O ptAnime decidiu alargar a secção da cultura japonesa e enveredar por um caminho muito apreciado por fãs do mundo nipónico: a comida. Com este intuito os membros do site irão partir em busca de restaurantes que ofereçam um cardápio oriental e partilhar com vocês as suas opiniões (pessoais e não profissionais) sobre os pratos, atendimento, relação comida/preço e o estabelecimento. As análises serão feitas por pessoas que já experimentaram a alimentação japonesa e outros que vão à descoberta, de maneira a que possamos também cobrir todos os leitores que estejam na mesma situação! Esperemos conseguir abranger o maior número possível de locais e estamos abertos a sugestões da vossa parte de locais a visitar.
Restaurante Oriental Rosa | Informações gerais
O primeiro local foi escolhido tendo em atenção as pessoas que nunca experimentaram comida japonesa mas estão curiosas neste quesito. Como o restaurante oferece comida japonesa e chinesa (esta última é bastante parecida com a portuguesa) quem não ficar fã de sushi poderá na mesma aproveitar o resto da refeição com outros pratos e assim não desperdiçar totalmente o dinheiro “investido”. O estabelecimento dá-se pelo nome de Restaurante Oriental Rosa e situa-se na Rua Pádua Correia, nº 385, em Vila Nova de Gaia perto do El Corte Inglês, na Avenida da República, e da estação de metro João de Deus.

O Restaurante Oriental Rosa é bastante agradável, possui temas e ambiente sonoro oriental, apesar de ter uma televisão sempre ligada num canal “ocidental”. Tem bastante espaço, preenchido com mesas e cadeiras, o que talvez pudesse ser melhor aproveitado tendo em consideração que precisamos de andar sempre em pé para ir buscar a comida ao local. Nos momentos de maior afluência poderá existir confusão.
Antes da refeição tivemos em contacto com a responsável do restaurante Rosa, de modo a termos auxílio no que toca ao nome dos vários pratos fornecidos. Todavia, nem a dona nem os empregados presentes falam corretamente português (à exceção de uma), então foi-nos um tanto complicado entender o que estávamos a comer, primeiro porque o buffet não possui os nomes do que lá tem disposto e em segundo lugar porque recebemos respostas como “não sei o nome disso…”. Caso queiram ir na aventura, força! Caso contrário, será necessário irem com um amigo experiente no assunto ou fazerem uma pequena pesquisa antes.
Comecemos assim a nossa primeira viagem ao mundo oriental!
Restaurante Oriental Rosa | Entradas
Foto retirada do facebook do restaurante
A fotografia não foi por nós tirada, pelo simples facto de o local estar cheio de pessoas e a maioria dos pratos estarem a ser repostos à medida que as pessoas iam comendo. Sendo a foto acima mostrada fiel ao que encontramos decidimos assim fazer uso da mesma.
Como é possível ver, vários tipos de entradas são fornecidas sendo na sua maioria diversos géneros de sushis quentes ou frios. Também tínhamos à escolha vários tipos de fritos (rissóis) de legumes e de caril ou/com açafrão (não nos souberam dizer do que seria, mas na minha opinião era isso que pareciam conter).
Vamos lá ver se consigo desvendar o que se encontrava no meu prato: temos nigiris de salmão e gambas (que são os bolinhos de arroz prensados com uma fatia de peixe cru por cima), sushi com ovas de salmão, sushi com delícias do mar, com frutas e outros dois com queijo philadelphia. Também temos uma chamuça com caril ou açafrão (não vos sei dizer do que se trata, mas está aprovada) e um outro que não sei o nome nem ao que sabia (aquele com uma “tira” de alga em cima).
Pode parecer estranho e até sem sentido eu estar-vos a apresentar este prato sem os nomes todos e os respetivos ingredientes. Mas tal é propositado! Eu poderia pesquisar ou perguntar a algum entendido na matéria o que raio estive a comer… mas quis transmitir na íntegra a sensação que tive em jantar neste restaurante. Não que a mesma seja negativa, não é isso que quero dar a entender até porque eu não me importo de ir de “mente aberta” experimentar sabores novos, contudo eu não sou expert no assunto, apesar de já algumas vezes ter comido sushi e, como tal, não queria ter a necessidade de andar com um livro atrás com todos os tipos de sushis possíveis. A sua descrição, tal como dos ingredientes, no menu seria uma boa opção, até porque poderá haver alguém alérgico a algum tipo de alimento fornecido no buffet e é algo que se pode facilmente evitar.
- A minha opinião sobre as entradas: Aprovei tudo o que estava no prato, mas principalmente o sushi com queijo philadelfia. Não gostei dos supostos sushis quentes (aqueles que estão fritos à volta) estarem já frios pelo tempo que estão ali “à espera”. Gostaria de ter podido comê-los da forma que devem ser comidos.
Nem é preciso dizer nada para se entender que quem fez a escolha do prato acima mostrado nunca na vida provou comida japonesa! Então este será um bom guia para aqueles que nunca experimentaram mas gostavam de o fazer. Um detalhe que têm de ter em atenção: a pessoa em questão não gosta de marisco, o que condiciona bastante o proveito desta gastronomia.
O que temos no prato: claramente batatas fritas, dois fritos de legumes e uma chamuça igual à minha (que provavelmente será açafrão). Um maki de queijo philadelfia (aquele com uma folha de alga marinha à volta, comummente embrulhado em nori. No caso, não vos sei dizer de qual se trata). Um sushi com ovos de salmão (que eu acabei por comer, porque ele não ficou fã), shushi frito (supostamente deveria estar quente, mas estava já frio) com delícias do mar e outros dois que não consegui desvendar porque também não foram comidos. Por fim, aquele que parece peixe panado (também na ideia dele) era uma espécie de “sushi escondido”.
- A opinião do outro membro do ptAnime sobre as entradas: Uma vez que se tratava de um primeiro contacto com comida oriental japonesa, comecei por provar os alimentos que menos “estranhos” me pareciam. Assim sendo, às batatas fritas juntei os fritos de legumes e a chamuça (supostamente de açafrão como já aqui foi dito). Se os fritos de legumes ingeri com relativa facilidade, a chamuça já me custou um pouco a engolir. Mas também não estava ali para vacilar apenas com isto.Decidi-me então a provar os sushis fritos que, como também já foi aqui referido, estavam frios. O impacto voltou a ser grande, principalmente quando chegava aos ingredientes interiores rodeados de arroz. Posto isto, regressei ao “normal”, pensando eu que aquele frito a toda à volta no meu prato (ver imagem) não era sushi. Erro meu! Era mais uma peça de sushi, apenas era frito a toda a volta. Já nem me atrevi a ir às outras peças, parei e aguardei pelo prato principal.
Restaurante Rosa Oriental | Pratos Principais
Imagem retirada do facebook do restaurante
Passamos agora para uma outra vertente oriental do Restaurante Oriental Rosa que não a japonesa: a comida chinesa. Pelo aquilo que nos foi transmitido, temos à escolha: massa chinesa, arroz chaochao, galinha com amêndoas, vaca com bambu, porco com cogumelos, gambas, porco agridoce, sopa de galinha, coxas de pato fritas, gamba frita, hóstia de camarão e legumes/vegetais a acompanhar.
O meu prato pode parecer uma confusão, mas eu tenho uma mania estranha de gostar de misturar vários tipos de alimentos. Então, num só lugar, temos galinha com amêndoas, vaca com bambu, porco agridoce, porco com cogumelos e uma hóstia de camarão.
Vão-me os leitores desculpar pela “bagunça” em que o meu segundo prato principal se encontrava, mas eu estava tão entusiasmada que ataquei a comida sem sequer fotografar primeiro. Erro meu, que ainda sou nova nestas andanças. Aficionada que sou por marisco, não podia deixar de experimentar o prato de gambas que estavam mesmo a olhar para mim. Bela escolha fiz, pois foi a estrela da noite! O único senão era a refeição estar mais para o frio que para o quente, uma falha grave quando se trata deste tipo de comida.
- A minha opinião sobre os pratos principais: Não tenho nada a apontar neste aspeto. Gostei de tudo que provei, o único defeito seria as comidas não estarem suficientemente quentes e sim mais para o “morno”, o que muita gente pode acabar por torcer o nariz.
Afinal não sou a única a gostar de misturar tudo num só prato. Assim, para me fazer companhia a escolha do meu colega foi: arroz chaochao, galinha com amêndoas, vaca com bambu, porco com cogumelos e uma hóstia de camarão.
- A opinião do outro membro do ptAnime sobre o prato principal: Exclusivamente chinês, só o facto de se tratar de algo quente dava-me um pouco mais de ânimo. Afinal de contas, ainda há poucos minutos a experiência com comidas frias não tinha corrido bem. Saboreei o porco e a galinha e o efeito foi … razoável. Sim, isso mesmo. Foi algo que consegui digerir, mas nenhum deles teve o gosto que têm os alimentos que me sabem bem. Estaria eu perturbado pela experiência das entradas? Talvez …Por estranho que possa parecer, a hóstia de camarão foi aquela cujo sabor aceitei de melhor grado. No entanto, a minha verdadeira salvação foi o arroz chaochao. Esse sim, soube-me bem e salvou-me a noite. Tanto é que abasteci o prato uma segunda vez. Chaochao!!
Restaurante Oriental Rosa | Sobremesas
Nesta secção decidimos utilizar uma foto por nós tirada, apesar de não constar com os recipientes cheios como nas outras, já que as imagens do facebook do Restaurante Oriental Rosa apresentavam outros géneros de sobremesas que no dia não tínhamos à disposição. Podíamos assim escolher entre laranja, gelatina de morango e de ananás, banana e ananás frito, amendoins doces e também mel.
A sobremesa escolhida pelo dois foi a mesma, por esse motivo mostramos só um prato. Temos aqui: laranja, gelatina de ananás, amendoins doces e mel.
- A minha opinião sobre as sobremesas: Este último prato também foi algo que me desiludiu. Esperava algo mais arrojado ou elaborado como sobremesa que não simplesmente o que vos mostro. Achei interessante os amendoins doces, já que é algo que não é comum na nossa gastronomia. Ficou a faltar aqui a banana e o ananás frito, porém após cerca de 10 minutos de espera decidimos não esperar mais pelos ditos cujos.
- A opinião do outro membro do ptAnime sobre as sobremesas: A sobremesa foi a parte da refeição com mais opções de escolha que me eram conhecidas logo à partida. A laranja natural e a gelatina de ananás não tinham nada de estranho. Por seu lado, os amendoins tinham parte doce em troca com a habitual salgada, mas caíram-me muito bem.Nesta altura do jantar, o grande desafio estava no ananás e na banana frita. Como na altura já não estavam disponíveis, estas opções ficaram para uma próxima.
Restaurante Oriental Rosa | Veredicto Final
A nossa primeira viagem pelo mundo asiático (japonês/chinês) chegou ao fim. Que tal, gostaram dela tanto como nós?
É fascinante a descoberta de novos sabores e o nosso amor pelo mundo nipónico só acresce a vontade de também ir à aventura. Esta foi a nossa primeira estreia como ptAnime pela gastronomia oriental e o resultado está à vista: Recomendado! Para quem nunca experimentou o tradicional sushi, a melhor maneira de o fazer é num restaurante como o aqui apresentado, que vos oferece outro tipo de comidas que não só o habitual peixe cru.
Sei que posso ter parecido muito exigente ou crítica nesta análise em contrapartida à pontuação oferecida, porém tive a necessidade de demonstrar todas as falhas para que depois vocês não me caiam em cima por não ter avisado! Como palavra final, acreditem quando digo que a comida tem qualidade para o preço apresentado e vão na confiança. O preço é bastante acessível ao bolso de qualquer pessoa (tendo em conta o que é disponibilizado), principalmente daqueles que costumam funcionar à base de buffets. Não é a primeira vez que faço uma refeição neste restaurante, e certamente não será a última, já que gosto da mistura das comidas japonesas e chinesas. Todavia, se tivermos a falar só e apenas de sushi a conversa já será outra e outros restaurantes mais “especializados” na matéria serão por nós indicados.
Então, se gostariam de ver mais artigos como este que vos apresento deixem o vosso comentário ou o vosso gosto para que o feedback positivo aqui chegue!
Deixem também nos comentários a vossa opinião sobre esta gastronomia tão peculiar, sobre o restaurante aqui mencionado, se já foram clientes, ou sobre a vossa vontade em o ser. Vamos partilhar as nossas experiências.
Para finalizar, deixamos à vossa disposição o facebook do Restaurante Oriental Rosa. Façam uma visita!
Análises
Restaurante Oriental Rosa | Visita Gastronómica
Extremamente acessível. Propício a iniciados. Alimentação de qualidade boa mas sob o risco de não estar quente.
Os Pros
- Atendimento
- Relação Qualidade/Preço
- Ideal para iniciantes
Os Contras
- Conforto
- Não indicado para clientes exigentes em sushi