ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

Aqui fica uma lista de filmes da diáspora asiática que exploram a sua própria fé e religião.

Inês Paredes por Inês Paredes
26/10/2024
em Cinema Chinês, Cinema Coreano, Cinema Japonês, Cultura Chinesa, Cultura Coreana, Cultura Japonesa
A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

A chegada de Exhuma (Jang Jae-hyun, 2024) traz à tona um subgénero de modo algum sub-representado no panteão do cinema de terror, onde os filmes movidos pela fé têm aterrorizado o público há décadas. Começando em força nos Estados Unidos com filmes como The Exorcist (1973) e The First Omen (1976), tendo em pano de fundo as tradições e crenças cristãs, o cinema de terror religioso pode centrar-se noutras religiões. Exploram sempre uma luta entre o bem e o mal, onde os protagonistas são geralmente pessoas inocentes que tentam viver vidas comuns, sem sentir que algo está errado, até serem forçadas a combater ou lidar com uma figura religiosa.

Aqui fica uma lista de filmes da diáspora asiática que exploram a sua própria fé e religião.

1. Incantation (2022)

A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

O terror taiwanês tem vindo a fortalecer-se nos últimos anos, desde as lendas urbanas da série The Tag-Along e The Bridge Curse, passando por Mon Mon Mon Monsters de Giddens Ko, e o grande sucesso de bilheteira The Sadness, de Rob Jabbaz notado em festivais internacionais, e Detention de John Hsu, que explora um dos períodos mais sombrios da história de Taiwan.

Realizado por Kevin Ko, Incantation é um filme de terror taiwanês que pula entre o passado e o presente, seguindo um formato de estilo documental para apresentar os eventos atuais.

Li Ruo-nan (Tsai Hsuan-yen) e os seus amigos visitam uma comunidade religiosa remota, documentando a visita ao longo do caminho. Quando quebram um tabu religioso, são amaldiçoados pelas suas transgressões. Seis anos depois, Ruo-nan sai de uma unidade de cuidados psiquiátricos e recupera a sua filha abandonada – apenas para descobrir que a maldição pode ter sido passada para ela.

O que farias quando o futuro que imaginaste para ti traz consequências violentas? O que farás quando o passado volta para te assombrar, justamente quando finalmente encontraste estabilidade? Li Ruo-nan terá de tomar estas decisões, para salvar a única coisa que realmente importa para ela.

Incantation é aterrorizante – é terror clássico à velha guarda, mas aproveita a tecnologia do cinema e a técnica do found-footage para torná-lo simultaneamente imediato, contemporâneo e visceral.

2. The Medium (2021)

The Medium (2021) filme tailandes halloween

A Tailândia é um país cujo cinema local supera consistentemente as expectativas, e a mais recente jóia a emergir é uma obra verdadeiramente notável de terror folclórico.

The Medium é o mais recente trabalho do realizador tailandês Banjong Pisanthanakun, que realizou Shutter em 2004. Co-escreveu The Medium com o produtor sul-coreano Na Hong-jin, argumentista e realizador do favorito do Festival de Cannes, The Wailing. Nesta colaboração, a dupla aposta numa construção atmosférica lenta e gradual, criando um sentimento de inquietação que cresce de forma constante, prendendo o público de forma implacável, quando já é tarde demais para escapar.

The Medium acompanha uma equipa de filmagem do projeto Shaman Bloodline, que documenta uma xamã chamada Nim (Sawanee Utoomma) na maior região da Tailândia, Isan. Embora todas as mulheres da sua família aparentemente tenham sido possuídas por um espírito benevolente chamado Ba Yan, a irmã de Nim, Noi (Sirani Yankittikan), rejeitou o chamamento e voltou-se para o cristianismo. As irmãs começam a suspeitar que a filha de Noi, Mink (Narilya Gulmongkolpech), seja a próxima a herdar Ba Yan, mas o comportamento errático desta sugere que algo diferente e maligno se apoderou do seu corpo e da sua mente. O que poderia ter sido uma celebração transforma-se numa luta desesperada pela sobrevivência.

O filme não se esquiva de quaisquer tabus. Nada é sagrado e ninguém está a salvo, nem mesmo os intrépidos cameramen do documentário Shaman Bloodline. The Medium é uma mistura totalmente perturbadora de religião folclórica e misticismo.

3. Tiger Stripes (2023)

Tiger-Stripes-_2023_-filme-halloween
A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

Um exemplo um pouco à margem do género, Tiger Stripes tem como elementos centrais a autonomia do corpo e a liberdade na pré-adolescência. A longa-metragem de estreia de Amanda Nell Eu, e que foi a escolha da Malásia para Melhor Filme Internacional nos Óscares de 2023, segue Zaffan (Zafreen Zairizal), uma pré-adolescente despreocupada que frequenta uma escola muçulmana na sua pequena comunidade rural. Zaffan vive de forma leve e irreverente, porém, as coisas estão prestes a mudar: ela é a primeira entre as suas amigas a ter o período, e Farah e Mariam começam a afastar-se dela assim que a notícia se espalha. A partir daí, outras transformações mais sinistras começam a ocorrer.

Tiger Stripes é uma análise eficaz da monstruosidade estereotipicamente atribuída à menstruação, quando as meninas dão o primeiro passo rumo à vida adulta.

O ambiente religioso da narrativa destaca ainda mais as dificuldades que as jovens enfrentam em relação a um fenómeno completamente natural, e o sofrimento que elas experienciam como consequência desse processo.

4. Noroi: The Curse (2005)

Noroi-The-Curse-_2005_-filme-japones-halloween

Noroi: The Curse ganhou uma certa reputação: lançado inicialmente no Japão em 2005, chegou já na era final do boom do j-horror nos EUA e nunca recebeu um lançamento físico oficial por lá. Em vez disso, tornou-se numa experiência underground e de culto, sendo partilhado em sites de troca de ficheiros e vendido em DVDs piratas no eBay. Ver o filme em versões granuladas e de baixa qualidade só realçou os seus encantos ao estilo “low-fi”. O filme quase se transformou numa lenda urbana — um filme de found-footage realmente assustador.

Noroi é um filme dentro de um filme, no sentido de que a sequência de enquadramento – apenas alguns minutos de introdução e conclusão – apresenta o trabalho final de um “conhecido” jornalista e especialista em paranormalidade, Masafumi Kobayashi (Jin Muraki). A maior parte do filme é apresentada como o documentário real, concluído antes de Kobayashi desaparecer após um incêndio na sua casa, que resultou na morte da sua esposa. O documentário de Kobayashi chama-se The Curse (naturalmente) e detalha a sua última investigação, que começa com o telefonema de uma mulher a relatar um vizinho com comportamentos estranhos.

Noroi é um filme extremamente eficaz – tanto no ambiente quanto na execução, lembrando um pouco o trabalho de Junji Ito. A película cria uma atmosfera intensa, com uma sensação constante de inquietação em relação ao que é visto. O seu poder está nas coisas que ficam por dizer, que lentamente se acumulam, levando o espectador a implicações perturbadoras sem nunca serem totalmente explicadas.

5. The Wailing (2016)

The-Wailing-_2016_-filme-sul-coreano-halloween
A exploração da espiritualidade – Especial Halloween

Os filmes de Na Hong-jin têm cativado o público, não só na Coreia do Sul, mas em todo o mundo, com o seu niilismo implacável, violência brutal e histórias emocionalmente desgastantes. E ele apenas realizou duas longas-metragens até agora: The Chaser (2008) e The Yellow Sea (2010). Agora, com The Wailing – um filme que demorou seis anos a ser concluído – ganhou ainda mais destaque, especialmente após a sua estreia fora de competição, no Festival de Cannes.

A história é simultaneamente simples e complexa: um crescente sentimento de paranóia toma conta de uma pequena aldeia coreana, após uma série de assassinatos chocantes, e as suspeitas dos moradores assustados recaem sobre um estrangeiro japonês (Jun Kunimura). O polícia local Jong-goo (Kwak Do-won), que investiga os crimes, envolve-se pessoalmente no caso, quando a sua filha adoece e começa a comportar-se de forma estranha.

Em The Wailing, há valor em manter o público e as personagens igualmente confusas. Expor em demasia o mundo onde xamãs são chamados para lutar contra espíritos malignos teria arruinado a narrativa. Na Hong-jin cria com confiança uma atmosfera poderosa, com imagens indeléveis que permanecem por muito mais tempo do que qualquer crítica menor. Em The Wailing, o diabo não está nos detalhes – ele diverte-se em outras paragens.

6. Exhuma (2024)

Exhuma (2024) filme sul coreano halloween

Exhuma (de título coreano Pamyo, que significa “escavação”) começa com um voo de Seul para Los Angeles, representando tanto a viagem intercultural quanto um possível caminho de ascensão do escritor e realizador Jang Jae-hyun em direção a Hollywood. A Coreia do Sul produziu várias obras sobre possessões, como The Wailing (2016), Dr. Cheon and the Lost Talisman (2023), e dois filmes anteriores de Jang: The Priests (2015) e Svaha: The Sixth Finger (2019).

Exhuma começa rapidamente, apresentando a xamã Hwa-rim (Kim Go-eun) e seu protegido Bong-gil (Lee Do-hyun), que são chamados a Los Angeles por Park Ji-yong (Kim Jae-cheol) para libertar o seu filho recém-nascido de uma maldição sombria que aflige os primogénitos da família, incluindo a ele próprio. A investigação leva-os de volta à Coreia do Sul, onde se juntam a Sang-deok (Choi Min-sik) e ao agente funerário Young-geun (Yoo Hae-jin). Desenterram um túmulo, não marcado, numa montanha isolada, desencadeando um mal imprevisível e devastador.

Exhuma explora profundamente várias influências históricas e culturais para revelar os diferentes horrores que moldam a Coreia do Sul moderna, dividida e assombrada. Embora o filme não ofereça muitos sustos tradicionais, compensa com as múltiplas camadas de estranheza que desenterra, à medida que uma trama (de sepultamento) leva a outra. Através da exploração de legados, genéticos ou nacionais, o filme revela profundidades ocultas e o impacto duradouro dessas maldições sobre o presente.

Recomendações Halloween:

Cinema de Terror Asiático – Especial Halloween

Tags: CinemaCinema ChinêsCinema CoreanoCinema JaponêsFilmesHalloweenHorrorTerror
PartilharTweetPinEnviarPartilharPartilhar
Inês Paredes

Inês Paredes

Artigos Recomendados

Japão e China unem-se para produzir mais anime
Indústria

Japão e China unem-se para produzir mais anime

por João Simões
16/05/2025
Coreia quer superar mercado Anime do Japão
Indústria

Coreia quer superar mercado Anime do Japão

por João Simões
14/05/2025
Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'
Análises

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

por Inês Paredes
15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma
Análises

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

por Inês Paredes
07/04/2025
7 Recomendações S. Valentim | Séries, Filmes e Anime7 Recomendações S. Valentim | Séries, Filmes e Anime
Anime

7 Recomendações S. Valentim | Séries, Filmes e Anime

por shikataganai
19/02/2025
Próximo Artigo
A Sign of Affection merece tanto hype?

Sinais de Afeto em Portugal pela Distrito Manga

ptAnime High Score – Edens Zero e Monster Hunter Wilds

ptAnime High Score – Edens Zero e Monster Hunter Wilds

Playlist Semanal do Pedro #11 | Outubro 2024

Playlist Semanal do Pedro #11 | Outubro 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Anúncio

Recomendamos...

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
O que significa Yamete Kudasai destaque
Curiosidades

O que significa Yamete Kudasai?

26/08/2023
Overflow - Manga recebe Anime [Aviso +18]
Anime

Overflow – Manga recebe Anime [Aviso +18]

22/11/2019
From Old Country Bumpkin to Master Swordsman recebe Anime em Abril 2025
Notícias

From Old Country Bumpkin to Master Swordsman recebe Anime em Abril 2025

02/08/2024
Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis

Últimas Análises

Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

07/04/2025
Momo e no Tegami – Análise do Filme

Momo e no Tegami – Análise do Filme

ptAnime

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

AdBlocker detetado!

Pedimos que apoies a escrita independente do ptAnime através do visionamento dos anúncios que exibimos.

Só assim conseguimos manter este conteúdo grátis para todos.