Falando em gerações, a que te trazemos hoje não foi a primeira — essa foi a do mês passado —, mas foi a que lançou o k-pop para ribalta, com coreografias mais orquestradas e cores brilhantes; com grupos maiores e mais impactantes. Então, o que temos hoje? A segunda geração!
Queres saber mais? Ora, estás no lugar certo. A K-Pop Covers Portugal, em parceria com o ptAnime, traz-te hoje uma breve recapitulação da génese do k-pop como o conheces hoje, na ótica de um produtor musical e uma coreógrafa.
Nos próximos quatro meses, a nossa equipa irá enaltecer as variadas gerações do género musical, de forma a demonstrar a sua evolução e impacto na comunidade de fãs — tema central da sétima edição da nossa gala anual de prémios, “K-Pop Covers Awards Portugal”, a realizar-se no dia 2 de março de 2023, no Auditório Francisco de Assis, no Porto (bilhetes já disponíveis!).
Damos-te, portanto, as boas-vindas ao STUDIO K-POP de DEZEMBRO. Descobre connosco dois dos artistas que enriqueceram o panorama deste género que tanto gostas.
CONHECE OS MESTRES DA SEGUNDA GERAÇÃO DO K-POP – STUDIO K-POP

BRAVE BROTHERS
Pode parecer enganador porque o seu nome é plural — Brave Brothers —, mas este “grupo” é de apenas um. Kang Dongchul é o rapper sul-coreano por detrás dos geniais inícios de músicas de segunda geração onde se ouve “Brave sound, drop it!”, como por exemplo em “Someone Like U” das Dal Shabet, entre outras, nunca descurando a sua imagem de marca: o icónico “Brave Sound!”.
Nascido a 7 de junho de 1979, Kang Dongchul, mais conhecido na indústria como Brave Brothers, participou em algumas produções para artistas da YG, tais como Big Bang e Se7en, já que foi nesta empresa que começou o seu percurso como escritor e produtor musical.
Apesar de ter fundado, em 2008, a Brave Entertainment, de onde saíram grupos como Brave Girls e DKB, o percurso do rapper é mais longo que isso. Kang Dongchul não só produziu e escreveu para outros como trabalhou em material que veio a dar origem ao seu próprio EP, “Attitude”, e álbum “The Classic”.
Visionário e irreverente, Kang Dongchul defende que “Se há algo que aprendi ao estar dentro da indústria de música pop por mais de uma década é que os escritores e produtores são tão importantes como os artistas”.
Além disso, quanto à popularidade como produtor, adiciona ainda que “Mesmo trabalhando na retaguarda, isso é uma chance de trazer notoriedade a alguns dos mais inovadores e triunfantes produtores e compositores do k-pop.” Não admira, então, que tenha feito soar o seu nome artístico em todas as produções que fez já sob alçada da Brave Entertainment!
Com mais de 200 músicas lançadas nesta indústria — das quais destacamos hits como “To You” dos Teen Top, “So Cool” das Sistar, “Heart Attack” das AOA e “Ice Cream” da HyunA — o estilo deste compositor é bastante influenciado pela música pop dos anos 80. É comum a sonoridade eletrónica, o uso repetitivo de refrães e recurso, por vezes, ao autotune para um efeito super processado da voz.
Brave Brothers foi condecorado com o prémio de melhor Hallyu Composer em 2011, nos 19th Korean Culture Entertainment Daesang Awards. Dez anos mais tarde, em 2021, ganhou o prémio de Best Creator no Asia Artist Awards.
RINO NAKASONE
Natural de Naha, em Okinawa, no Japão, e nascida a 11 de junho de 1979, Rino Nakasone é a mente que concebeu algumas das mais deslumbrantes e relembradas coreografias da segunda geração de k-pop. Mesmo que não saibas (até agora!) quem é a Rino ou o que ela fez ao certo, garantimos que já deste um passinho ou outro de algumas das suas produções.
Tudo começou na infância, depois de descobrir os míticos Michael e Janet Jackson. Após tentar imitar os seus movimentos, a curiosidade levou-a longe. Foi aos 19 anos de idade que se mudou para Los Angeles, cidade onde estudou dança, tendo conseguido um emprego como bailarina para Janet Jackson logo quando o seu visto de estudante expirou.
Talvez não a reconheçamos daí, ou da tournée que seguiu, em 2004, com Britney Spears — a Onyx Hotel Tour — mas certamente nos lembramos das Harajuku Girls que tanto acompanharam Gwen Stefani, não só em clipes mas também nas suas digressões. Rino Nakasone interpretou, justamente, a personagem “Music” nas Harajuku Girls que estiveram ao lado da cantora.
Não foram apenas estes os artistas ocidentais com os quais Nakasone colaborou ao longo dos anos. Justin Bieber e The Pussycat Dolls também estão na lista. Porém, e embora o seu trabalho no k-pop não se tenha expandido muito para além da SM Entertainment, a coreógrafa tem sido inesquecível desde o momento em que entrou nessa empresa e criou os passos memoráveis de “Replay” dos SHINee. Esta produção catapultou Nakasone para o estrelato, fazendo render todos os anos de estudo da arte da dança.
Contudo, se “Replay” não é uma coreografia que saibas — nós entendemos, é difícil —, talvez aconteça o contrário com “Genie” das Girls’ Generation ou “Chuu~” e “Nu ABO” de f(x). Mais recentemente tem dado asas à imaginação com outros mestres da mesma arte e feito coreografias para os NCT.
Mesmo assim, o talento de Nakasone não se esgota na criação coreográfica. Não só foi o prodígio que originou “Oh!” e “I Got a Boy” de Girls’ Generation e, posteriormente, “Rookie” de Red Velvet, como tem sido diretora artística para artistas da SM Entertainment. Viu, até, em 2009, a sua crew — Beat Freaks — chegar ao segundo lugar do famoso programa de dança America’s Best Dance Crew, da MTV, e tem uma carreira como atriz.
Dissemos antes que certamente sabias um ou dois passos de uma coreografia da Rino. Confere? E quanto ao Brave Brothers, garantimos também que conheces alguns dos êxitos que criou. Estas figuras que te trouxemos hoje são, afinal, da maior importância na forma como o k-pop se moldou e ganhou relevo no panorama musical global dos dias que correm.
Esperamos que tenhas gostado do STUDIO K-POP deste mês. Em janeiro, a K-Pop Covers Portugal regressa para mais músicas e danças de k-pop, com todas as informações, detalhes e curiosidades sobre os mestres que as criaram. Aproveita e segue-nos nas nossas redes sociais, para ficares a par de todas as nossas novidades. Todos os nossos links encontram-se disponíveis aqui.
Artigos Relacionados:
Conhece os Mestres por trás das IVE e LE SSERAFIM – STUDIO K-POP
Conhece os Mestres por trás de KEP1ER e TXT – STUDIO K-POP
Conhece os Mestres por trás de ATEEZ e MAMAMOO