Estou “um pouco” atrasado, mas o amor não está agarrado a um dia – e ainda mais um dia associado a um massacre, mas pronto. Por isso, e aproveitando o fim de semana “romélico” que acabou de passar, decidi fazer um double down ao artigo que fiz no ano passado – 5 Anime com Romance para o S. Valentim e mais além – e em vez de apenas anime, as sete recomendações de hoje, incluem K-Dramas, filmes e séries.
Sem mais demoras, aqui vão as 7 Recomendações S. Valentim (e mais além…).
7 Recomendações S. Valentim | Séries, Filmes e Anime
♡ A Moment to Remember
Ano: 2004
Filme
Título Original: Nae Meori Sogui Jiugae (내 머리 속의 지우개)
Não sou o maior fã de tearjerkers, sobretudo quando são tão diretos com a sua intenção de nos puxar das lágrimas, mas este filme é um clássico na Coreia por algum motivo. Esse motivo sendo a performance dos protagonistas: Son Ye Jin como Kim Su Jin, e Jung Woo Sung como Choi Chul Soo.
É um filme doce e brilhantemente executado, mesmo que fechássemos os olhos ao melodrama que o envolve. Conta igualmente com uma direção sólida e incrível banda sonora.
♡ Crash Landing On You
Ano: 2019
Episódios: 16
Título Original: Sarangui Bulsichak (사랑의 불시착)
E mantendo-nos na onda Son Ye Jin, a maravilhosa atriz trouxe-nos em 2019 um dos K-Dramas mais populares de sempre, sobre uma princesa chaebol cheia de family issues que se despenha na DMZ entre as Coreias e é salva por um Capitão do Exército Norte Coreano, interpretado por Hyun Bin, numa performance que para mim foi uma revelação.
A premissa é ridícula, como seria de esperar num K-Drama do género, mas está repleto de coração, seja no romance, seja na comédia e até na ação.
O elenco é espetacular, liderado pelos dois protagonistas que se vêm rodeados por personagens igualmente marcantes que tornam toda a experiência uma maravilha inesquecível.
♡ First Love
Ano: 2022
Episódios: 9
Título Original: First Love Hatsukoi (First Love 初恋)
Salto agora para uma série limitada que me arrebatou desde o primeiro episódio. First Love foi criada tendo como inspiração duas belíssimas músicas de Hikaru Utada, “First Love” e “Hatsukoi” (audição mandatória!).
A série decorre entre dois pontos temporais: durante a adolescência dos protagonistas, e 15 anos mais tarde. O elenco juvenil for muito bem escolhido, mas é enquanto adultos que temos verdadeiros pesos pesados da atuação: Hikari Mitsushima (Yoko de Love Exposure) como Yae Noguchi, e o incomparável Takeru Satou (Kenshin nos live-action de Rurouni Kenshin, Mashiro no live-action de Bakuman, etc) no papel de Harumichi Namiki.
Tal como em Crash Landing On You, o elenco secundário foi muito bem selecionado e são autênticos pilares para a prestação dos quatro protagonistas. Dito isto, o poder de First Love reside na forte execução do conceito inicial, no rendilhar de uma história entre dois pontos temporais e, claro, nas performances.
♡ Threads: Our Tapestry of Love
Ano: 2020
Filme
Título Original: Ito (糸)
Este filme foi uma das agradáveis descobertas que fiz em 2024, muito porque andava a tentar aprofundar-me mais em filmes do oriente, particularmente do Japão e da Coreia. Tal como vários anos antes fiz com filmes ocidentais quando comecei a interessar-me por cinema, decidi seguir certos atores/rizes e realizadores.
Vim parar a Ito porque sou fã da atriz Nana Komatsu – incrivelmente, até ver, uma coincidência ela ter o nome da Hachi de NANA. O ímpeto foi simples, mas o que fez ficar e adorar o filme foi não só a performance dela, como a do co-protagonista Masaki Suda, um incrível ator que eu desconhecia mas agora não me passará ao lado.
O filme está bem realizado, com uma brilhante execução de guião que nasceu, tal como First Love, baseado na canção “Ito” de Miyuki Nakajima (lançada em 1992).
Um romance pega no conceito do “fio do destino”, de que por vezes estamos destinados a conhecer e reencontrar aquela pessoa, por muitas voltas que a vida dê, e por muitos obstáculos que apareçam no caminho.
♡ Howl’s Moving Castle (O Castelo Andante)
Ano: 2004
Filme
Título Original: Howl no Ugoku Shiro (ハウルの動く城)
Este filme despensa grande blurb, sinopse ou pompa e circunstância, muito por se tratar de um conhecido filme de Hayao Miyazaki e Studio Ghibli, e outro tanto por ter sido dos poucos filmes anime nomeado para os Óscares da Academia.
Ainda assim tenho que o recomendar, não só por ser tematicamente apropriado, mas por se tratar ainda do meu filme favorito da gloriosa filmografia do aclamado realizador e estúdios, e um dos meus filmes anime favoritos de sempre.
Mágico, subtil onde precisa, explosivo nas partes certas, encantador e aterrador, nada falta a Howl’s Moving Castle, seja qual for a versão a que assistam – já o vi em japonês, português e inglês.
♡ Tamako Love Story
Ano: 2014
Filme
Este filme vai precisar de um bocadinho de TPC, mas do bom, por isso não façam scroll. Para tirar total aproveitamento de Tamako Love Story, convém ver antes o anime Tamako Market.
Dito isto, é mais um presente que um TPC, já que Tamako Market é talvez uma das joias menos faladas da Kyoto Animation e da “enorme” Yamada Naoko (K-ON!, A Silent Voice, Hibike! Euphonium, Heike Monogatari, Kimi no Iro, etc etc etc…).
Portanto e sem descoser mais sobre a história, tratem de fazer um wombo combo de Tamako Market e Tamako Love Story.
♡ My Love Story with Yamada-kun at Lv999
Ano: 2023
Episódios: 13
Título Original: Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru (山田くんとLv999の恋をする)
Para terminar, fica uma que foi para mim umas das mini surpresas românticas de 2023, Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru. Debati-me se colocaria Yamada-kun ou Skip to Loafer, e embora tenha adorado ambos, o primeiro tem algo que infelizmente falta ao mundo anime: um romance com a frescura juvenil, mas a decorrer num mundo de adultos (ainda que sejam jovens adultos).
Super engraçado e relatable, o anime é fortemente carregado pelas personagens e, ainda que o Yamada seja um fofo calado, quem anda com o peso às costas é a Akane e a amiga dela, a Momoko. O que me ri à pala delas. xD
Podem assistir a Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru na Crunchyroll!
E assim termina mais uma lista de recomendações, esta atrasada relativamente ao dia em questão, mas intemporal nas escolhas. Qualquer altura é boa para chorar ou rir com amor e romance como pano de fundo.
Deixem as vossas sugestões nos comentários e, se já viram alguma das escolhas, deixem também a vossa opinião.
Se gostaste deste artigo talvez te interesses por…