O aclamado realizador, de anime e live-action, Mamoru Oshii apareceu em fevereiro no programa da Movie Plus, Kono eiga ga mitai (“I want to see this film”). Oshii partilhou histórias sobre as suas experiências formativas através de assistir e criar filmes.
Na altura, em antecipação da primeira data de transmissão do episódio, a 4 de fevereiro, o mestre listou 5 filmes que ele crê terem sido essenciais para a criação de Ghost in the Shell:
- This Island Earth
- Bride of White Castle
- 2001: A Space Odyssey
- Day for Night
- Blade Runner
Mamoru Oshii nomeia Filmes Essenciais para a Criação de GitS:

Em entrevista postada no PR Times em fevereiro, Oshii entrou em maior detalhe sobre a influência que os três últimos filmes referidos tiverem nele.
Ele disse que 2001: A Space Odyssey, o qual ele diz ter visto a primeira vez quando estava no liceu, foi o que o inspirou a tornar-se escritor de ficção científica. Na altura, ele ficou impressionado pelo espectáculo visual, mas foi apenas quando ele viu o filme 30 anos mais tarde que ele se apercebeu que o filme era realmente sobre explorar o conceito de humanidade.
Levei algum tempo a aperceber-me que não era apenas um filme com grande história e atores, mas um filme sobre grandes ideias.
Day for Night inspirou Oshii a tornar-se um realizador de filmes depois dele o ter visto pela primeira vez enquanto aluno universitário do segundo ano. Ele recordou a famosa fala: “Filmes movimentam-se quais comboios na noite. E pessoas como tu e eu são apenas felizes no nosso trabalho”.
Oshii disse:
A ideia de que devemos parar de tentar fazer pazes com a realidade deu-me arrepios na espinha. Pensava da mesma forma. Apesar de depois ter decidido que tinha a ideia errada.
Oshii conclui ao discutir Blade Runner, um filme que ele tem em tão alta estima que ele vai incluí-lo para sempre no seu Top 10 filmes favoritos, apesar dos seus rankings, normalmente, mudarem de dia para dia.
Já pensei frequentemente sobre o que os filmes conseguem fazer que nenhuma outra forma de contar histórias consegue alcançar e, após ver Blade Runner, fiquei com a certeza que é o ‘world building’.
Ele disse que Blade Runner se tornou tão influente que qualquer criador a retratar um mundo estabelecido num futuro tecnológico, foi inspirado de alguma forma por Blade Runner. Muitos filmes similares ao Blade Runner foram criados rapidamente após a sua estreia original em 1982, e Oshii crê que Ghost in the Shell é um deles.
Contudo, Oshii admitiu também que ele retirou as lições erradas de Blade Runner na altura. Ele assumiu que o único componente necessário para filmes é um setting forte, mas depois ele acabou por reconhecer que a história e personagens são também importantes. Ele disse que ele atingiu a sua filosofia atual no que concerne realização, apenas depois de um processo doloroso de tentativa e erro.
Para mais histórias sobre filmes que o inspiraram e moveram ao longo da sua vida, Oshii recomenda que toda a gente veja o seu episódio do Kono eiga ga mitai.
Artigos Relacionados:
Mamoru Oshii antevê Novo Filme em Festival
Jin-Rou Live Action – Mamoru Oshii trabalhou em Cena Animada
Mamoru Oshii – Opinião sobre a Adaptação Live-Action | Entrevista
Fonte: Anime News Network