É real! Studio Ghibli tornou-se subsidiário da Nippon TV, desde a passada quinta-feira, dia 21 de Setembro de 2023. O famoso canal televisivo é agora parte integral do nosso tão adorado estúdio de animação. Fica a saber tudo acerca da parceria neste artigo!
Studio Ghibli vendido à Nippon TV

Ghibli e Nippon TV
A familiaridade entre Studio Ghibli e Nippon TV não é nada de novo, dado que mantêm uma relação desde 1985. Nesse ano, o canal televisivo iniciou ajudas financeiras ao estúdio, tendo sido o primeiro canal a passar o filme “Nausicaa do Vale do Vento” na televisão japonesa.
Desde então, o canal tem exibido, frequentemente, filmes do estúdio no Friday Roadshow. Ademais, Nippon TV teve também participação na abertura do Museu Ghibli, no ano de 2001.
O acordo
A Nippon TV, presidida por Yoshikuni Sugiyama, irá deter 42,3% das ações do Studio Ghibli. Hiroyuki Fukuda, diretor operacional sénior e diretor do conselho da Nippon TV, assumirá a liderança, enquanto o co-fundador do estúdio, Toshio Suzuki, continuará a assumir o cargo de presidente.
Por sua vez, Hayao Miyazaki, também ele co-fundador e, de certa forma, a cara da marca Ghibli, terá o cargo de presidente honorário. A Nippon TV comprometeu-se, segundo próprias palavras, a
“proteger, continuamente, a arte da animação característica do Studio Ghibli e os valores da marca“, bem como “honrar a autonomia do estúdio“, para que este se possa “focar nas filmagens“.
O motivo
Este acordo surge por duas principais razões: a idade já avançada de Miyazaki e Suzuki (82 e 75 anos, respetivamente), bem como a recusa por parte de Goro Miyazaki, o filho mais velho do famoso cineasta, para tomar o lugar do pai. Goro é já parte integrante do Studio Ghibli, como diretor de animação, no entanto e de acordo com o próprio, a responsabilidade que recairia sobre si seria demasiado grande.
Studio Ghibli vendido à Nippon TV terá consequências?
O futuro de Ghibli
Desde 2013, aquando a comunicação da reforma de Hayao Miyazaki, que o futuro do Studio Ghibli tem dado que falar.
Recentemente, Hayao “ressurgiu”, com o novo filme da sua autoria “Kimitachi wa Dou Ikiru ka / The Boy and the Heron” – estreia prevista em Portugal no dia 9 de Novembro – mas isto não significa que o cineasta tenha mudado de ideias.
Segundo o jornal “The Guardian”, Miyazaki e Suzuki falharam na tentativa de persuadir Goro a assumir a liderança. Contudo, dada a popular e intrincada relação entre pai e filho – relato no artigo “Ghibli e os Miyazaki” -, podemos até entender a pressão que terá sido sentida pelo primogénito de Miyazaki. Para já, os fãs de Ghibli terão de confiar na palavra da Nippon TV e esperar o melhor.
Força Ghibli!
Fonte: Artigo original com informações da CNN e do jornal The Guardian.