Título: Net-juu no Susume
Adaptação: Web Manga
Estúdio: flying DOG
Demografia | Género: Jogo, Comédia
Ficha Técnica: Indisponível
Tal como aconteceu na temporada de anime anterior, também nesta tive as minhas apostas no escuro e hoje venho-vos falar de uma delas: Net-juu no Susume!
Admito que não sou fã de jogos nem de animes em torno do universo RPG, acho que o único que assisti foi a meia temporada de Sword Art Online. Pelo que este foi apenas um feeling, algo que me fez pensar: esta irá surpreender…

Net-juu no Susume | Enredo
Net-juu no Susume foi uma derradeira surpresa em termos de construção do episódio e do enredo no geral. Tinha uma ideia que abordava a vida de uma NEET, mas com a excepção dessa informação – e da possível inserção de romance – nada mais sabia.
O enredo não foge muito à ideia que tinha: Morioka Moriko, uma NEET por convicção, que se despede do trabalho para jogar o dia todo, solteira, virgem e com 30 anos. Depois de 6 meses de abstinência, regressa ao universo dos jogos, no entanto, o seu antigo jogo preferido terminou. Morioka é então obrigada a procurar um novo MMO – Fruits de Mer foi o jogo escolhido.
Há uma conjugação fantástica entre mundo real e mundo ficcional. A maior parte do episódio é desenvolvido dentro do jogo, onde assistimos de forma resumida à evolução do Avatar de Moriko. Esta aventura tem início com auxílio de Lily, a sua primeira amiga no jogo e sua parceira na progressão de nível.
É engraçado como os produtores conjugam dois mundos, duas realidades e “duas personagens” para cada protagonista! Dá a sensação que a cada episódio vamos descobrindo a versão real da guild de Moriko. Além disso, o episódio foi contado a dois tempos como se tivéssemos, tal como a protagonista, a viver o que estava a acontecer no jogo (inclusive as mesmas reações).
Net-juu no Susume | Ambiente
Em termos de ambiente há uma distinção bastante acentuada na iluminação e coloração dos dois “mundos”, sendo o real claramente mais escuro, repleto de cores mais sóbrias. Em contrapartida, o universo de Fruits de Mer é composto por muitas cores, na maioria vivas, o design é muito fofo e o character design muito interessante.
A animação não é excelente, há falta de pormenores sobretudo nas formas que constituem a série, mas não é má também. Como é bastante consistente, os pormenores menos bons passam completamente ao lado e não afetam nem um pouco a experiência. Além disso, quando eles têm momentos de destaque ou close ups de personagens, há um capricho de tornar tudo perfeitinho.
Quanto à banda sonora, achei bastante agradável no geral, de destacar o opening e ending. Achei tudo extremamente adequado à série e com qualidade suficiente para nos fazer ouvir de novo.
Net-juu no Susume | Potencial
Se Net-juu no Susume continuar com esta construção narrativa e fluidez é capaz de se tornar num dos hidden gem desta temporada. É realmente um anime muito agradável de ver. É simples, não me parece que irá incluir grandes dramas, é divertido, possui um humor contagiante e possui um ambiente amistoso. Acho que condiz com o “slogan” da série “o jogo deve ser algo para descontrair depois de um dia de trabalho” – encarem esta série como algo a assistir para relaxar e rir um bocado.
Análises
Net-juu no Susume
Uma história sobre uma NEET e a sua vida dentro de um... jogo?
Os Pros
- Personagens e construção da história
Os Contras
- Animação