Gunpla – A arte de Gundam em plástico

7 Fevereiro, 2017  Por Ricardo Silva
2


Olá, o meu nome é Ricardo Silva e sou um apaixonado por Gunpla!

Tendo em conta que esta será a minha primeira publicação no ptAnime, foi-me pedido para falar sobre Gunpla, e sobre as suas origens enquanto hobby. Sabendo que não terei uma tarefa fácil, nesta primeira parte irei dar a conhecer este universo, e acredito que brevemente saberão tudo o que precisam para conseguirem montar e terem na prateleira o vosso Gundam favorito!


 

O que é Gunpla?

Talvez já tenham ouvido falar sobre modelismo. Aquele modelismo em que se montam veículos militares, automóveis ou aviões à escala e à época, e se tentam recriar esses modelos o mais fiel possível à realidade. Podemos dizer que são o mainstream no que toca a essas coisas dos modelos de plástico, e são o que mais podem encontrar numa qualquer loja de modelismo.
Vindo de terras nipónicas, Gunpla espalhou-se um pouco por todo o mundo a partir dos anos 80/90, e como já devem ter adivinhado, este é a exceção à regra no que toca a modelos de plástico à escala de algo que já conhecemos, neste caso, Gundam!
A palavra Gunpla é uma abreviatura de Gundam+Plastic Model Kits, e significa exactamente isso, são representações em forma de modelos/kits à escala, que podemos montar, ficando totalmente articulados e, de certa forma, fieis àquilo que encontrarão nos designs dos vários mobile suits (termo generalizado que designa os mechas da saga Gundam).
Se existe em Gundam, muito provavelmente existe em formato plástico!

 

 


 

O que é isso de escalas?

Algo que terão a ter em conta na escolha de um modelo é, sem dúvida, a sua escala.

Escalas é a relação entre a altura real de um mobile suit e quantas vezes este foi reduzido na sua versão em plástico.
Imaginem que o Gundam do qual são pilotos mede 18 metros, consequentemente, se o diminuírem 144 vezes, este acabará por medir uns meros 13 centímetros, se o diminuírem apenas 100 vezes, este terá 18 centímetros, e se o fizerem 60 vezes, este acabará com um altura de 30 centímetros. É importante perceber isto pois cada escala em Gunpla representa também uma linha especifica, onde encontram kits específicos com um menor ou maior nível de detalhe, articulação, gimmicks, e acima de tudo com diferenças no design, tamanho e preços o que pode pesar no momento de decidir a compra daquele kit no qual andam de olho há meses.

 

Gunpla - A arte de Gundam em plástico

 

Na escala de 1/144 terão duas linhas, os High Grade e os Real Grade, enquanto que em 1/100 terão os Master Grade, restando por fim os Perfect Grade à escala de 1/60.
Podem eventualmente encontrar ainda os 1/100, que não sendo Master Grade, são modelos com qualidade High Grade apenas numa escala maior e com um preço mais reduzido. Podem encontrar alguns destes kits como parte da linha Gunpla da mais recente série, Mobile Suit Gundam: Iron Blood Orphans.
Por fim, não posso deixar de mencionar os SD ou Super Deformed, que sendo non scale, ou seja, não têm uma escala definida, são versões “Chibi” dos mais variados mobile suits. Estes montam-se em menos de nada, e apesar do seu pequeno tamanho e simplicidade, são sem dúvida uma experiência a ter em conta para quem quer entrar no mundo do Gunpla!

 

 

Vamos então ver o que cada linha nos tem para oferecer na sua respetiva escala…

 

Gunpla - A arte de Gundam em plástico

 

  • Os High Grade são a linha mais generalizada, contando já com mais de 200 kits, e aquela onde terão uma maior seleção e variedade, sendo a linha go to da Bandai. Vais encontrar kits sólidos e de fácil montagem, onde a relação preço / qualidade / acessórios / articulação / é a mais equilibrada.

 

 


Gunpla - A arte de Gundam em plástico

 

  • A linha Real Grade tem alguma história, pois foi criada tendo em conta o Gundam RX-78-2 em tamanho real (algo como 18 metros) que se encontrava na baía de Odaiba em Tóquio. Esta linha foi criada com a intenção de que, à escala de 1/144, se conseguisse uma aproximação “real” ao que veríamos em Odaiba.
    Os preços de um Real Grade são acessíveis, mas com um nível de dificuldade acrescido na montagem, tendo em conta a sua engenharia e quantidade de detalhe visual para uma escala tão pequena. Estes foram complemente revolucionários aquando do seu lançamento em 2010, pois a uma escala tão pequena, conseguimos ter parte da tecnologia e engenharia utilizadas em escalas maiores, falo assim do seu esqueleto interior, da separação de cores e movimentação independente de partes ao articulares o kit, mantendo ainda assim, toda a articulação e rigidez de um High Grade.
    Já com mais de 20 lançamentos, são exclusivamente dedicados aos mais icónicos mobile suits de Gundam, e se estão à procura de algo que impressione na prateleira mas não querem gastar muito dinheiro, então esta pode ser a vossa escolha!

 

 


Gunpla - A arte de Gundam em plástico

 

  • Vou confessar que esta é a minha linha e escala favorita, não só porque cada modelo tem um esqueleto interior, o que torna a experiência de montar um Master Grade muito mais única e realista, mas também porque une aspetos como detalhe, articulação, design e acessórios tudo numa só caixa, muitas vezes com resultados impressionantes a preços razoáveis. Infelizmente, o preço, o tamanho, e muitas vezes, o tempo de montagem, podem ser também fatores negativos e determinantes para a escolha de um kit específico nesta ou em outra escala. Mas para mim, o resultado final vale bem a pena!

 

 


Gunpla - A arte de Gundam em plástico

 

  • Queres ter uma recriação perfeita de um Gundam a todos os níveis? Então a linha Perfect Grade é para ti!
  • Para muitos o holy grail em Gunpla, tendo em conta o seu elevado preço e tempo necessário para montar um kit destes, bem como o seu tamanho, mas cada peça que montarem terá um detalhe mecânico e visual muito superior até aos Real Grade ou Master Grade.
    Esta é a linha high end da Bandai, e isso significa qualidade e perfeição!

 

 

E agora que já temos alguma noção das várias escalas, e do que cada uma nos pode oferecer, é importante ter em conta que cada série Gundam tem a sua linha específica em relação a uma determinada escala. Por exemplo, todos os High Grade referentes à era Universal Century, serão designados pela sigla HGUC, enquanto que kits relativos a Gundam Seed, terão a sigla de HGCE ou High Grade Cosmic Era.

Esta distinção já não vai existir nos Real Grade, nem nas restantes escalas, Master Grade e Perfect Grade.

Deixo aqui uma lista das várias eras, as suas siglas, e as séries correspondentes:

  • HG Universal Century / HGUC  –  Gundam: The Origin a Victory Gundam
  • HG Correct Century / HGCC – Gundam Turn A
  • HG After Colony / HGAC – Gundam Wing
  • HG After War / HGAW – Gundam X
  • HG Future Century / HGFC – Mobile Suit Fighter: G Gundam
  • HG Cosmic Era / HGCE – Gundam Seed e Gundam Seed Destiny
  • HG Gundam 00 – Gundam 00
  • HG Gundam Thunderbolt – Gundam Thunderbolt
  • HG Gundam Build Fighters / HGBF – Gundam Build Fighters
  • HG Iron Blooded Orphans – Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans

 


 

E onde posso comprar Gunpla?


Esta é sem dúvida a parte mais difícil deste hobby, e porquê perguntam vocês? Com toda a variedade que a Bandai tem ao longo das várias linhas, vão descobrir que o difícil é mesmo escolher o que queremos comprar e montar, e isto ao preço mais em conta.
E já que falamos em preços, onde podemos comprar Gunpla?
Para vos facilitar a vida, estas são algumas das minhas lojas favoritas e as quais uso frequentemente para as minhas compras. São de total confiança e reconhecidas internacionalmente, e vou até incluir duas lojas nacionais nas quais podem comprar os vossos kits diretamente da prateleira, muito conveniente não acham?

 

Lojas Internacionais

 

Lojas Nacionais

 

Dando algum background a estas lojas, as internacionais são 99% lojas japonesas, sendo que a Robotines é espanhola. Isto é relevante pois ao comprarem internacionalmente (exceto nesta última) tenham sempre em atenção que terão de usar como pagamento o crédito, ou vias como o Paypal ou Mbnet, e que terão taxas a pagar na entrada das vossas compras em território nacional (malditos impostos!). A Robotines tem a opção de pagamento à cobrança (entrega à vossa porta onde a encomenda é paga no ato de entrega do senhor carteiro), sendo uma opção muito viável na relação preço / tempo de entrega, ficando no entanto, um pouco mais caro.

Por fim, tenham ainda em atenção que, ao comprarem internacionalmente e caso o vosso item chegue com algum tipo de defeito, ausência de partes ou até partido, terão de passar pelo apoio ao cliente da loja, explicando toda a vossa situação. Rapidamente terão um reembolso ou uma substituição, isto claro, se o vosso item estiver ainda selado dentro da caixa original. Caso não esteja, muito dificilmente conseguirão esse reembolso ou substituição, a não ser que tenham activo algum seguro aquando do pagamento.

Quanto a lojas nacionais, sou cliente assíduo da Hyper Toys, e esta é atualmente a minha referência no que toca a Gunpla, isto com um atendimento e disponibilidade de excelência, na Hyper Toys vão encontrar um ambiente descontraído e com malta muito “geek” e apaixonada pelo que faz, e sempre com bons conhecimentos daquilo que vendem.

Se já a descobriram, de certeza que sabem do que estou a falar!

 

A Hyper Toys está em Lisboa, perto da Praça do Marquês de Pombal.
Gunpla: A arte de Gundam em plástico

 

Por fim, a Shop4Nerds, foi a minha mais recente descoberta no panorama nacional. Apesar de nunca ter tido oportunidade de a visitar, sei que são um projeto que decidiu apostar muito forte em Gunpla e isso está-se a refletir na sua cada vez maior seleção de kits e com algumas boas surpresas nas suas prateleiras devo dizer. Aconselho a darem uma vista de olhos pela página oficial da Shop4Nerds e certamente terão um kit novo em casa muito brevemente!

 

A Shop4Nerds está a norte do país, mais precisamente em Vila Nova de Gaia.

 

Gunpla: A arte de Gundam em plástico

 

Gunpla – A arte de Gundam em plástico

Antes de finalizar, quero só dizer que a palavra chave aqui será diversão enquanto se monta algo porreiro, essa é a principal mensagem que quero deixar. Comprar um kit daquele mobile suit que adoramos, e vê-lo ganhar vida à nossa frente, peça a peça, essa continua a ser uma das principais razões pelo qual sou um apaixonado por estes modelos! E muitas vezes estes refletem a tua visão daquilo que estes podem vir a ser, o que torna tudo muito mais interessante!

A todos os que, eventualmente, encontrem este artigo e estejam interessados em conhecer mais sobre este universo, e quem sabe começar a montar os seus próprios kits, saibam que, no final, ao encaixarem todas as partes do vosso Gunpla, isso será apenas o princípio de tudo aquilo que poderão fazer com um kit destes…

Até uma próxima batalha pilotos! SIEG ZEON!

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




2 Comentários

Devias tirar o jungle daí, uma loja que não dá apoio cliente não é de confiança.


    Olá leitor! Obrigado pelo teu comentário… 😉 Mencionei a Jungle pois das várias compras que já lá fiz, sempre tive um atendimento 5* da parte deles, até mesmo aquando de cancelamentos. Talvez tenhas tido algum azar, mas será que podes partilhar aqui a tua má experiência? assim sempre é um disclaimer para quem queira lá fazer as suas compras 🙂

    Fica atento à ptAnime! 😉



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Ryohgo Narita vai escrever um Novel sobre o Ace? | One Piece Logo no início deste ano a Shonen Jump revelou que, como parte do lançamento de surpresas referentes ao vigésimo aniversário...
Partilhas