Em maio deste ano (2019) destacámos no website, através de uma notícia, um animador que faz belas animações stop motion com várias figuras de personagens anime e videojogos. O seu nome é Kenta Shinohara.
A par destes divertidos rasgos de imaginação pessoal, Kenta Shinohara é um dos animadores da dwarf studios e trabalhou ativamente no mais recente sucesso stop motion da NETFLIX, Rilakkuma to Kaoru-san.
Pois bem, como fãs das suas animações, o ptAnime contactou o talentoso animador a fim de lhe realizar uma entrevista. Tal entrevista ocorreu perto do final de julho e, após todo o processo de tradução e revisão, aqui a trazemos para que possam conhecer melhor Kenta Shinohara e até aprender algo com ele.
Desfrutem!
Entrevista a Kenta Shinohara – Animador Stop Motion | ptAnime

ptAnime: Antes de mais, poderia apresentar-se aos nossos leitores?
Kenta Shinohara (KS): O meu nome é Kenta Shinohara. A minha razão de viver é divertir o mundo com obras de entretenimento. A minha especialidade é stop motion. Pertenço à dwarf studios, uma empresa de stop motion do Japão.
Aqui fica a home page da dwarf studios:
http://www.dw-f.jp/
ptAnime: O que o levou a querer ser animador? Como foi a transição para stop-motion?
KS: Quando estava na primária, encontrei Hayao Miyazaki e tomei conhecimento da profissão de animador. Nessa altura comecei a pensar em tornar-me animador.
Contudo, antes disso, quando era pequeno, passava muito tempo em casa sozinho, devido a assuntos familiares. Como estava só, brincava com peluches como se fossem amigos, para afastar a solidão.
Penso que a razão para minha especialidade ser stop motion, a qual consiste em dar vida a bonecos/as, está associada a essa minha experiência na infância.
(Mogu & Perol – Galardoada curta stop motion onde o Shinohara-sensei foi responsável pelas cenas que envolvem cozinhar e comer)
ptAnime: Qual a inspiração para as suas animações? O que o influencia?
KS: Sou inspirado pelos apaixonados criadores e obras de todo mundo que encontro.
ptAnime: É fã de animação stop motion ocidental? Por exemplo, animações pela Aardman Animations, Tim Burton ou Laika Studios?
KS: Sim, tenho muito respeito. Gostaria de visitar o seu estúdio. As suas animações stop motion movem-se com muita precisão.
Contudo, stop motion é apenas uma técnica. Penso que há outras obras (de outras técnicas) que também são interessantes.
The Nightmare Before Christmas é o meu favorito.
ptAnime: Que conselho daria a pessoas que querem começar a fazer stop motion? Onde começar? De que equipamento necessitam?
KS: Por favor experimentem [sem falta]. Penso que o mais importante é saber claramente o que se quer expressar.
Podem encontrar o equipamento através de pesquisa na internet.
Também escrevi no meu blog:
https://note.mu/kentanima/n/n8c9580d8c7b6
ptAnime: Na sua opinião, porque é que há menos animação stop motion que animação tradicional?
KS: Esta é a minha opinião pessoal.
Originalmente, stop motion era usada para SFX (efeitos especiais) em filmes live-action. Penso que foi desenvolvida para se puderem colocar coisas sem vida (objetos) e criaturas que não existem, em movimento.
Cell animation terá sido desenvolvida para mover ilustrações e manga, certo?
Então, ambas são animação, mas é difícil comparar porque começaram com propósitos fundamentalmente diferentes.
Para além disso, uma vez que cell animation é mais fácil de produzir, com o sistema de divisão de trabalho, que stop motion, mais quantidade pode ser feita, não é?
ptAnime: Às vezes, as pessoas fazem dobragens das suas animações. Por exemplo, aquela curta da Rem e Ram. Isto é algo que você gosta? Inspira-o a continuar a fazer divertidas curtas?
KS: Eu faço qualquer coisa desde que seja interessante.
コマ撮りとは思えないほど滑らか pic.twitter.com/F1OnwBaCXq
— Jason Marble Clown Axel (@J_M_C_A) June 24, 2019
ptAnime: Se pudesse ter licenciamento de qualquer figura, com que figuras gostaria de fazer um show em stop motion?
KS: Não consigo escolher!
Além disso, quero conceber a minha própria figura original para stop motion.
ptAnime: Parece que o sensei sente alegria genuína nas animações que cria. Não apenas com o produto final, mas também durante o longo e difícil processo de fazer stop motion. A sua paciência e resiliência devem ser enormes! Estou a fazer uma assumpção correcta? São estas características a chave para fazer excelente animação stop motion?
KS: Fico feliz que se sinta dessa forma!
Sim. Em primeiro lugar, gostar do fundo do coração. Se gostarem, a vossa paciência e energia surgirão naturalmente.
(Produto Final)
(Timelapse do moroso processo…)
ptAnime: Relativamente a “Rilakkuma to Kaoru-san”, que conhecimentos levou o sensei para esse projeto e que conhecimentos adquiriu? Como foi trabalhar neste projeto para a Netflix?
KS: Aprendi a unificar uma visão global com múltiplos animadores. Já que era o animador com a carreira mais curta, refinei a minha técnica.
Penso que, como media de subscrição como é o caso da NETLFIX, colocam importância no divertimento, as possibilidades para entretenimento vão expandir-se.
ptAnime: No que concerne a animação tradicional, o mestre partilhou no Instagram, um antigo storyboard e falou sobre fazer um novo trabalho. Será 2D ou stop-motion?
KS: Ambas são possíveis!
Mas, por agora, estou a pensar em animação stop motion. Gostaria de desfrutar do processo de a realizar, contactando com muitas pessoas.
Estamos à procura de colaboradores!
ptAnime: O que podemos esperar de Shinohara-sensei num futuro próximo?
KS: É altura de apreciarmos juntos! (no sentido de esperar para ver)
KS: Muito obrigado!
フィギュアコマ撮り「鉄腕アトムのガッツポーズ」脇を開くことがあまりできない構造で苦戦しました。テレビアニメの8fpsを見慣れてるので、アニメートしながら不思議な印象を感じました。エフェクトはラフです。#ストップモーション #動くオモ写 #stopmotion #MAFEX #手塚治虫 #アニメ pic.twitter.com/6Hr98aBiYS
— 篠 健太☀️コマ撮り大道芸人 (@shinohara_kenta) April 6, 2019
(Todos os detalhes deste clip de Astro Boy em – AQUI!)
Muito temos nós que agradecer a Shinohara-sensei pelo tempo que nos disponibilizou e, como bónus, caso queiram ler a entrevista no seu formato original (em Japonês), podem fazê-lo já que o sensei fez questão de a partilhar no seu blog pessoal!
>> LINK PARA A ENTREVISTA EM FORMATO ORIGINAL <<
Imagem de destaque por Kenta Shinhohara.