Claro que o título é presunçoso e bait, mas as probabilidades estão do meu lado no que toca a alguns, senão todos, destes anime. Ano após ano, e com o advento de cada vez mais séries e filmes, vemos novos nomes subir à tona da água, sendo apenas rodeados por clássicos que nunca deixaram as bocas do pessoal, ou foram perpetuados pelos memes e comunidades de fãs hardcore que mantêm a chama viva.
A verdade é que a perseguição a novos anime, que saem temporada após temporada, enquanto cimentamos no coração algumas obras que pavimentaram a génese do nosso amor por esta arte, várias pedras preciosas quase escondidas ficam pelo caminho. O teu novo favorito pode estar no passado, e não no incerto futuro.
Posto isto, aqui apresento 10 anime que não viste mas devias, ou pelo menos devias ter em conta quando estás a pensar no que assistir. São 10 obras que eu adoro, mas não ouço a comunidade a falar sobre.
Espero que gostes!
10 Anime que Não Viste mas Devias!

#10
Anime: Golden Boy
Ano [e Temporada]: 1995
Episódios/Duração: OVA de 6 episódios
Nota de Apreço: Uma comédia de absurdos um pouco à frente do seu tempo. As piadas vão do infantil ao maduro e rasca, mas sempre hilariantes. E, no centro de tudo isto, bate o verdadeiro coração do anime, que é o coração do nosso “biscateiro”, Kintarou Ooe.
#9
Anime: Katekyou Hitman Reborn!
Ano [e Temporada]: Outono 2006
Episódios/Duração: 203 episódios
Nota de Apreço: Um action shounen mascarado de comédia no primeiro arc. Os primeiros 10 episódios vão-te fazer pensar se estás a ver o anime certo, mas quando o shift se dá somos introduzidos a uma vasta lore e a um elenco de personagens únicas e bem interessantes. Pena que nunca foi adaptado até ao final… Seria um bom candidato para um tratamento Brotherhood já que a arte do manga é fenomenal (obrigado Akira Amano) e o estúdio original que tratou da adaptação, a Artland, já não existe…
#8
Anime: Carole & Tuesday
Ano [e Temporada]: Primavera 2019
Episódios/Duração: 24 episódios
Nota de Apreço: Da mente do incomparável Shinichiro Watanabe surge este drama sci-fi original a transbordar de maravilhosa música e alma. A banda sonora é perfeita, resultante de um processo de casting espantoso. Está tudo na NETFLIX, de que estás à espera.
#7
Anime: Baby Steps
Ano [e Temporada]: Primavera 2014
Episódios/Duração: 50 episódios (duas temporadas)
Nota de Apreço: A popularidade dos deportos no Japão é directamente proporcional à quantidade de arte que a retrata. Infelizmente, apesar do seu impacto a nível mundial, ténis não tem a mesma força em terras nipónicas. E, contudo, um dos mais populares anime de desporto, tenha ou não a ver com que se passa no court, é sobre ténis: The Prince of Tennis. Agora, claramente melhor, enquanto narrativa, retrato do desporto e produção anime é Baby Steps, um anime inspirador que segue passo a passo o caminho do Ei-chan até este se tornar um verdadeiro pro do ténis: desde nem saber acertar numa bola, até desenvolver o seu ténis.
#6
Anime: NHK ni Youkoso!
Ano [e Temporada]: Verão 2006
Episódios/Duração: 24 episódios
Nota de Apreço: O Satou é um NEET, confinado ao interior da sua pequena casa, apavorado com o mundo exterior e a “seita” que lá habita com o objectivo de espalhar a cultura hikikomori. Será isto verdade? Bem, não, mas é um mecanismo para Satou lidar com o que o atormenta. Pelo meio, Satou vai contactar com pessoas que aos poucos lhe mostrarão que o mundo exterior está mais pronto para o receber do que ele pensa, ainda que tudo não seja um mar de rosas.
PS: Tive que colocar aqui o ending completo já que as sequências OP e ED não são nada fáceis de encontrar. Além disso, queria que entendem-se um pouco do que vos espera e esta tema encapsula isso.
#5
Anime: Dorohedoro
Ano [e Temporada]: Inverno 2020
Episódios/Duração: 12 episódios
Nota de Apreço: Antes do MAPPA ser o estúdio todos conhecemos, ou melhor, e não querendo ser hipster, quando o MAPPA se começou a aventurar por adaptações mais desafiantes, surgiu a adaptação de Dorohedoro, uma obra bizarra e incrível pela mente de Q Hayashida. Esteticamente único, deliciosamente bizarro, estranhamente profundo, absurdamente cativante, e misteriosamente subvalorizado, Dorohedoro é um daqueles anime que só quem viu percebe, e só quem viu deseja ardentemente que o MAPPA nunca tivesse pegado em Attack on Titan e tivesse continuado esta adaptação.
#4
Anime: K-ON!
Ano [e Temporada]: Primavera 2009
Episódios/Duração: 39 episódios (13 + 26) e 1 filme
Nota de Apreço: K-ON! correu para que Bocchi the Rock! voasse. Estou em parte a brincar até porque Bocchi tem muito mérito próprio, mas a inspiração é inegável. Uma geração, ou duas, de fãs anime apenas reconhecem K-ON! como o profeta da desgraça que despoletou a febre moe. É uma pena… K-ON! é uma obra cheia de ternura, genuína alegria e música, que brotou no jardim meticulosamente cuidado da Kyoto Animation. Não se deixem levar por frases feitas, e dêem uma chance a esta magnífica produção.
#3
Anime: Hungry Heart Wild Striker
Ano [e Temporada]: Outono 2002
Episódios/Duração: 52 episódios
Nota de Apreço: Com um irmão mais velho como Captain Tsubasa é difícil chamar a atenção. Mas, a verdade, é que o filho mais novo do mestre Yoichi Takahashi é uma obra de maior maturidade, requinte e particular genialidade. Bem mais curta que Captain Tsubasa, a narrativa de Hungry Heart consegue ao longo de 6 volumes contar uma história completa e cativante, que não só tem das melhores vertentes de exploração do futebol, como explora temas importantes fora do terreno de jogo. Uma jóia por descobrir por muitos!
#2
Anime: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Ano [e Temporada]: Inverno 2016
Episódios/Duração: 25 episódios (13 + 12, duas temporadas)
Nota de Apreço: Acho absolutamente incrível como esta obra prima ainda não foi vista por mais gente. É absolutamente fantástica!!! É para todos? Não. O tema base é sobre uma arte nipónica que remonta ao século XVII? É. Contudo, rakugo é uma forma de arte que argumento ser não apenas interessante, como um veículo muito especial para servir de pilar a esta narrativa multigeracional. É um drama que te deixará a pensar, um amor pela arte que te dará inveja, e uma meditação sobre amor, vida e morte, que ficará contigo para sempre.
#1
Anime: SHIROBAKO
Ano [e Temporada]: Outono 2014
Episódios/Duração: 24 episódios + 1 filme
Nota de Apreço: Não sinto que exagero quando digo que SHIROBAKO é um dos anime mais essenciais e importantes da história do meio e dos mais subvalorizados e menos assistidos. É muito difícil descrever em poucas palavras o quão especial e relevante este anime é. O seu olhar sobre a produção anime através de vários postos e pontos de vista; a forma como incorpora a mestria e experiência dos velhos mestres, com a irreverência e vertigem da nova geração; e a maneira como através da sua animação subtil, engraçada e alegre, nos mergulha num mundo com tanto de felicidade como de dificuldade. É, para mim, de longe, a melhor criação da P.A. Works, estúdio que é um exemplo e notório pelo seu retrato dos locais de trabalho mais inesperados. Este é um must watch se adoras anime.
Desta vez, fico por aqui. Diz-me nos comentários: já viste algum destes anime? O que achaste?
Ah e recomenda-me algo para ver; algo que gostes mesmo e sintas que muita gente não conhece!
Até ao próximo TOP, deita um olho nestes artigos: