Neste dia, a 09 de janeiro de 2010, ficava disponível Kingdom Hearts: Birth by Sleep, primeiramente no Japão, algo ainda bastante habitual na época, em que este tipo de jogo tinha prioridade no oriente. Só mais tarde foi lançado para outras regiões.
Exclusivo para a consola portátil da Sony da altura, a PlayStation Portable, o jogo foi também lançado numa versão remaster para mais plataformas como a PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch via Cloud e PC, via Epic Games Store.
Com este jogo, os fãs de Kingdom Hearts puderam deliciar-se com uma história passada 10 anos antes do jogo original, onde os universos da Disney e Final Fantasy se uniram novamente para explorar os eventos que antecederam as aventuras de Sora, Donald e Pateta.
Neste dia, a 09 de janeiro de 2010 ficava disponível Kingdom Hearts: Birth by Sleep
Kingdom Hearts Birth by Sleep leva os jogadores a um passado onde existia um grupo restrito de Keyblade Wielders, de onde surgem os três protagonistas: Terra, Aqua e Ventus.
Este grupo é formado também pelo Mestre Eraqus, que treina os 3 discípulos para que estes se tornem Keyblade Masters. Certo dia, o grupo de amigos prepara-se para dar um passo em direção à maestria quando um elemento sombrio visita o local onde se encontram e manipula eventos, conseguindo separá-los a todos, física e emocionalmente.
Cada personagem possui a sua própria jornada, revelando nuances da narrativa global, que acaba por convergir com os acontecimentos da jornada dos restantes elementos. Isto significa que é necessário completar 3 campanhas distintas para consumir toda a história presente no jogo.
Ao longo das suas aventuras, os três protagonistas visitam vários mundos Disney e interagem com personagens familiares. Tudo isto enquanto procuram por respostas acerca da escuridão que se abateu sobre eles, e sobre o mundo.
A narrativa de Kingdom Hearts Birth by Sleep é tocante, explorando temas de amizade e sacrifício. Os eventos deste jogo têm repercussões importantes para o enredo geral da franquia, como já é habitual em qualquer título Kingdom Hearts. Todos são importantes!
Quanto à jogabilidade, esta mantém a fórmula de ação e RPG habitual da franquia, adaptada ao formato portátil. Em Birth by Sleep, as habilidades de combate podem ser fundidas, de forma a gerar habilidades mais poderosas, proporcionando assim uma experiência única e também estratégica para cada jogador, dependendo da forma como cada um gosta de abordar os desafios no campo de batalha.
E do campo de batalha para um board game? É isso mesmo, Kingdom Hearts Birth by Sleep introduziu também o modo de jogo Command Board, onde os jogadores podem divertir-se num jogo ao estilo de Mario Party. Este modo oferece desafios que, assim que completados, presenteiam recompensas que não poderiam ser encontradas de outra forma, noutro local.
O jogo apresenta também um modo chamado Rumble Racing, que nada mais é do que corrida entre veículos originados pelas Keyblade. Este modo de jogo pode ser jogado online, contra outros jogadores. O mesmo se pode dizer do modo Arena, onde os jogadores batalhavam entre si, vestindo a face de um Keyblade Wielder.
O jogo foi elogiado na altura do seu lançamento pela banda sonora envolvente, gráficos impressionantes e a capacidade de mergulhar os jogadores em mundos encantados da Disney através do conforto e portabilidade da PlayStation Portable.
Este é um clássico que merece ser revisitado… ou jogado por quem ainda não o fez. E tu, em qual dos dois grupos estás?
Parabéns Kingdom Hearts: Birth by Sleep!
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