Sabem aquelas noites em que parece que o álcool e o Universo se unem, acabando por formar uma espécie de epifania hilariante, da qual nunca nos lembramos no dia seguinte? Não? Só eu? Bom, este filme é quase isso e eu ri-me à gargalhada!
Acompanhem-me nesta avaliação. Prometo que não se vão arrepender 🙂
Yoru wa Mijikashi Arukeyo Otome – Análise do Filme
Yoru wa Mijikashi Arukeyo Otome (Night is Short, Walk on Girl) – A Origem
Como se costuma dizer “o fruto nunca cai longe da árvore”, não é? Assim que vi o trailer deste filme, o que me vem logo à mente? Devilman Crybaby. Ora, como é óbvio, não fiquei admirada ao descobrir que ambos os anime partilham o mesmo diretor -Masaaki Yuasa- e o mesmo estúdio de produção – Science SARU.
O filme, estreado apenas em 2017, foi baseado num livro do ano de 2006, escrito por Tomihiko Morimie ilustrado por Yusuke Nakamura. Esta obra cinematográfica ganhou dois grandes prémios, dos quais se destaca o prémio Animation of the Year no Japão.
Na minha opinião, este filme mereceu cada um dos prémios. Leiam mais e descubram porquê!
Night is Short, Walk on Girl – O enredo
Uma das coisas que achei mais curiosa acerca deste filme é o fato dos personagens “considerados” principais (já explico as aspas), não terem nome. Em altura alguma, no decorrer do filme, sabemos o nome dos personagens principais, até então apelidados de “Girl with Black Hair” e “Senpai“. O mais engraçado no meio disto tudo é que eu só me apercebi aquando a preparação deste artigo. Portanto, olhem o quão focada estive para nem reparar que faltavam nomes.
O filme em si é um imbróglio de histórias, que se vão entrelaçando, alternando entre realidade e fantasia (comum quando há álcool à mistura hehe). Uma menina que gosta de beber, dois rapazes apaixonados, um galante manipulador, um velhote que rouba cuecas, um menino traquina, um grupo de idosos bêbedos, enfim! Imaginação não faltou ao autor.
Vamos acompanhando a menina de cabelo preto, noite fora, enquanto ela faz o que mais gosta: beber. É isso mesmo, a nossa personagem principal é uma apreciadora de álcool. Já agora, por falar em personagens, explico as aspas do início deste texto. Resumidamente, todos os personagens que vamos conhecendo acabam por se tornar o centro desta trama. Isto porque, todas as suas histórias se juntam e todos se conhecem, de uma forma ou de outra, acabando por nunca nos deixar esquecer nenhum deles ao longo do filme.
Yoru wa Mijikashi Arukeyo Otome – Análise das Características
Em termos de desenho, não é nada trabalhado, como se pode ver logo no trailer. Podemos ver um destaque com cores mais vivas, quando há algo em que seja necessário focar a nossa atenção. Há também um maior cuidado e foco nos efeitos visuais, como quando querem fazer algum destaque numa cena. No entanto, é um estilo de animação diferente e já sabem que tenho uma queda para estes géneros 🙂
Além disso, quando a animação é fraquinha, mas o anime ganha prémios, algum motivo haveria de haver. A história é fantástica, bem trabalhada, super divertida e alucinante.
A banda sonora é exatamente como o filme: animada. Inclusive, existe uma parte do filme onde os personagens cantam e nessa parte eu quase morri de tanto rir. É hilariante.
Night is Short, Walk on Girl – Juízo Final
Sem dúvida que vou ver novamente. É uma comédia, de início ao fim. Fez-me recordar as noites que passei eu mesma, no Japão, a beber nas famosas Izakaya. Sim, porque, assim como a nossa “Girl with Black Hair”, eu também aprecio uma boa bebida. São noites em que o álcool transforma desconhecidos em amigos de longa data e nas quais o tempo parece parar e andar tão rápido, em simultâneo.
É assim que recordo o sentimento que tive ao ver este filme e acho que cada um de vocês vai sentir algo diferente e reviver memórias, se, porventura, assistirem.
Deem uma oportunidade a esta obra, que tem tanto de louco como de espetacular! Vai uma bebida? KANPAI!