Ora aí está um tópico que me tem dado que pensar – e falar! A demografia shoujo é normalmente associada ao género romance – e até aqui tudo bem, afinal a grande maioria são romances. Todavia, nem todos o são e custa-me ver pessoas a constantemente avaliar as histórias consoante o género e, mais, tirar juízos de valor das obras sem sequer as conhecer só porque são “shoujo” ou “shounen”.
(já agora, se não estiverem por dentro do que é uma demografia e um género em anime/manga, recomendo este artigo: Géneros e Demografias de Anime e Manga | Enciclopédia)
TOP Anime Shoujos que não são Romances

A falta de informação nos dias de hoje é, cada vez mais, uma opção. Uma simples pesquisa em websites de referência (myanimelist, por exemplo; Coamix também explica muita coisa em relação a manga; entre outros) e conseguimos perceber por alto como funciona isso das “demografias” no contexto de publicação de manga: o que elas ditam, o nível de influência na escrita e seguimento da história, etc.
Por isso, e por ser uma ávida amante da demografia shoujo e do género romance, custa-me muito ver pessoas a hostilizar títulos publicados em revistas shoujo só porque “não gostam de romance”.
Ou pior: porque acham que é só para “raparigas”.
Como se shounen fosse só para rapazes, e nós raparigas não pudessemos gostar, não é? Ou como se não existissem romances shounen de sucesso como Horimiya, Nisekoi, Your Lie in April, etc?
Enfim, isto para dizer que romance não significa obrigatoriamente shoujo e que shoujo não é só para raparigas, ou apenas desenvolvido a pensar nesse público-alvo em específico – e que mesmo que assim seja, não significa que um rapaz não possa gostar!
Posto isto, decidi criar esta lista de recomendações de animes que são shoujo, mas que o género principal não é o romance (e longe da trope do romance escolar shoujo). Poderão ter resquícios de romance em alguns, mas não é o motor narrativo destas histórias.
Espero que gostem e, se conhecerem mais títulos shoujo (se tiverem dúvidas, bora pesquisar o my anime list, uma ótima plataforma para confirmarem as demografias) deixem recomendação!
Esta lista está dependente do que já assisti de anime e conheço, e tem como base a minha opinião e gosto pessoal.
TOP Anime Shoujos que não são Romances
Natsume Yuujinchou
Número de episódios: 74 divididos em 6 temporadas
Adaptação: Manga
Género: Drama, Slice of Life, Sobrenatural
Tema: Iyashikei e Mitologia
Esta é a sugestão mais óbvia. É uma das obras mais adoradas e populares dentro do género de fantasia e aventura e uma verdadeira obra-prima. Considero impossível não gostar de Natsume Book’s of Friends. Pode não fazer o género de toda a gente, isso é verdade, o pacing é muito lento e tem uma narrativa muito própria e de construção progressiva. É lento, terno, envolvente.
Se fores um fã de slice of Life e fantasia é uma obra obrigatória a constar na tua lista de animes!
Ghost Hunt
Número de episódios: 25
Adaptação: Manga
Género: Horror, Mistério, Sobrenatural
Para quem é fã de histórias sobrenaturais com um toque de policial, este título poderá ser para vocês!
Pessoalmente gosto mais da manga por explorar melhor o protagonista e um pormenor do passado (e presente) dele que faz toda a diferença. De qualquer das formas é sempre uma recomendação boa, suave, ideal para aqueles sustos QB.
Gakuen Babysitters
Número de episódios: 12
Adaptação: Manga
Género: Slice of Life
Tema: Cuidado infantil, Iyashikei, Vida Escolar
Dose diabética de doçura – melhor descrição que consigo desta obra. É simplesmente jovens a tomar conta de bebés super fofos. É mais focado na educação e dia a dia do jardim de infância. Tem dois protagonistas, os irmãos orfãos Ryuuichi e Kotarou mas a sua história e personalidades não são desenvolvidas. É um anime good feeling que nos transmite boas mensagens sobre comunicação.
Banana Fish
Número de episódios: 24
Adaptação: Manga
Género: Ação, Aventura, Drama, Suspense
Tema: Deliquência, Crime organizado, Psicológico
Este é daquelas obras que surpreende irremediavelmente quem começa a assistir. Apesar da demografia shoujo é uma obra pesada, que aborda temas fortes. Não é uma série para ser assistida de animo leve. Crime organizado, prostituição e delinquência são motores narrativos tratados sem tabus, literalmente.
Um anime (e manga) altamente recomendado, sobretudo para quem gosta de um bom drama!
Nijiiro Days
Número de episódios: 24
Adaptação: Manga
Género: Comédia, Romance
Tema: Vida Escolar
Mas Raquel, este tem género romance… Eu sei que tem romance contudo, na minha opinião, o género principal é comédia! A história acompanha a vida escolar de 4 jovens rapazes, as suas relações amorosas e, sobretudo, a amizade entre eles. O objetivo é ajudarem o Natsuki a conquistar a rapariga dos seus sonhos…
Acho que é uma boa comédia, e a história é contada do ponto de vista dos 4 rapazes pelo que foge bastante ao estilo de tropes típicas de shoujo, podendo inclusive agradar mais ao público masculino que feminino fruto da empatia com os protagonistas.
TOP Anime Shoujos que não são Romances – Menção:
Yuzuki-san Chi no Yonkyoudai.
Número de episódios: 12
Adaptação: Manga
Género: Slice of Life
Tema: Vida Escolar
Uma série que se encontra a sair à data de criação deste artigo mas que, dado o tema, se enquandra nesta lista. Infelizmente as obras shoujo que não são de romance adaptadas a anime são muito reduzidas. E ainda temos que ter em atenção que apenas estou a colocar obras que vi o anime e/ou li a manga, pelo que já por si diminui ainda mais os títulos recomendados.
Dado que me encontro a ler o manga e a gostar, acreditando que irão fazer um bom trabalho na adaptação anime desta, poderá ser um título interessante para os amantes de slice of life com temas mais familiares e do dia a dia escolar – e não só – japonês.
Filmes anime que são shoujo e não sabias
Dois dos meus filmes preferidos de sempre são adaptações de obras shoujo! Se sabia disso até à criação deste artigo? Não, nunca tinha pensado ou pesquisado sobre isto.
Se fico extremamente feliz por assim ser?
Sim.
Mimi wo Sumaseba
Nome: Mimi wo Sumaseba | Whisper of the Heart
Estúdio: Ghibli
Origem: Manga
Géneros: Drama, Romance
Duração: 1h51 min
Apresento-vos um dos meus filmes preferidos que é, também ele, “o filme da minha vida”. Não há palavras para descrever os filmes Ghibli, são profundos sem nos causarem desconforto. São sensíveis sem serem demasiado melosos. São fortes sem violência visível ou gore.
Este é simplesmente demasiado relacionável, sobretudo para quem ainda não sabe o que quer ser na vida ou cujas as suas aspirações levantam dúvidas em quem as rodeia. É um coming of age com algum romance, é verdade, contudo é tão passado para segundo plano que nem considero esse género como algo que descreve essa história.
Hotarubi no Mori e
Nome: Hotarubi no Mori e | Into the Forest of Fireflies’ Light
Estúdio: Brain’s Base
Origem: Manga
Géneros: Drama, Romance, Sobrenatural
Duração: 45 min
Não pesquisem nada sobre este filme por favor! Não sejam spoilados e simplesmente usufruam. É uma história sobrenatural que acompanha desde criança até à adolescente a protagonista Hotaru Takegawa.
Aos 6 anos de idade, Hotaru perde-se numa floresta conhecida por ser habitada por espíritos. Enquanto chorava desesperada, é ajudada por Gin, um misterioso jovem que usa uma máscara.
O filme acompanha a amizade (e algo mais) que cresce à medida que os anos passam, entre Hotaru e Gin.
Quem assistiu não se esquece desta obra… Querem saber porquê? Assistam e já sabem (ihihih).
E sim, eu sei que este tem romance, sobretudo mais para o final do filme. Contudo é tão bonito que recomendo à mesma!
Gostaram destas sugestões? Já conheciam algumas delas? Deixem nos comentários as vossas sugestões!