Após uma temporada afastada dos filmes anime, aqui estou eu de volta! Desta vez, com o filme “Mononoke: O Fantasma na Chuva“, cujo trailer me deixou super intrigada e com vontade de analisar esta fantástica obra.
Vamos a isto!
Mononoke: O Fantasma na Chuva – Análise do Filme
Mononoke: O Fantasma na Chuva – Origem
Escrito e dirigido por Kenji Nakamura, este filme é baseado na série televisiva anime com o mesmo nome, de 2007. E se este nome não vos diz muito, talvez a companhia responsável pela sua produção desperte algo: EOTA (Twin Engine). Exatamente! A EOTA tem na sua lista anime extremamente conceituados, tais como Psycho-Pass, Kabanery of the Iron Fortress, Dororo, Vinland Saga, Golden Kamui e, mais recentemente, Hell’s Paradise!
Mononoke: O Fantasma na Chuva – Enredo
Este filme conta-nos a história de duas jovens, recém-chegadas ao chamado “Ōoku“, que, historicamente, se trata da secção feminina do Castelo Edo, onde as mulheres ligadas ao Shogun (líder militar supremo) residiam. Aqui, Asa pretende avançar na carreira, enquanto Kame sonha em fazer parte do chamado “trabalho carnal” (deixo à vossa imaginação para não fazer spoiler XD).
À medida que avançamos na história, vamos percebendo intrigas e rivalidades e conhecemos o famoso boticário viajante, Karakasa, o único que pode derrotar um espírito maligno que anda à solta.
Mononoke: O Fantasma na Chuva – Características
Personagens: resolvi começar pelos personagens desta vez porque…gente…estou TOTALMENTE apaixonada pelo protagonista. Sim, o boticário Karakasa.
Se gostam daquele tipo de personagem enigmático, atraente e com estilo irreverente, vão ficar caidinhos (e nem vou falar da transformação, porque…precisamos de baldes de água fria). Quanto às meninas-Asa e Kame-posso dizer que uma delas me irritou profundamente e quis bater-lhe durante o filme quase todo XD…
Os restantes personagens são secundários, mas ainda temos alguns que se destacam, por isso, toca a assistir!
Animação: é muito colorida (quando digo muito, é mesmo MUITO). Por vezes pode tornar-se confuso, mas acho que dá um toque diferente (e vocês sabem o quanto eu gosto de coisas “fora da caixa“).
Banda sonora: muito adequada ao estilo de animação, tendo um quê de psicadélico e louco! No geral, gostei bastante.
Mononoke: O Fantasma na Chuva – Juízo Final
Estou super ansiosa pela continuação desta triologia!
O título do segundo filme é “Mononoke the Movie: The Ashes of Rage” e está confirmado para lançamento na Netflix no final deste ano 2025! Por isso, ainda tens muito tempo para assistir ao primeiro. Agarra-te à TV e bom filme!
Análises
Mononoke: O Fantasma na Chuva - Análise do Filme
Um filme certamente para adultos, devido ao seu conteúdo e à forte mensagem subliminar.
Os Pros
- Cenários
- Enredo
- Protagonista
Os Contras
- Por vezes é confuso a nível de história e cenário