Nekokurage (nome verdadeiro Erika Ikeda), a responsável pela adaptação para manga dos light novels The Apothecary Diaries, foi acusada pelo Serviço Regional de Impostos de Fukuoka, a 29 de fevereiro, por suspeita de não ter declarado cerca de 260 milhões de ienes (cerca de 1,7 milhões de dólares) em rendimentos e de ter encoberto cerca de 47 milhões de ienes (cerca de 310 000 dólares) em impostos entre 2019 e 2021.
Mangaka de Apothecary Diaries Acusada de Evasão fiscal

De acordo com o Serviço Nacional de Impostos, o dinheiro sonegado, que inclui rendimentos obtidos com a venda de manga, foi utilizado para comprar bens imobiliários.
A Nekokurage respondeu às alegações no Twitter, afirmando que negligenciou as suas declarações fiscais por ignorância. Acrescentaram que pagaram os impostos e taxas em 2022 por não terem declarado os rendimentos depois de receberem instruções da administração fiscal. Pediram também ajuda a um contabilista fiscal para preencherem corretamente as declarações fiscais. Nekokurage esclareceu que se trata de um assunto pessoal que nada tem a ver com o autor da série original light novel The Apothecary Diaries ou com qualquer outra pessoa envolvida na criação da manga.
Nekokurage lançou o manga na revista Monthly Big Gangan, da Square Enix, em maio de 2017. A Square Enix publicou o 13º volume do livro compilado do manga a 25 de março. A Square Enix Manga publica a série em inglês.
Natsu Hyūga começou a serializar a história original no site “Shōsetsuka ni Narō” (Let’s Become Novelists), em outubro de 2011. Shufunotomo começou a publicar os light novels em volume impresso, com ilustrações de Touko Shino, em agosto de 2014. O J-Novel Club publica a série de light novels digitalmente.
A série de light novels inspirou um anime que estreou a 21 de outubro e foi para o ar durante dois meses. A Crunchyroll transmitiu o anime à medida que ia sendo transmitido no Japão e também se encontra a transmitir uma versão inglesa. O anime terà uma segunda temporada em 2025.
Fonte: Anime News Network