Os videojogos de investigação sempre fizeram parte das grandes premiações de videojogos. Muitos conseguem combinar, com mestria, investigação criminal com outros temas, como suspense e terror, mas sem faltar algumas pinceladas de humor ácido nos diálogos. Este estilo de videojogo faz com que o jogador mergulhe nas histórias mais envolventes para resolver um mistério aparentemente insolucionável.
Conhece alguns dos melhores videojogos de investigação, seja para iniciantes ou jogadores mais experientes. É importante lembrar que muitos dos títulos não requerem grandes conhecimentos e habilidades de tiro, ou resposta rápida de comandos e acabam caindo na gama dos videojogos de diálogo que prendem a atenção do jogador.
Danganronpa: Trigger Happy Havoc
Começando pelo o único na lista com produção asiática, fortemente assente no estilo visual novel, um grupo de estudantes é preso num dos melhores colégios do Japão com o objetivo de se eliminarem uns aos outros, tudo isso arquitetado por um estranho urso chamado Monokuma. Lançado originalmente em 2010 para PSP, a consola portátil da Sony, Danganronpa: Trigger Happy Havoc é repleto de mistérios e com certeza vai prender a tua atenção. Disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox Series S.
Sherlock Holmes: Crimes & Punishments
Crimes and Punishments é um videojogo feito originalmente para PC, que adapta diversas histórias do lendário escritor Arthur Conan Doyle. A jogabilidade é feita em terceira pessoa, e todos os comandos são feitos apenas pelo cursor do rato, característica típica do videojogos point-and-click. Neste título, o jogador incorpora o detetive Sherlock Holmes e utiliza as suas habilidades de observação, juntamente do doutor Watson, para desvendar cada cena, interrogar suspeitos, fazer observações e chegar a conclusões para solucionar uma série de casos que assolam a cidade de Londres, no final do século XIX.
Grim Fandango
Grim Fandango é um dos clássicos que todos precisam jogar pelo menos uma vez na vida. O videojogo foi lançado em 1998 pela LucasArts (sim, a divisão de jogos da LucasFilms, o mesmo estúdio que fez os filmes da série Star Wars) para PC, e anos mais tarde recebeu uma versão remasterizada, que possibilita jogá-lo em qualquer consola atual. A história passa-se no mundo dos mortos, quando o personagem Manny Calavera, um agente de viagens do Departamento da Morte, percebe que pode existir uma conspiração no submundo. O jogo é recheado de pequenos puzzles e muitas interações cómicas entre os personagens, marca característica dos jogos da LucasArts.
L.A. Noire
L.A. Noire é um jogo de investigação policial que se passa em Los Angeles, logo após o fim da Segunda Grande Guerra, em 1947. O jogador toma o lugar de um polícia na sua ascensão na carreira, após a solução de diversos casos em zonas diferentes da cidade. Assim como aconteceria numa investigação policial real, no videojogo é preciso colher evidências, encontrar suspeitos, fazer interrogatórios e até mesmo perseguições. Toda a ambientação é voltada para se parecer com filmes noir típicos das décadas de 1940 e 1950. Outro ponto interessante é sua banda-sonora impecável. O jogo lançado em 2011 recebeu críticas positivas e pode ser jogado em PC, Nintendo Switch, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series S, PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5.
The Wolf Among Us
Por fim, um jogo baseado na série de quadrinhos Fables, da DC/Vertigo. O videojogo faz uma mescla entre a vida real e os contos de fada, em um mundo onde ambos coexistem. O jogo é dividido em episódios; neles, o jogador controla o personagem Bigby Wolf, o famoso Lobo Mau, um detetive que deve manter a paz entre os contos para que a harmonia possa existir. Pode ser jogado em PC, iOS, Android, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series S, PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5.