaram. A rapariga acabou por ser salva, pelo que dali em diante será cúmplice deles.

 

Zankyou no Terror

 

“Zankyou no Terror” é mais uma série que promete fazer furor este verão apenas com meia dúzia de personagens. A transmissão do primeiro episódio deu para comprovar isso mesmo através do grande foco que recaiu sobre os dois terroristas. Criminosos como tudo indica, as cenas protagonizadas deixaram perceber a inteligência e o modo de intervenção que possuem. Pouco foi revelado sobre as suas vidas, mistério que se poderá manter até à reta final da série e assim deixar em aberto um clima de suspense nesta matéria.

Do outro lado do acontecimento está Shibasaki e seu assistente. Estes detetives, a quem o vídeo de anunciação da destruição de Tóquio chegou por acaso, ainda não tiveram grande tempo de atenção para poderem ser julgados. Contudo, principalmente Shibasaki é uma personagem que pode ser projetada como alguém com talento para a profissão que exerce, pois a qualidade desta obra original também depende disso. Quando os terroristas não têm perseguidores à altura, perde-se o interesse, o que aqui não deverá ser o caso.

 

Zankyou no Terror

Kenjirou Shibazaki

 

Ambiente

Começando pela banda sonora de Zankyou no Terror, está perfeitamente adequada às cenas de suspense criadas momentos antes dos grandes acontecimentos, causando no expetador uma ansiedade ainda maior. Após leitura da sinopse e transmissão dos primeiros minutos da produção, era previsível o que ia acontecer, só não se sabia de que forma. Durante esses momentos, esta arte sonora contribui muito para aquilo a que se chama “colar os olhos ao ecrã”, e justificou todo o seu valor na altura em que as explosões se iniciaram e o pânico deflagrou entre os cidadãos, por execução de ritmos mais intensos.

Relativamente ao Opening e Ending não fiquei tão impressionado assim. A animação está boa e as músicas escolhidas são agradáveis, mas não são perfeitas ou perto disso a meu ver.

Já a parte visual, essa sim, está fenomenal. O desenho escolhido, os efeitos que não pecam por exagero, e todos os pormenores que conferem às cenas brilhantismo estão lá presentes, tornando-se um outro ponto forte de Zankyou no Terror.

 

Zankyou no Terror

 

Zankyou no Terror | Potencial

Tendo em conta a premissa inicial, que é muito boa, e o enredo bastante sólido à custa da intensificação do valor de cada protagonista/antagonista, está aqui uma obra com expetativas muito elevadas, algo que já vinha antes da transmissão do primeiro episódio. Na verdade, só o facto das personagens principais serem, aparentemente, vilões, é uma técnica para se ir contra a rotina das histórias a que estamos habituados e, também por isso, cativar mais público. Como a maioria tem conhecimento, há exemplos passados de sucesso construídos em torno desta ideia como, por exemplo, Death Note.

Zankyou no Terror é, portanto, mais um anime a surgir em grande estilo neste verão, à procura de justificar nas próximas semanas a sua estreia de qualidade. Assegurar a ida da história mais além e evitar a perda de qualidade adivinha-se como o fator chave para a Aniplex, uma vez que em termos de plano de fundo e de banda sonora tudo parece estar bem salvaguardado.

 

Zankyou no Terror | Trailer

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.