A Ásia é o continente com mais população em todo o mundo e, devido à riqueza cultural, oferece uma variedade impressionante de destinos turísticos. O local é repleto de templos sagrados e palácios que foram construídos para fins religiosos, como hinduísmo, budismo, taoismo, xintoísmo, entre outras religiões. No entanto, todos eles podem ser visitados por qualquer pessoa que procure um local tranquilo e histórico.
Com templos construídos há mais de mil anos, estes locais já se tornaram parte da arquitetura local. Muitos são os principais cartões-postal de seus países, por conta de sua arquitetura imponente e contexto histórico e cultural.
Conhece, então, 4 templos sagrados do continente asiático que vais querer visitar:
Templo de Meenakshi Amman (Madurai, Índia)
O Templo de Meenakshi é um dos templos hindus mais impressionantes da Índia e foi construído no século XII em homenagem à deusa Parvati, conhecida como Meenakshi, e ao deus Shiva, também conhecido como Sundareswarar. O local é o coração da cidade de Madurai, que tem aproximadamente 2.500 anos.
Com 14 torres, tendo entre 40 e 50 metros de altura, o templo atrai cerca de 15.000 visitantes todos os dias e é o ponto turístico mais visitado da cidade. Entre os meses de abril e maio, ainda é possível visitar o Festival Meenakshi Thirukalyanam, que dura 10 dias e atrai mais de 1 milhão de visitantes.
Templo do Buda de Esmeralda – Wat Phra Kaew (Bangkok, Tailândia)
O templo está localizado no recinto do Grande Palácio de Bangkok e apresenta uma estátua de Buda, considerado o protetor da Tailândia. A estátua mede cerca de 66 metros de altura e foi construída em jade com detalhes em ouro. Além de ter o caráter religioso, é também o símbolo da dinastia Chakri, a atual casa real do país.
De acordo com fontes históricas da região, a estátua apareceu no reino de Lanna, no norte do país, em 1434, após um raio. Após ser levada para vários locais, ela foi transferida em 1784 para Wat Phra Kaew, em Bangkok. O templo está aberto para visitas, porém, por ser um lugar sagrado, é necessário estar atento às roupas permitidas no local.
Complexo de Swayambhunath (Kathmandu, Nepal)
Apesar da predominância do hinduísmo no Nepal, o lugar é o país natal de Buda e tem vários elementos budistas na região, entre eles o complexo Swayambhunath. O complexo conta com diversos templos, como o Templo do Macaco, local que é muito visitado por turistas, tendo esse nome devido ao grande número de primatas que vivem ao redor do templo.
A sua construção foi finalizada no ano de 640, e conta com lojas, restaurantes, biblioteca, museus, templos, santuários e pousadas. Uma curiosidade é que o complexo foi seriamente danificado no terremoto que devastou o Nepal em 2005, mas foi restaurado e reaberto para visita em 2016.
Kiyomizu-dera (Kyoto, Japão)
Também conhecido como Templo de Água Pura, o local é um dos templos budistas mais importantes e visitados do Japão. Construído há mais de 1.200 anos, o local foi reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 1994.
Com uma vista deslumbrante da cidade de Kyoto, o templo é muito visitado no mês de outubro, época do ano em que as cerejeiras mudam de cor, dando um aspeto maravilhoso ao local e tornando a viagem inesquecível.