Conhecido anteriormente como Project EVE, Stellar Blade é um jogo que vem com muita promessa por trás desde o primeiro trailer que foi revelado durante a State of Play de setembro de 2021 da PlayStation.
O que começou como um jogo desenvolvido em Unreal Engine 4 e com lançamento para PlayStation 4 e Xbox One, foi crescendo ao longo do tempo para um jogo com uma escala muito maior e acesso a recursos de forma a trazer uma experiência incrível para os jogadores.
Este é um salto muito grande para a Shift Up que inicialmente só fazia jogos para telemóvel, mas quando são feitos paralelismos constantes com jogos como Nioh, Bayonetta e NieR: Automata então as expectativas eventualmente vão ter de ser correspondidas.
Tendo isso em mente e com o seu lançamento em breve, Stellar Blade recebeu a 26 de março uma demo gratuita do jogo para dar aos jogadores um cheirinho do que estaria para vir.
Aqui ficam as minhas primeiras impressões.
Stellar Blade (Demo) – Primeiras Impressões
Stellar Blade é um jogo exclusivo para a PlayStation 5 desenvolvido pela Shift Up e publicado pela Sony com lançamento para o dia 26 de abril de 2024.
Design controverso, mas bem feito
Desde o primeiro trailer que a Shift Up publicou que é possível ver que Stellar Blade teve bastantes influências num estilo mais anime e foco em certos atributos físicos quando esteve a trabalhar no design da sua protagonista EVE.
É verdade que este é um elemento que se destaca em Stellar Blade, mas se observarmos melhor conseguimos ver que o design da protagonista é bastante original com elementos muito bonitos para complementar a roupa como certas peças de renda pelo corpo.
Já sobre os inimigos de Stellar Blade, nunca fiquei tão impressionado com o grafismo e animação de um jogo como aqui, pois está a um nível nunca antes vistos através de uma variedade em termos de design e dos movimentos bastante fluídos das animações.
Consegue ser ridículo aquilo que os gráficos do jogo conseguem atingir e só deixa mais entusiasmo tanto nos jogadores que já tinham interesse como naqueles que ainda estavam com o pé atrás.
Combate que convence quanto mais jogamos
Ao início, quando jogamos Stellar Blade temos aquela pequena impressão que este é mais um jogo com jogabilidade ao estilo Dark Souls com gráficos mais para o lado anime para tentar vender a ideia.
Lamento informar que tal não é o caso com este jogo, pois a partir do momento em que deixamos o tutorial o jogo acaba por ter muita mais profundidade do que parece e acaba por conquistar os jogadores ao longo do tempo.
Para além das mecânicas habituais que temos neste tipo de jogo, Stellar Blade apresenta inimigos dinâmicos que muitas vezes podem fazer combinações de ataques ou até mesmo usar ataques mais complicados de bloquear, o que faz com que o jogador tenha de se adaptar ao combate que tem pela frente.
O jogo também traz consigo uma banda sonora fantástica que também se adapta a situação em que nos encontramos, podendo ser trocada nos vários acampamentos que encontramos.
Opinião Final
Se os trailers lançados de Stellar Blade me convenceram a jogar o jogo, então a demo convenceu-me a comprar a edição de colecionador, pois do que eu vi temos aqui uma experiência que promete imenso.
Com uma jogabilidade bem implementada e um grafismo soberbo, Stellar Blade aponta para ser um dos grandes lançamentos deste ano quando eventualmente chegar à PlayStation 5.
Estão a pensar adquirir o jogo? Acham que o jogo só tem hype e nada de mais? Deixem as vossas opiniões nos comentários.
Até a uma próxima oportunidade.