Ora então, como primeiro artigo, venho fazer uma pequena introdução ao colecionismo, falando dos vários tipos de figuras de anime (e não só!) existentes no mercado e dos principais fabricantes das mesmas. Tentarei ser o mais breve possível. Comecemos!
#1 Figuras Anime | Gashapons
Gashapons são figuras pequenas, baratas, obtidas em máquinas. Aliás, a própria palavra é uma onomatopeia: “gasha” para o som que fazemos ao girar a roda da máquina e “pon” para o som do prémio a cair no depósito.

Os principais distribuidores são a Kaiyodo, a Bandai e a Tomy. São, provavelmente, das figuras mais falsificadas. É muito raro encontrar gashapons genuínos em lojas como o eBay. Contudo, e falando pessoalmente, sendo representações baratas de personagens que nos são queridas e como não têm grande detalhe ou qualidade, não existe grande estigma em não ter a versão original.
O mesmo acontece com as…
#2 Figuras Anime | Trading Figures
Quase todos os fabricantes têm uma vertente de trading figures, pelo que não vou mencionar nomes. Estas são vendidas muitas vezes em sets de seis que incluem uma figura secreta. As trading figures têm mais detalhe que os gashapons e incentivam o colecionador a comprar visto que, na sua grande maioria, são vendidas através do sistema de blind pick – ou seja, caixas seladas e o comprador não sabe que figura vem lá dentro. Também é muito fácil e comum encontrar versões falsificadas das mesmas. Seguem-se alguns exemplos:
As trading também funcionam muito como as trocas de cromos. Sendo baratas e apelativas é fácil trocá-las por uma de igual valor com amigos, conseguindo assim completar coleções.
#3 Figuras Anime | Prize Figures
O campo das prize figures é extremamente vasto e tem vindo a aumentar com o passar do tempo. São alternativas baratas às figuras estáticas à escala das grandes companhias, e tem-se visto um aumento de qualidade de detalhe. Entre os principais fabricantes temos a Sega, Taito e, em lugar de destaque, a Banpresto. A Banpresto tem, inclusivamente, distinção entre os vários tipos de prize figures, sendo as de melhor qualidade as Ichiban Kuji. Como funciona o sistema de prize figures no Japão? É chamado de lottery system. Uma pessoa dirige-se à banca da marca e compra uma senha de X valor: valores mais baixos para prémios mais pequenos, como porta-chaves, valores mais altos para figuras à escala e Ichiban Kuji. A cada senha está associada uma letra. É então feito um sorteio e a letra que calhar tem um prémio associado. Contudo, é muito fácil encontrar estas figuras em lojas de segunda mão como a Mandarake, Jungle ou Rakuten. Os preços podem variar entre os 7,50 euros e os 75,80 euros, dependendo do tipo de figura e raridade da mesma.
São, em geral, de tamanho médio mas este pode variar.
#4 Figuras Anime | Figuras articuladas:
Como alguns fabricantes têm as suas próprias linhas de figuras articuladas, dividirei este setor por partes. Comecemos então com a Bandai.
a) S.H. Figuarts, Bandai: São figuras articuladas bastante simples, sem grande detalhe. As figuras humanas têm vindo a melhorar. Pessoalmente, considero-as de qualidade baixa, mas têm uma boa relação entre qualidade-preço. Se não querem gastar muito dinheiro, gostam de mudar as poses das vossas figuras e não se importam com a fragilidade das mesmas, então as S.H. são a melhor opção para vocês. Contudo, não existe grande variedade a nível de séries. Quando a Bandai se fixa numa linha em particular, explora-a até à máxima potência. Temos então um rol enorme de S.H. de Dragon Ball Z e Power Rangers e a recente linha de Sailor Moon também continua a crescer. Mas há exceções.
Pessoalmente estou a fazer a linha de Sailor Moon (muito, muito devagarinho; ainda só tenho Moon, Mars, e Super Moon) e posso atestar que, embora bem articuladas, são extremamente frágeis. O que nos leva às…
b) Figma, Max Factory (Good Smile Company)
Com melhor trabalho de escultura, mais robustas e, progressivamente, com melhoramentos a nível de articulação. Também não são caras: preços de pré-encomenda variam entre os 22,7o euros e os 37,90 euros, sensivelmente a mesma coisa que as S.H. O catálogo da Max Factory é muito mais variado que o da Bandai. São ligeiramente maiores que as S.H. e, como já referi antes, a atenção prestada ao detalhe é mais minuciosa. Também é melhor a nível de acabamentos.
Também são mais interessantes a nível de acessórios. Foi anunciada recentemente uma figma do Saitama, de One Punch Man. Escusado será dizer que estou com bastante curiosidade em ver como a vão fazer. Embora não sejam articuladas, a Max Factory lançou, penso que o ano passado, o ramo figFIX: são figuras estáticas com a mesma escala e qualidade de uma figma articulada. A grande vantagem está no preço.
c) Revoltech, Kaiyodo: Tenho uma relação de amor/ódio com a Revoltech, pelo que me baseei em opiniões de fãs para escrever este pequeno segmento. Os pontos fortes são o catálogo, o preço, os acessórios, as duas linhas Fraülein e de Queen’s Blade e o facto de terem uma grande variedade de mecha. Os pontos fracos são a má qualidade das primeiras figuras humanas – que tem vindo a melhorar -, a qualidade de algumas articulações e os acabamentos são de qualidade inferior às marcas acima mencionadas. A única Revoltech com que tive contacto próximo foi com a do Vash, de Trigun, e adorei a quantidade de articulações no casaco. Mas depois… depois lançaram o Kenshin e a minha fé neles reduziu significativamente. Aqui ficam alguns exemplos, incluindo as duas que mencionei.
d) PlayArts Kai, Square-Enix: As vantagens das Play Arts são o tamanho, a robustez, a atenção aos detalhes e a pintura, que por norma não têm quaisquer defeitos. Contudo, peca por, de vez em quando, dar grandes tiros na água com algumas peças, a engenharia das articulações não é das melhores e têm falta de acessórios. As Play Arts já fazem um pouco a ponte com o que são conhecidos como high end collectibles, dos quais falarei um pouco mais à frente.
e) Nendoroids, Good Smile Company: Possivelmente os mais conhecidos desta secção. Os Nendoroids – nome provém da alcunha do escultor dos primeiros exemplares, Nendoron – são representações super deformed de personagens, geralmente realçando o seu aspeto mais adorável. O fabrico de Nendoroids tem mudado ligeiramente com o tempo: hoje vêm com menos faceplates do que antigamente, mas a qualidade das articulações melhorou consideravelmente e já trazem joints de substituição caso aconteça algum acidente. Também apresentam uma boa relação qualidade-preço, embora alguns possam atingir valores ridiculamente altos em lojas em segunda mão. Depende sempre, claro, da popularidade e raridade. Dentro dos Nendoroids existem, como já referi acima, os Nendoroid Petit, sets de trading figures. A diferença está no tamanho, têm menos articulações que os standard e poucos ou nenhuns acessórios.
#5 Figuras Anime | Figuras estáticas/estátuas/PVC:
As minhas favoritas. A escala varia muito conforme o modelo, claro, e têm a desvantagem de não se poder mudar a pose, mas a nível de escultura, detalhe, pintura e acabamento, para mim, não há melhor. Claro que há quem discorde. Estas são, para mim, a verdadeira forma de arte dentro deste hobby. Entre os fabricantes destaco a Alter, Good Smile Company, MegaHouse, Kotobukiya e, recentemente, a Stronger que, com parceria com a Aniplex+, tem lançado coisas muito bonitas – e exclusivas. A Good Smile Company divide-se em vários ramos, como, por exemplo, a Griffon Enterprises (que se foca sobretudo em figuras de Touhou Project), Max Factory e a Gift. A MegaHouse e a Alter têm ambas linhas masculinas, respetivamente a G.E.M e a ALTAiR. A MegaHouse também tem uma linha exclusivamente dedicada a One Piece: a P.O.P: Portrait of Pirates. Não se sintam confundidos! Vêm aí muitos exemplos de figuras de anime!
Ainda estão comigo? Ótimo, porque estamos quase no fim! Falta-nos apenas um breve olhar aos…
#6 Figuras Anime | High End Collectibles:
Como o próprio nome indica, são figuras de luxo onde todos os elementos se unem para criar uma total perfeição. São bastante mais caras e, quando se encontram em segunda mão, os preços costumam ser astronómicos. Dentro dos nomes mais sonantes temos a Hot Toys, a Medicom Toys com a linha Real Action Heroes, a Sentinel e a Sideshow. Seguem-se alguns exemplos ilustrativos.
E é tudo! Estou ciente de que me faltam abordar duas áreas: os model kits e as dolls. Infelizmente, como não estou por dentro do assunto, vou precisar de colaboração de conhecedores para fazer artigos individuais para cada um dos géneros. Mas nada temam! Em breve poderão saber tudo o que sempre quiseram saber sobre Gunpla, Volks e Pullips.
Espero que tenham gostado deste longo artigo, que vos tenha aberto o apetite para este hobby fantástico de colecionismo de figuras anime, de jogos, entre outros e já sabem, não hesitem em deixar opiniões e dúvidas nos comentários!