Há uns meses que ando fixada num subgénero de webtoon/Manhwa (geralmente) que anda a conquistar a internet. Todos já devem ter ouvido falar do My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom!, estreou em 2020 e foi realmente popular. E se vos disser que, tal como aconteceu em vários outros subgéneros de isekai (como por exemplo a saga dos Isekais com Slimes), também este subgénero onde a protagonista acaba reencarnada numa história que ela conhece – seja um jogo otome, um livro, etc – está trend atualmente.
Why Raeliana Ended Up at the Duke’s Mansion é um dos mangas dentro do género que comecei e apaixonei-me perdidamente.
Why Raeliana Ended Up at the Duke’s Mansion – Onde está a protagonista?

Ah e tal, deves ser fã de isekais, afinal a trope é sempre a mesma. É verdade que as tropes da protagonista ocupar o papel da “verdadeira protagonista” da história onde ela acabou reencarnada, se repete mas The Reason Why Raeliana Ended Up at the Duke’s Mansion é muito mais que isso…
Uma luta pela sobrevivência
Park Eunha é assassinada no seu mundo (Japão moderno) no momento de maior felicidade: a tão aguardada entrada na faculdade. Após anos de estudo e ainda um ano extra de estudo intenso para melhoria, ela entrou na universidade que tanto desejava. Nesse momento, é atirada abaixo de um prédio por alguém que ela não se consegue lembrar.
Para piorar, acorda no mundo de um livro que ela leu, no papel da personagem que morre no início e desencadeia toda a história – Raeliana. Park Eunha sabe que a “sua personagem” vai morrer mas não quer, de todo, ter o mesmo destino que no seu mundo. A família da Raeliana é incrível, tem tudo à sua volta para viver uma vida feliz e alheia a tudo… só tem que se livrar de Francis, o noivo que a quer matar para ficar com a herança.
Mas, será que depois de se livrar deste fica em paz? Ou será o destino desta personagem morrer?
E começa aqui um dos plots que mais me enche o coração: a luta contra o “destino”.
Ao longo da série vemos várias analogias – a mais forte a do pássaro que não consegue voar quando entra no templo – que reforçam a ideia de fatalismo. Não importa o que Raeliana faça, está destinada a morrer para que Beatrice, a verdadeira protagonista do livro, entre em cena e siga o seu caminho como par romântico do Duque Noah Wynknight.
E aqui entra o segundo grande plot, a dúvida que vi muita gente à minha volta que começou a ler/ver e não se questionou até este momento – quem acompanha o anime – onde está a “protagonista”?
Onde está Beatrice Tranchett?
Vamos lá recapitular:
- Park “morre” e reencarna na história de um livro que este leu na personagem de Raeliana;
- Raelianaé a personagem catalizadora de todo o livro, é a sua morte que traz a protagonista – Beatrice – para a história;
- Beatrice é a suposta heroina e Noah o seu par amoroso;
- Para se salvar Raeliana acaba noiva de Noah;
- Francis e companhia saiem de cena, deixam de ser um perigo…
- Onde está a Beatrice? Qual será o rumo “desta história”?
É aqui que a narrativa desta série se adensa. No fundo, não sabemos nada sobre esta tal “Beatrice” salvo o que Park narra enquanto leitora do livro, contudo, o livro já “mudou” há muito, pelo que, os acontecimentos deixaram de ser fiéis à história original…
Why Raeliana Ended Up at the Duke’s Mansion – Onde está a protagonista?
Uma luta entre protagonistas
Uma das razões por que dei pausa na leitura do manga aquando o lançamento do anime foi o gosto que senti em assistir à adaptação anime. Ver estas personagens animadas e sentir todo este mistério a envolver-me é algo que há muito não sentia e estou muito feliz por, finalmente, voltar a assistir a um romance anime com todas as tropes que tanto gosto com um toque vitoriano.
Não sei o rumo da história, mas consigo dizer que é maravilhoso assistir o quão ingénua a Raeliana (Park) é ao não se considerar a protagonista. É muito humano nos esquecermos que somos, de facto, os protagonistas das nossas próprias histórias. Inevitavelmente ela construiu um novo rumo, uma nova vida com a sua personalidade e as ligações que foi criando. E é isso que ela não consegue ver e perceber: ela já é a protagonista e não a Beatrice!
Seja qual for o rumo da série – que termina esta temporada com apenas 12 episódios – podemos ter a certeza que virão muitos mistérios, dúvidas e tentativas de assassinato à nossa pobre Raeliana!
É uma das minhas séries preferidas da temporada de primavera de 2023 e isso diz muito – estamos a falar de uma das melhores temporadas anime dos últimos tempos! Só espero que a animação melhore ou se torne mais consistente, penso que é o único ponto menos positivo do anime. Talvez tenham existido cortes orçamentais, ou simplesmente não tenha sido alocado uma grande verba. O estúdio Typhoon Graphics não é muito popular nem fez nada de renome, do que vejo consegue criar cenas interessantes mas tem pobre execução no geral. Todavia a história, voice acting e soundtrack são incríveis e dignos de serem contemplados por todos os fãs de um bom romance histórico!
Ainda assim, se a animação não for um quesito para desfrutarem de um bom anime, recomendo muito esta história, que ainda não terminou! Posto isto, vamos descobrir onde está a protagonista?
Poderão assistir esta série na Crunchyroll em simultâneo com o Japão!
Análises
Kanojo ga Koushaku-tei ni Itta Riyuu
Um romance histórico que envolve a aristocracia de um país fictício... Afinal a nossa protagonista reencarna num livro que ela leu!
Os Pros
- História
- Protagonista forte e independente
- Voice acting
Os Contras
- Animação