Saiu no recente dia 21 de novembro na famosa revista da Shueisha, Weekly Shonen Jump, uma nova obra com história por Nisio Isin (Monogatari, Medaka Box) e ilustrações de Yuji Iwasaki (Detective Boy Koro, Trash Basket Mountain) o novo manga com o nome de Cypher Academy com a seguinte premissa:
Um estudante normal chamado Iroha entra na Cypher Academy, onde alunos tem devem decifrar código após código sem parar! Eventualmente uma pessoa misteriosa chamada Kogoe dá-lhe uns óculos que contém um segredo incrível!
Nisio Isin lança Novo Manga – Cypher Academy
O que a premissa, cuja fonte é o website oficial da Shueisha – MANGAplus não menciona, mas devia, é que a história passa-se num mundo futurístico com alguns elementos sci-fi e envolve criptomoedas no enredo principal!
A escrita do Nisio Isin sempre foi carregada de simbolismo e metáforas complicadas, mas agora com códigos e cifras à mistura, pior ainda. Isto torna o manga difícil de ler e apreciar, sobretudo para os que não conhecem as outras obras do Nisio Isin e não estão habituados ao seu estilo único. Aproveito para deixar um parágrafo de silêncio para os tradutores que terão de perceber tudo e passar a mensagem de uma forma clara.
…
Bom, tirando esses dois aspetos (a barreira linguística e a escrita massuda) deixo a minha previsão: VAI DURAR. Após ler o primeiro capítulo e olhar com atenção para o leque atual da Weekly Shonen Jump reparo que há um vácuo para obras de nicho, assim é desde que Super Smartphone acabou. Ou seja, faltam obras com premissas mais únicas e menos cliché. A cenoura acaba mesmo por ser o apoio do enredo na história real e na utilização do conceito de criptomoedas, algo que certamente todos nós já ouvimos falar e que, para mim, encaixa muito bem num manga sci-fi sobre decifrar códigos.
Podem ler o primeiro capítulo grátis no site oficial da shueisha aqui.