Muitos dos que acompanham a animação japonesa já devem ter reparado na presença de tentáculos, seja em anime repleto de fanservice ou de conteúdo adulto, como o hentai. Existe alguma razão por detrás dos tentáculos em anime ou é apenas uma peculiaridade japonesa? Porque é que os japoneses gostam tanto de tentáculos? Que tipo de fetiche é este?
O termo japonês utilizado para cenas adultas com tentáculos em anime é shokushu goukan (触手強姦). O termo descreve uma criatura com tentáculos que os “utiliza” em alguma personagem de anime, manga ou livro.
A primeira vez que o uso de tentáculos apareceu num anime, neste estilo, foi num OVA intitulado Kyoushoku Soukou Guyver (Guyver: Out of Control) de 1986. Em manga, e embora não tivesse implicações sexuais efectivas, o primeiro que é frequentemente creditado é o de 1990, “Youjuu Kyoushitsu (Demon Beast Invasion)”.
Também podes gostar de:
- Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação
- Autor de Chainsaw Man recomenda One Shot Hentai e Yaoi
- Top 8 Razões porque Anime Não Presta | ptAnime
Porque os japoneses usam tentáculos no Hentai?
Para quem não sabe, os conteúdos para adultos no Japão são censurados desde 1907. Por outras palavras, os filmes japoneses e as animações eróticas não podem mostrar as partes íntimas (exceto os seios), tendo de ser censuradas.
Os tentáculos e outras coisas do género nas animações japonesas para adultos são usados de modo a contornar a Lei da Censura no Japão. Acontece que as autoridades não podem proibir ou forçar a censura de partes que não são humanas.
Da mesma forma que os tentáculos foram criados para contornar a censura no Japão, o hentai lolicon também foi criado para contornar a censura dos pêlos púbicos que existia na década de 90.
Os tentáculos tornaram-se moda no final da década de 1980 e início da década de 1990, como mencionado acima, para contornar a censura de conteúdo adulto. Atualmente, no anime “normal”, os tentáculos são uma piada ocasional ou utilizados para fanservice.

Apesar de ter sido popular nos anos 90, é raro hoje em dia os anime hentai terem tantos tentáculos como antigamente. Atualmente, a indústria criou outros meios para contornar a censura.
Muitos fãs que afirmam consumir este tipo de conteúdo acham o uso de tentáculos menos interessante. Resta apenas um grupo bastante seleto de fãs que ficam realmente entusiasmados com uma nova história hentai que envolve tentáculos, tal como qualquer outro fetiche que ainda perdura.
É totalmente errado generalizar ou afirmar que os japoneses gostam de tentáculos em hentai, pois isso não passa de um estereótipo que foi popularizado na década de 90. Assim como nos anos 90 era comum histórias de anime que se passavam no espaço ou com mecha, os tentáculos nada mais são do que uma fase que ainda tem resquícios nos dias de hoje.
O que achas deste assunto?
Artigos Relacionados:
A história de Oshi no Ko tornou-se real no Japão
O que significa Yamete Kudasai?
Fonte: antojasai