Kazuya Masumoto – produtor nos controversos Studio Trigger (Little Witch Academia, Kill la Kill) – publicou alguns tweets que deram origem a um burburinho por entre as redes sociais nipónicas. Nestes ele decidiu afirmar que a distância de perceções entre fãs da indústria e animadores, é tão grande quanto o tamanho do Mt. Fuji.
Nesta metaforizarão das perceções, Masumoto afirma que o público é como uma pessoa a olhar para uma fotografia do Mt. Fuji, onde pensam “que bonito”. Alguns até podem pensar “acho que era capaz de o escalar!”. Para Masumoto, este tipo de pessoas são aquele tipo de fãs que criticam desenfreadamente pormenores de animação sem saberem do que estão realmente a falar, ou para ser mais preciso, estes são os animadores wannabe.
É fácil esquecer que para ser animador não é só pensar: “vou ser animador” ou “eu conseguia fazer isto muito melhor”. O primeiro passo é conduzir até à montanha, ou seja, entrar numa escolha/universidade de animação. Claro que para isto será necessário material de escalada, que na metáfora de Masumoto significa possuir uma habilidade base de desenho/ilustração, ou outro tipo de conhecimentos fundamentais necessários para animação.
Muitos, quando atingem este ponto, pensam: “isto não tem nada a ver com a imagem do Mt. Fuji, só consigo ver pedras e está muito frio”. E como Masumoto diz, é aqui que se decide muita coisa:
Têm que continuar a escalar, passo a passo. No final irão sentir uma enorme sensação de satisfação. Porém, enquanto que a vista no topo é algo incrível, é muito diferente da imagem que tinham visto inicialmente na fotografia. É esta a grande diferença entre ver anime e produzir anime.
Portanto, se estão interessados em criar anime, comecem por tentar por vocês mesmos. Juntem-se a um grupo de amigos que partilhe do mesmo sonho, tentem criar uma curta-metragem, por exemplo. Se animação não for para vocês, existem muitas outras formas de trabalhar na indústria anime: seja na publicidade/markting, venda de merchandising, bem como outro departamentos.
Fonte: Otaku USA