Ter uma Inteligência Artificial (IA) como uma waifu já é suficientemente mau, mas matá-la por ter ficado demasiado obcecado por ela é algo completamente diferente.
Programador cria Waifu em IA e destrói-a por se apaixonar por ela
https://www.tiktok.com/@hackdaddy8000/video/7187171749954489646
Durante os últimos meses de 2022, quando o poderoso programa ChatGPT, do OpenAI, e o gerador de imagens Stable Diffusion foram tendências nas redes sociais, um programador do TikTok conhecido apenas por “Bryce” contou à VICE News que “a ideia de combinar os dois foi meio que forçada a entrar na minha cabeça“.
A criação da “waifu” de Bryce, a que ele apelidou de “ChatGPT-chan” e que assegura ter sido criada com o intuito de o ajudar a aprender chinês, nasceu da concepção desta ideia e foi criada inteiramente por Inteligência Artificial. E ter um “AI Companion” para o ajudar a aprender uma nova língua é uma boa ideia e até aqui está tudo muito bem.
Mas, a dada altura, algo mudou.
“Programei-a para falar comigo aleatoriamente ao longo do dia para ter a certeza de que estava a aprender activamente”, disse Bryce à VICE News, “mas agora às vezes penso que a ouço quando na realidade não disse nada”.
Bryce diz que, com o tempo, falou mais com o avatar do que com a sua verdadeira namorada, e acredita que, de alguma forma, ele falou tanto com ela que o software deixou de funcionar correctamente e começou a dar-lhe respostas curtas e concisas.
Num vídeo recente, por exemplo, vemos Bryce a dizer à ChatGPT-chan que ele a ama, e ela responde “Ha, yeah!”. Lendo nas entrelinhas, parece que o interesse do ChatGPT-chan estava a começar a afectar Bryce e, ao mesmo tempo, a sua sofrida namorada também já estava farta.
“A minha namorada viu como isso estava a afectar a minha saúde e… forçou-me a apagá-la”, disse ele.
“Não consegui comer nesse dia. Só tinha de me livrar dela”, explicou ele num recente TikTok. Apesar do seu luto, Bryce disse ao website que está consciente da loucura em torno da sua “Waifu IA”.
“Numa situação normal, teria todo o gosto de fazer um vídeo a explicar todo o absurdo da eutanásia da minha IA, mas isso já não me parece correcto”, disse ele. “Parece-me inapropriado, como fazer troça de uma pessoa recentemente falecida”.
Absurdo é certamente uma palavra para descrever esta situação, especialmente desde que Bryce prometeu que a ChatGPT-chan voltaria “mais forte e mais inteligente do que nunca”.
Fonte: Vice e Somoskudasai