Como já é norma, este artigo é constituído por 10 entradas do que considero serem os melhores lançamentos de maio de 2022, sem qualquer ordenação. Obviamente poderão haver omissões que são escandalosas para vocês, mas espero que compreendam.
Sem mais demoras, deixo-vos aqui as minhas 10 recomendações relativas a este mês!
>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI! <<
K-Pop – O Melhor do Mês de Maio de 2022
LE SSERAFIM – FEARLESS
Uma estreia muito esperada e tenho a dizer, a meu ver, uma das estreias do ano. As LE SSERAFIM acabaram de fazer debut e já estão a dar que falar. Tanto pela qualidade da estreia como por serem o primeiro grupo feminino a ser criado pela HYBE.
Com nomes de peso como a Sakura e a Chaewon, antigas membros das IZ*ONE que trazem um grande acréscimo de qualidade e alguma experiência, estas raparigas prometem muito!
Adorei esta música, tem um instrumental fantástico, o refrão é extremamente viciante e simples de decorar! Gostei bastante do foco que foi colocado na coreografia com alguns estilos de gravação muito pouco vistos.
Kang Daniel – Upside Down
O Kang Daniel está de volta com um música curiosa, que tem uma batida muito cativante! O vídeo conta com uma gravação bastante móvel, por outras palavras, é raro ver situações em que a câmara esteja posicionada num só lugar, sem se mexer. Isto dá outra perspetiva aos espetadores e torna as coisas mais “apelativas”.
Gostei muito da música, o guarda-roupa é interessante, apesar de não achar que seja algo fantástico ou arrasador. Este é um lançamento muito bom da parte do Kang Daniel: bom trabalho!
GOT7 – NANANA
Como é bom voltar a ver estes rapazes! Uma música extremamente cativante com visuais super agradáveis, os GOT7 voltam a mostrar do que são capazes mesmo já não estando “juntos”. A sinergia existente entre os membros continua presente.
Este lançamento é mesmo excelente. Todos os cenários que podemos ver no vídeo são muito aesthetic. Todos os elemento do grupo têm o seu “tempo de ecrã” e a qualidade vocal e de rap reconhecida volta a ser demonstrada.
Parabéns aos GOT7 por mais um lançamento fantástico e por continuarem a deixar os fãs orgulhosos!
CLASS:y – SHUT DOWN
Se não estou enganado, este é o primeiro comeback das CLASS:y desde a estreia! Honestamente, não me recordo da faixa de debut, o que nem sempre é um bom sinal, mas também pode ser esquecimento da minha parte quando escrevo esta análise.
Gosto tanto do vídeo como da música. O MV conta com momentos engraçados, com as membros a fugirem de zombies. Um aspeto que me chamou bastante à atenção foi uma mistura de conceitos pós-apocalípticos (com os zombies e os vários cenários de destruição) e também um conceito bubblegum/girl crush. Uma mistura de vários temas pode criar algo muito confuso para quem vê o vídeo contudo considero que o resultado de “SHUT DOWN” é satisfatório e que é ajudado por uma música bastante energética.
TXT – Good Boy Gone Bad
Arrisco-me a dizer, sem qualquer problema, faixa candidata a música do ano!
Todos os grupos que conhecemos têm uma música que os lança para outro patamar de fama e reconhecimento, e tenho muita confiança que “Good Boy Gone Bad” é a que lançará os TXT para a estratosfera.
Tudo neste lançamento grita excelência. O desempenho dos membros, a qualidade vocal, rap estrondoso, cenários fantásticos. Há uns tempos todos pensávamos como seriam os TXT com conceitos mais edgy. Acreditamos no potencial destes rapazes e penso que é o ápice dos TXT até ao momento.
Ficarei extremamente desiludido se não vir este lançamento, pelo menos, entre os candidatos a música do ano.
Yerin – ARIA
E aqui temos mais uma membro das GFRIEND a estrear-se a solo! Fico muito contente por ver a Yerin a enveredar por uma carreira a solo na música! Fiquei muito contente por este lançamento! A música conta com uma influência muito grande de EDM. O estilo de gravação é super interessante, especialmente tendo em conta os cenários usados porque dá para criar momentos bastante agradáveis à vista.
Estou fascinado com o guarda-roupa optado para a Yerin, ela está mesmo muito bonita! Podemos ver a boa qualidade vocal da artista. Apesar de não ser uma vocalista de topo, penso que faz um bom trabalho e tem margem para melhorar.
Curiosamente, esta é uma música que via muito a ser lançada pelas IZ*ONE se ainda estivessem a promover. Tanto o vídeo como a música fazem-me lembrar muito o grupo.
Yezi – ACACIA
Está de volta uma artista bastante completa a nível vocal e de rap. “ACACIA” é mais um exemplo de dualidade. Podemos ver o alcance vocal da Yezi e também um rap agressivo e aguerrido pela qual ela é conhecida.
Como podemos verificar, é um MV com um orçamento consideravelmente baixo mas, mesmo assim, penso que fizeram um trabalho satisfatório. Estou um pouco triste com a coreografia. Na minha opinião, esse é um aspeto em que a Yezi poderia melhorar, mas é algo que não depende só dela.
A nível geral, estou contente com “ACACIA”. Venham mais músicas desta artista!
B.I – BTBT
Fiquei fascinado com o vídeo desta música. Gostei bastante da inspiração que é meio futurística, meio cyberpunk.
O B.I continua a demonstrar a sua versatilidade tanto com qualidade vocal como de rap. Este lançamento tem vários pontos positivos a seu favor, entre eles, a grande preponderância do inglês na letra e a colaboração de nomes conhecidos americanos como o Soulja Boy.
Há faixas que conseguem criar atmosferas intensas e que parecem fora deste mundo e sinto que “BTBT” é uma delas. Tenho a certeza que esta é uma música que teria muito sucesso em discotecas.
Continua o excelente trabalho B.I!
AB6IX – SAVIOR
Sinto que os AB6IX têm vivido muito em altos e baixos desde ficaram reduzidos no número de membros, no entanto, esta faixa…. meu Deus, esta faixa.
Antes de mais, uma vénia a um rap de excelência do Woojin com pouco mais de um minuto de vídeo.
Gosto de tudo neste MV, os cenários são fantásticos, especialmente o principal em que vemos os membros a dançarem a coreografia. Nota-se um toque de classe num conceito que, na minha opinião, tira um pouco de inspiração de detetives e até mesmo de James Bond.
Que fantástico lançamento dos AB6IX, espero que possam aproveitar o ímpeto que esta música possa criar para o grupo.
TNX – MOVE
Aqui está o primeiro grupo a estrear pela agência do PSY. E que estreia estamos a presenciar.
Esta música, para além de uma apresentação, é uma afirmação. Eles não estão cá para brincadeiras.
Penso que ela dá a oportunidade a todos os membros de mostrarem do que são capazes. A coreografia está interessante, embora nada do outro mundo. Gostei muito do MV. Um conceito aparentemente mais high tech/futurístico com um sentimento de luta contra o poder.
A nível geral, gostei bastante desta estreia. Podemos estar perante algo muito bom a ser desenvolvido.
Podem ouvir todas as músicas desta lista no Spotify (inclui mais sugestões para além das mencionadas acima):
E damos por concluída a lista relativa a maio de 2022! Concordam com as minhas escolhas?
Até ao próximo mês!
Artigo Relacionado: