Desde que assisti ao filme “Night is Long, Walk on Girl“, fiquei fã de Maasaki Yuasa. A animação que usa, habitualmente, em junção com outras características, fazem dele um dos meus mais recentes diretores favoritos (logo atrás de Miyazaki). Este filme não ficou aquém do espectado, apesar de ser um conceito diferente em relação ao filme que mencionei há pouco.
Venham comigo conhecer um pouco deste conto super kawaii!
Lu Over the Wall – Análise do Filme
Lu Over the Wall – Origem
Este filme, que em japonês tem o título de “Yoake Tsugeru Ru no Uta“, é o segundo filme do estúdio Science Saru em cooperação com Yuasa.
Incrivelmente, consegui seguir a ordem de lançamento dos quatro filmes, por pura coincidência. O primeiro foi aquele que referi anteriormente, “Night is Long, Walk on Girl” (2017), seguindo-se de “Lu Over the Wall” no mesmo ano. Posteriormente, em 2019, sai “Ride your Wave” e, mais recentemente, em 2021, “Inu-Oh“.
Partilhando este fantástico diretor, é obvio que estou ansiosa para assistir aos últimos dois!
Lu Over the Wall – Enredo
O filme conta-nos a história de um grupo de amigos, apaixonados por música, que vivem numa vila piscatória, situada numa pequena ilha. Nesta vila tão pacata, o jovem Kai acaba por atrair Lu – uma pequena sereia – através da sua música. Assim, os quatro amigos, Kai, Yuho, Kunio e Lu, formam uma pequena banda.
Porém, os problemas não tardam a surgir, assim que os restantes habitantes da ilha descobrem a pequena sereia. Porque é que esta descoberta gera controversa? Porque há um terrível mito, acerca das sereias da ilha, que apenas os mais velhos sabiam e que esconderam durante anos.
Afinal, o que será que se passou e o que acontecerá à pequena Lu?
Lu Over the Wall – Características
- Animação: muito similar ao anterior filme de Yuasa com este estúdio. Bastante fluída e descomplicada. Enquadra-se perfeitamente neste tipo de filme mais familiar e descontraído. As cores utilizadas são vibrantes e os personagens transmitem sempre uma aura simpática, mesmo quando estão zangados ou quando acontece algo mais sério ou triste.
- Banda sonora: extremamente animada. Composta por Takatsugu Muramatsu, as músicas são simplesmente contagiantes. Este compositor já colaborou também com o estúdio Ponoc, nos filmes “Mary and the Witch’s Flower” e “Modest Heroes“. Quase que apetece levantar do sofá e dar um pezinho de dança juntamente com os personagens!
Lu Over the Wall – Juízo Final
Sem sombra de dúvida que este é um filme para se ver em família e certamente que crianças vão adorar. Como em todos os filmes, há sempre uma parte mais triste, mas “Lu Over the Wall” é tão querido e contagiante, que consegue fazer com que as partes mais melancólicas sejam ultrapassadas rapidamente. É divertido e animado, mas sem ser tão lunático e excêntrico quanto o filme “Night is Short, Walk on Girl” (podem ler a análise deste clicando no link acima).
Para quem não gosta de Invernos chuvosos, aconselho vivamente a verem “Lu Over the Wall”, pois aposto que ficam logo mais animadinhos!