Às vezes, a impressão de aproveitar o tempo livre é acompanhada pelo desconforto de não fazer algo produtivo ou investir em conhecimento. O que não paramos para refletir, no entanto, é se existe alguma chave mental que desligue a capacidade de aprender durante momentos de entretenimento. Nesse sentido, assistir a animes que retratam áreas do conhecimento, por exemplo, pode ser bastante valioso para um aluno.
Além de ter a possibilidade de aprender outro idioma, é possível aprender sobre diversos assuntos, inclusive aqueles que têm tudo a ver com o que é ensinado no ambiente escolar.
Aqui estão alguns exemplos de animes que são ideais para este fim:
Hetalia
O anime Hetalia construiu toda uma narrativa de comédia em torno dos estereótipos de nativos e transformou os países em personagens que interagem uns com os outros. Cada um deles relembra um pouco da história e cultura vivida pelas nações que representam. O enredo é ideal para estudantes do curso de História.
Hetalia não só acrescenta conhecimento, mas também tem episódios rápidos que não ocupam muito do tempo do público. Ou seja, sobrarão muitos momentos para outras atividades estudantis.
Bakuman
Os fãs de anime também podem usar a inspiração dos traços de seus autores favoritos para criar desenhos. Essas ilustrações, em alguns casos, tornam-se muito mais do que um hobby, inspirando os fãs a produzir e publicar banda-desenhada e a seguir cursos na área.
Bakuman é arte refletindo sobre a arte em si, revelando como os mangakás permanecem inspirados apesar das dificuldades que enfrentam. Os obstáculos não costumam ser poucos, que vão desde a falta de inspiração até a recusa por parte das revistas dedicadas às publicações de mangás.
Haikyu
Para praticar desporto também é necessário bastante conhecimento. Nesse sentido, engane-se quem diz que não se pode aprender sobre atividades físicas sentado. Em Haikyu, os fãs de anime e vólei também refletem sobre o trabalho em equipa e a prática desportiva de forma cómica.
Assistir Haikyu é um ótimo passatempo e estímulo para profissionais da área de desporto. Também pode ser nostálgico para todos aqueles que têm boas recordações das aulas de educação física.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist é perfeito para estudantes de ciências que se interessam por fantasia e ficção científica. O anime tem como protagonista um jovem que é destaque na ciência da alquimia. Por causa de suas habilidades, Edward Elric sabe que pode tornar quase tudo o que quiser possível, mas há um custo nisso.
Ao praticar a alquimia, os personagens precisam sacrificar coisas, de acordo com a Lei da Troca Equivalente. Para contornar esse obstáculo e trazer sua mãe de volta à vida, o personagem principal, Edward Elric, embarca em uma jornada pela Pedra Filosofal.
Mesmo com contornos de surrealismo, o anime desperta curiosidade sobre como a ciência está presente em meio às práticas alquimistas.
Naruto
Naruto pode parecer apenas um exemplo de que os humilhados serão exaltados, já que todos querem descobrir como os dias de glória vão chegar para o menino órfão discriminado pela Aldeia Oculta da Vila da Folha, Konoha. Aqueles que cursam a faculdade de relações internacionais, no entanto, podem ter outra visão dessa narrativa, que se estende por várias temporadas.
A organização política da Vila onde Naruto vive pode ser comparada a nações reais, nas quais as aldeias são uma espécie de capitais funcionando como centros administrativos. A liderança dos territórios nacionais, os Cinco Grandes Países Ninjas, é ocupada pelos Kages e por um conselho, o que leva a perguntar se alguma semelhança com monarquias parlamentares não é mera coincidência.
Outras situações que interessam a esses alunos são os conflitos territoriais representados pelas Guerras Ninjas, bem como os encontros dos Kages provocados por essas disputas. Como se não bastasse esse conflito, há também o perigo constante para o governo, causado pela organização terrorista Akatsuki.