ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
Kaitou Joker - Análise

Kaitou Joker – Análise

Renato Sousa por Renato Sousa
23/05/2021
em Análises, Anime, Kaitou Joker, Séries, Slider

A suspeita, apresentada no artigo de primeiras impressões, de que Kaitou Joker era uma obra mais direcionada para um público infantil, veio a confirmar-se, após a visualização dos treze episódios que preenchem a sua primeira temporada. Ainda assim, em raros momentos, a série consegue despertar a curiosidade num público mais velho, podendo encaixar na categoria de produção familiar. Mas, dadas as circunstâncias, pareceu-me mais sensato escrever esta análise com base no seu principal público-alvo.

 

Antes de roubar, convém avisar!

Caso para dizer que a ladroagem nunca foi tão simpática como nesta trama. Kaitou Joker, o “ladrão fantasma” que é o grande protagonista da série, não rouba importantes artefactos pelo mundo inteiro, sem antes avisar os seus donos e protectores que o vai fazer. De um modo geral, este é o ponto de partida da maioria do episódios, que, por consequência, coloca em alerta os detentores das relíquias, as forças de segurança, e até os rivais de Joker. Sempre com dia e hora marcada nos seus avisos, esta é uma característica original da série, concebida a pensar no seu grande público, que parece ter o efeito de atracção pretendido, mas também um sentido de responsabilidade. Afinal de contas, existe uma tentativa – talvez não muito convincente, mas esforçada! – dos seus criadores, em passar uma mensagem positiva para este tipo de ladroagem, comparativamente aos roubos e assaltos tradicionais.

 

Kaitou Joker - Análise Temporada 1

 

O enredo de Kaitou Joker

Na altura das primeiras impressões, referi que cada episódio tinha um conteúdo isolado dos seus anteriores e seguintes. Todavia, terminada agora a visualização da produção, sou forçado a corrigir essa impressão. Primeiro, porque algumas aventuras se dividem em dois capítulos. Depois, porque, pelo meio, são incluídas viagens ao passado, nas quais são exploradas, em bom detalhe, várias personagens importantes do “elenco bom”.

Por seu lado, o lado mau, liderado pelo Professor Clover, tem tempo de antena que evoca o seu passado, mas fica por dizer como ele ali chegou. Uma história possivelmente reservada para a segunda temporada (ou seguintes), já que nesta produção de estreia são os seus subordinados que recebem esse aprofundamento.

No meio de todas estas aventuras e desventuras, com as várias personagens principais à mistura, esta abordagem parece-me bem executada, quando me coloco (mais uma vez), na perspectiva do público mais jovem. Sem grandes elaborações nem complexidades, o desenvolvimento do enredo é “levado a bom porto”.

 

Professor Clover & Lady Doubt - Kaitou Joker

 

A concorrência de Kaitou Joker

Quando junto Joker ao restante elenco, fico com dúvidas até que ponto este possa ser um protagonista destacado dos restantes. Sou levado a crer que, pelo menos entre Joker, Queen e Spade, a luta seria renhida se houvesse uma votação para eleger a personagem favorita. Especialmente este último, por tudo o que mostra nesta trama de estreia, será uma grande ameaça, em termos de popularidade, àquele que dá nome à obra. E se esta disputa fosse desempatada entre os assistentes de ambos, talvez Dark Eye seja favorito em relação a Hachi, o ninja aprendiz, e “dono de casa”, de Joker.

 

Joker & Queen - Kaitou Joker

 

Os truques mágicos de Joker e companhia

Quando, na introdução, falei na capacidade de trama em despertar a atenção de um público mais maduro, estava a pensar neste aspecto. Isto é, nas estratégias e truques (não confundir com as armas e acessórios utilizados, sobre os quais falarei mais à frente) utilizados por Joker e companhia para roubarem os artefactos a que se propõem, ou mesmo para se libertarem de situações perigosas e incómodas. Porque, de facto, em muitas intervenções não é óbvio o que aconteceu. Nestas alturas, é feito um parêntesis no decorrer da acção, para ser apresentada a explicação ao espectador. Um tempo de antena normalmente conduzido por Silver Heart, mentor dos jovens ladrões fantasma. Muitas dos truques confirmam-se simples, uma vez revelados, mas também existem alguns com um pouco mais de complexidade, que pode ser difícil o público mais novo perceber sozinho.

 

Kaitou Joker - Análise Temporada 1

 

O humor

Se no ponto anterior reside aquele que, a meu ver, é o grande aspecto de interesse para o público mais velho, quero a ele acrescenter o humor e divertimento inerentes à trama. Esta dupla, de alguma forma, também podem ser factores transversais à idade do público. Sendo certo que a sua tonalidade é igualmente simplista, não quer isto dizer que não possa fazer rir alguns adultos, ou sacar umas contracções musculares mais alegres das suas faces. Nem que seja pelo efeito contágio de alguém mais novo que, ao lado, se está a rir a “bandeiras despregadas”.

 

Os pontos fracos

A fechar a lista de características que devem ser evidenciadas desta criação, não posso deixar de salientar um ponto que deixa a desejar, e um outro mais negativo.

O primeiro (que fica aquém do mínimo exigido) diz respeito ao arsenal de armas de Joker. Mesmo para uma faixa etária muito baixa, o número de recursos parece-me demasiado limitado. Ou seja, o protagonista recorre quase sempre às suas cartas e às suas “pastilhas mágicas”, sendo que estas últimas lhe conferem o aspecto de outra pessoa durante uns minutos. Para uma série com um número tão reduzido de episódios, é evidente o desgaste provocado por esta repetição, e a sua consequente perda de interesse. A falta de ideias nesta vertente é evidente, comprometendo a qualidade da trama.

O segundo, é a “abertura de uma porta”, a meu ver desnecessária, que a série nunca mais será capaz de fechar. Refiro-me em concreto à personagem Roco, companheiro de Queen, que passa por ser um cão normal numa fase inicial. Só mais à frente, para incredulidade do espectador, este se torna falador para os humanos. Mais à frente, esta característica humana revela-se igualmente presente noutros animais que foram vítimas de experiências de laboratório. Claro que isto é tudo uma questão de gosto e de preferência do espectador. A meu ver, e com base no que esta série inicial de Kaitou Joker mostrou, parece-me que a obra passava melhor sem tal vertente.

 

Kaitou Joker - Dokusaburou Oniyama

 

Os aspectos mais técnicos

Relativamente a estes segmentos da produção, não tenho nada a acrescentar depois do que disse no meu primeiro olhar a Kaitou Joker. Portanto, a única coisa que aqui faz sentido, é reforçar essas ideias.

A arte tem um estilo muito próprio, que me parece extremamente apelativo para o público infantil. De igual modo, o jogo de cores arbitrário e o traço carregado do desenho reforçam essa intenção, cujo resultado é muito positivo. À boleia deste estilo e do seu público-alvo, a animação tem o trabalho mais facilitado, seguindo também ela uma linha simplista, mas de boa qualidade, tendo em conta essa categoria onde se insere.

No que toca ao som, a banda sonora coaduna-se com os acontecimentos que estão a ser transmitidos no ecrã. Como também já havia dito, na altura da estreia, o opening é bastante alegre e animado, enquanto o ending desperta pouca atenção.

 

Kaitou Joker - Análise Temporada 1

 

Juízo Final

Em suma, e sempre com o público mais novo em mente (relembro que a pontuação desta análise é dada em função dele), Kaitou Joker apresenta-se como uma produção bem conseguida, capaz de divertir, ao mesmo tempo que desperta curiosidade e raciocínio nos seus espectadores. Tudo isto é alcançado à boleia de uma simplicidade muito sólida, em qualquer que seja o aspecto da série aqui alvo de análise. De facto, só quando a série tenta sair fora dessa orientação é que perde alguma da sua consistência. Por último, não confundir simplicidade com variedade, onde a trama também peca um pouco por escassez, nomeadamente no que toca às armas das suas personagens mais importantes, algumas comuns entre muitas delas.

Em relação a um público mais velho, Kaitou Joker pode justificar a sua entrada na lista de obras a visualizar quando numa perspectiva de ser vista com os mais novos. De outro modo, e no caso deste tipo de humor já não suscitar gargalhadas, só mesmo para quem tiver interesse por enigmas e truques de magia. E, mesmo nestes casos, não creio que o entusiasmo dure muito tempo.

 

Kaitou Joker – Trailer

 

 

Análises

Kaitou Joker

70% Pontuação

Uma obra especialmente vocacionada para um público muito novo. A grande aposta na simplicidade (não sendo totalmente benéfica) permitiu construir alicerces sólidos no que diz respeito aos parâmetros fundamentais para o desenvolvimento de uma produção de qualidade.

Os Pros

  • O modo de actuação original dos vários ladrões-fantasma que são protagonistas na história
  • O humor e o divertimento
  • A arte visual no seu todo
  • O opening

Os Contras

  • O arsenal de armas utilizado pelas personagens é algo limitado e repetitivo
  • A introdução na série de animais com características humanas não é bem executada e não acrescenta valor à trama

Análise

  • Pontuação Final 0%
Tags: AnálisesAnimeAsatsu-DK Inc.AventuraComédiaKaitou JokerMistérioOutono 2014Shin-Ei AnimationTemporadas do OutonoTokyo MX
PartilharTweetPinEnviarPartilharPartilhar
Renato Sousa

Renato Sousa

Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.

Artigos Recomendados

Japão e China unem-se para produzir mais anime
Indústria

Japão e China unem-se para produzir mais anime

por João Simões
16/05/2025
Cada episódio de Solo Leveling esteve quase um ano em produção
Indústria

Cada episódio de Solo Leveling esteve quase um ano em produção

por João Simões
14/05/2025
Coreia quer superar mercado Anime do Japão
Indústria

Coreia quer superar mercado Anime do Japão

por João Simões
14/05/2025
ptAnime High Score – Dragon Ball Z: Kakarot e Tekken 8
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Dragon Ball Z: Kakarot e Tekken 8

por António Barreiro
11/05/2025
Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'
Análises

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

por Inês Paredes
15/04/2025
Próximo Artigo
Dragon Quest 35 aniversário ptAnime

Dragon Quest - Novidades anunciadas para o evento de 35º aniversário

Boyfriend lançarão Single em Celebração do 10º Aniversário

Boyfriend lançarão Single em Celebração do 10º Aniversário

BTS vencem 4 Prémios nos Billboard Music Awards de 2021

BTS vencem 4 Prémios nos Billboard Music Awards de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Anúncio

Recomendamos...

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
O que significa Yamete Kudasai destaque
Curiosidades

O que significa Yamete Kudasai?

26/08/2023
Overflow - Manga recebe Anime [Aviso +18]
Anime

Overflow – Manga recebe Anime [Aviso +18]

22/11/2019
Overflow - Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]
Anime

Overflow – Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]

11/12/2019
Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis

Últimas Análises

Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

07/04/2025
Momo e no Tegami – Análise do Filme

Momo e no Tegami – Análise do Filme

ptAnime

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

AdBlocker detetado!

Pedimos que apoies a escrita independente do ptAnime através do visionamento dos anúncios que exibimos.

Só assim conseguimos manter este conteúdo grátis para todos.